sábado, 28 de fevereiro de 2009

Carros alegóricos ainda interditam avenida de Teresina quatro dias após o Carnaval

A Avenida Marechal Castelo Branco, zona leste de Teresina, palco do circuito de carnaval da cidade, ainda continua interditada com carros alegóricos que desfilaram durante o carnaval.

A interdição começa em frente ao novo prédio da Câmara Municipal de Teresina e segue até a rua Manoel Domingues. Se não bastasse o transtorno e o risco de um acidente envolvendo os motoristas que passam pelo local, a avenida está sem sinalização por parte da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

Os motoristas são obrigados a trafegarem na contramão, enquanto do outro lado da via ficam os carros, que devido às chuvas, já soltam parte dos enfeites sujando a avenida. Ao todo, são quatro carros da agremiação quarta colocada no carnaval de Teresina.

Durante a matéria, nenhum funcionário ou representante da escola estava no local e os motoristas reclamam. Eles falavam do medo de se envolverem em acidente e do desrespeito às leis de trânsito.

Quando nossa equipe já estava indo embora apareceu uma viatura da Strans, que começou a fazer a sinalização do trânsito.

Veja fotos: www.tvcanal13.com

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

PIAUÍ: Professora espera há 11 anos por resolução de processo junto à CEF

A aposentada Maria das Graças esteve na manhã desta quinta-feira (26) no Auditório do Tribunal de Justiça do Piauí para fazer uma reclamação junto ao Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que está em Teresina para uma audiência que faz parte da Inspeção do Poder Judiciário no Piauí.

A aposentada disse em entrevista ao TVcanal13.com que há onze anos espera pela resolução de um processo junto à Caixa Econômica Federal e espera que agora ele chegue ao fim.

“Estou há todo esse tempo esperando receber um seguro deixado por meu esposo. Só recebi uma parte e a outra a caixa reteve e não me deu nenhuma explicação para o caso. É um valor alto, estou precisando e até hoje não tive solução. Espero que alguma coisa seja feita”, contou a aposentada.

Acesse: ww.tvcanal13.com

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Começa hoje a Operação Carnaval da PRF nas estradas que cortam o Estado do Piauí

Começa hoje (20) e vai até a próxima quinta-feira (25) a Operação Carnaval 2009 da Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI) em todo o Piauí. Os policiais vão trabalhar em escala de reforço para formarem os plantões e garantir a segurança das rodovias que cortam o Piauí neste período de muito tráfego.

Em entrevista ao Tvcanal13.com, o Inspetor da PRF, Francílio Viana, disse que a estrutura já está montada. Segundo ele, serão 237 agentes, 45 viaturas e seis etilômetros que vão atender aos motoristas que se deslocarem para outras cidades.

Para cumprir a Lei Seca, o inspetor falou sobre a quantidade de etilômetros disponíveis para a PRF.

“Temos seis aparelhos e esperamos por mais seis. Assim, completamos os doze, o que vai garantir mais agilidade no processo de fiscalização”, disse o inspetor Fancílio Viana.

Questionado se a quantidade de etilômetros é suficiente para a Operação, ele foi racional e disse que com os doze podem trabalhar, mas que o ideal seria ao menos 20 aparelhos.

"Dessa forma, cada um dos 10 Postos de Fiscalização da PRF no Estado ficaria com dois aparelhos", acrescentou o inspetor da PRF.

A PRF vai atuar em duas frentes de fiscalização. Uma na BR-343, Teresina-Litoral e outra na BR-316, que agrega os municípios do sul do Estado.

Matériana íntegra: www.tvcanal13.com

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

GOLEADA PARA O VASCO: Flamengo-PI joga mal e é eliminado da Copa do Brasil.

O Flamengo-PI estreou e já encerrou sua participação na 21ª edição da Copa do Brasil. O time rubro-negro não suportou a pressão imposta pela equipe do Vasco da Gama-RJ e foi goleado por 4 X 1.

Mais uma vez, o futebol do Piauí não passa da primeira fase da competição e desta vez, nem mesmo a segunda partida, marcada para o Rio de Janeiro, foi assegurada pelo clube piauiense.

Do lado vascaíno, o apoio da torcida foi fundamental para o sucesso da equipe. O time esqueceu os fatores extracampos e comandou a partida.


O jogo

O Vasco abriu o placar logo aos 9 minutos do primeiro tempo após um chute forte de fora da área do meio campo Jefferson (10). Aos 25 minutos, o time carioca aumenta o placar para 2 a 1. Desta vez, o centroavante Elton invadiu a área, driblou o goleiro Robson e fez um belo gol.

Aos 45 minutos, após boa jogada dentro da pequena área, Joniel descontou para o Flamengo. A torcida presente ao campo fez festa. Na volta para a segunda etapa o time esboçou uma reação, mas o ímpeto do time flamenguista foi contido aos 24 minutos da segunda etapa, quando o lateral direito Paulo Sérgio marcou o terceiro gol em cobrança de falta.

O balde de água fria no rubro-negro chegou aos 43 minutos do segundo tempo, quando Elton, deu várias pedaladas e chutou cruzado para marcar o quarto gol cruzmaltino. Este placar não se alteraria mais e estava decretada assim, a vitória do Vasco e a eliminação do Flamengo-PI.

Fotos do jogo: www.tvcanal13.com

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Fundação Municipal de Saúde de Teresina lança campanha de Doação de Sangue

A Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), fez a abertura da campanha de sensibilização para a doação de sangue em toda a cidade.

O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (17) no Hospital do Parque Piauí, zona sul de Teresina. O Presidente da FMS, Firmino Filho, o Secretário de Saúde do Piauí, Assis Carvalho, além de servidores da Saúde estiveram presentes. Em tom de conscientização, Firmino Filho falou sobre a importância da campanha e chamou a todos para abraçarem a causa.

“É preciso que todos participem para que a campanha seja de sucesso. E mais que isso, nosso trabalho é para que a conscientização seja sempre e não só agora que estamos no período de Carnaval”, afirmou o Firmino.

Parceiro da campanha, o Governo do Estado, também esteve presente, através do Secretário de Saúde do Piauí, Assis Carvalho. Ele disse que essa campanha vai beneficiar todos os municípios piauienses e que o sistema de doação de sangue será ampliado.

Matéria na íntegra: www.tvcanal13.com

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Acidente fatal deixa dois motoqueiros mortos na zona sul da cidade de Teresina

O promotor de vendas Ferdinand Semeão de Sousa (28) e seu amigo ainda não identificado morreram na madrugada desta segunda-feira (16) após colidirem com um poste na Avenida Henry Wall de Carvalho, no bairro Lourival Parente, zona sul de Teresina.

Segundo informações do Instituto Médico Legal (IML), o promotor de vendas do Café Maratá e o amigo vinha do Zé Pereira de Timom em uma moto 150 cc, vermelha quando sofreram o acidente. Ferdinand teve morte no local.

O corpo de Ferdinand Semeão está no IML e do outro homem está no Hospital de Urgências de Teresina (HUT).

O acidente ocorreu nas proximidades da Delegacia de Entorpecentes.

Acesse: www.tvcanal13.com

domingo, 15 de fevereiro de 2009

BRIGA DE GANGUES: Homem é assassinado com três tiros na zona norte de Teresina

Um homem foi assassinado com três tiros na noite deste sábado (14) no bairro São Joaquim, zona norte de Teresina.

Segundo informações fornecidas por agentes do 7º Distrito Policial, o crime teria ocorrido após discussões entre gangues rivais da área. O corpo se encontra no Instituto Médico Legal (IML) de Teresina.

O delegado do 7º D.P., Robert Bezerra e sua equipe continuam as investigações.

Noite violenta

Ainda na noite de sábado, outro homicídio aconteceu. Desta vez José Zacarias de Souza, 66 anos, casado, foi morto com um tiro de revólver, fato corrido por volta das 19h30.

Segundo testemunhas, a vítima tinha um caso amoroso com uma jovem cujo nome não foi revelado e no momento em que foi alvejado estava namorando próximo ao monumento do motorista Gregório. A mulher evadiu-se do local quando Zacarias foi alvejado.

Acesse: www.tvcanal13.com

Picos goleia o Cori-sabbá na estréia do Campeonato Piauiense de Futebol

O campeonato piauiense de futebol começou neste sábado (14) com e na estréia, o time de Picos goleou o Corissabá por 5 X 0. na cidade de Picos. Os dois clubes se enfrentaram no Estádio Helvídio Nunes, na cidade de Picos. O time de Picos é o atual vice-campeão piauiense.

Hoje a tarde mais quatro partidas movimentam os estádios no interior do Estado. Em Barras, o atual campeão recebe a visita do Flamengo.

O clube de Barras luta pelo bicampeonato da competição, enquanto o Flamengo, além de tentar conquistar a hegemonia entre os clubes grandes do futebol da capital, também vive um clima tenso, já que na quarta-feira (18), às 19h30, o clube estréia na Copa do Brasil contra o Vasco da Gama-RJ.

Na cidade de Campo Maior, o Caiçara recebe o time do Parnaíba. Já o outro representante da terra dos carnaubais, o Comercial vai até a cidade de Piripiri enfrentar o 4 de Julho.

O Princesa do Sul joga em casa e recebe o Oeiras, time da primeira capital. Este joga marca a volta do time do princesa do Sul à elite do futebol piauiense após conseguir vaga ao disputar a segunda divisão do estadual no ano de 2008.

Fechando a primeira rodada, segunda-feira acontece o primeiro clássico do ano. No Estádio Lindolfo Monteiro, o Ríver joga contra o Piauí. Os dois clubes buscam, ao lado do rubro-negro, trazer o título de campeão piauiense para a capital.

Campanha

A campanha das notas fiscais, onde os torcedores trocam notas fiscais de compras por ingressos só deve vigorar a partir da segunda rodada, pois ainda existem alguns entraves administrativos.

Acesse: www.tvcanal13.com

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Justiça autoriza transferência do ex-coronel Correia Lima para presídio comum do Piauí

O Secretário de Segurança do Piauí confirmou ao TVcanal13.com que a Justiça autorizou na manhã desta quarta-feira (11) a transferência do ex-coronel da Polícia Militar do Estado para um presídio comum.

De acordo com o secretário, a qualquer momento pode ocorrer a transferência da cela especial do Bope (Batalhão de Operações Especiais) para um presídio comum e adiantou que este pode ser a Casa de Custódia.

“Na verdade todos os presídios do Estado estão aptos a receberem o Correia Lima, e a Casa de Custódia é um deles. Essa decisão vem regularizar esta situação, pois ele não possui mais vínculos com os quadros da PM, o que o torna um preso normal”, afirmou o Secretário de Segurança Robert Rios.

A transferência de Correia Lima deve ser feita dentro dos próximos dias.

Acesse: www.tvcanal13.com

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

ABANDONADOS: Moradores denunciam falta de ônibus na zona sul de Teresina

Os moradores do residencial Hugo Prado, localizado na zona sul de Teresina, estão denunciando o descaso que vêm sofrendo com as limitações do sistema de ônibus da capital. Eles afirmam que pelo local, só passa ônibus até às 19h e que a partir desse horário, quem precisar chegar à suas casas ou sair tem que arriscar suas vidas.

O estudante Daniel da Silva Alcântara diz que a situação é tenso, que é muito perigoso e que realmente os ônibus só passam até às 19h.

“A partir das sete da noite os ônibus não passam por aqui, quem precisar de um coletivo tem que se deslocar até à rodoviária ou então para o bairro Morada Nova. É um absurdo”, fala o morador.

Ele garante que os moradores vivem um clima de insegurança, pois todos os dias têm que conviver com essa situação. Outra moradora, Taiane Marques diz que o perigo é real e que membros de sua família já sofreram a ação dos bandidos devido à falta de ônibus passando pelo residencial depois das 19h.

Matéria na íntegra: www.tvcanal13.com

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Dois assaltantes roubam R$ 13 mil de empresário em cidade do Piauí

Dois ladrões roubaram na manhã desta segunda-feira (09) R$ 13 mil de um empresáiro na cidade de Altos, localizada a 37 km de Teresina. O assalto ococrreu por volta das 9h quando o empresário deixava uma farmácia, localizada no centro da cidade, às margens da BR-343 e saía para fazer um depósito.

O homem foi surpreendido pelos elementos, sendo que um estava armado com uma pistola e o outro ficou na moto dando suporte para a fuga.

Segundo informou o Tenente J. Pontes, policiais do RONE (Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais) e a polícia de Altos as diligências foram feitas pelas imediações da cidade e por volta das 13h30, os dois suspeitos foram presos e encaminahdos à delegacia da cidade.

Acesse: www.tvcanal13.com

Governo do Piauí realiza projeto de mais de R$ 2 milhões nas escolas públicas

O Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Cultura do Estado Do Piauí (Seduc), firmou contrato Nº 283/2008, de mais de dois milhões com a empresa Auge Tecnologia & Sistemas LTDA.

O objetivo é a implantação e gerenciamento do Programa SIASI (Sistema Instituto Ayrton Sena de Informações) nas escolas da Rede Estadual, conformidade com o processo Administrativo nº 0052715-2/2008.

O contrato de R$ 2.066.958 (Dois milhões, sessenta e seis mil e novecentos e cinqüenta e oito reais) foi assinado no dia 18 de dezembro de 2008 entre o Secretário de Educação do Piauí, Antonio José Medeiros e Antonio Geraldo Mota, responsável pela empresa e será pago em 23 (vinte e três) parcelas.

Seduc

A Coordenadora de Gestão Nota 10, da Secretaria Estadual de Educação, professora Luiza Maria S. Nogueira, disse que o projeto já está em pleno funcionamento e que 302 escolas de Ensino Fundamental estão sendo atendidas em todo o Estado. Ela explicou como funciona o programa.

“Este programa está dentro do projeto “Nota 10” e dispões de uma tecnologia capaz de avaliar a escola como um todo. A presença do aluno, dos professores, a relação idade/série, as distorções por aluno, enfim, o sistema SIASI identifica as deficiências de uma escola e, através de um relatório, podemos trabalhar para o avanço do ensino em cada ponto”, esclarece a professora.

Matéria na íntegra: www.tvcanal13.com

sábado, 7 de fevereiro de 2009

TERESINA: Deficientes recebem cadeiras de rodas do projeto 'Mãos que ajudam'

A Secretaria Estadual para a Inclusão da Pessoa com deficiência recebeu na manhã deste sábado (07) 100 cadeiras de rodas doadas pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias.

A entrega ocorreu no Centro Integrado de Educação Especial (Cies) e contou com a presença da secretária Rejane Dias, de membros do CIES e da igreja, que também é conhecida como Mórmons, além do Secretário de Educação do Piauí, Antonio José Medeiros.

Durante a cerimônia Rejane Dias falou sobre a alegria e a importância desta parceria entre o Governo do Estado e o grupo, através do projeto “Mãos que Ajudam”.

“Para quem recebe uma cadeira dessas é muito importante, é um sentimento de muita alegria, elas vêm em uma boa hora. É importante para a locomoção dos deficientes. Sem dúvidas é uma parceria que vem dando certo”, fala a secretária bastante emocionada.

Para o presidente da igreja Sávio Carvalho, esta parceria é positiva e é responsável pelo bem estar social. Ele afirma que é muito importante poder ajudar para que mais pessoas com deficiência sejam incluídas socialmente no meio em que vivem.

Matéria na íntegra: www.tvcanl13.com

TERESINA: Moradores da zona sul temem que poste desabe em suas casas

Um poste da Cepisa (Companhia Energética do Piauí S/A) vem provocando pânico entre os moradores do bairro Pirajá, zona norte de Teresina.

O poste está localizado na avenida Alameda Parnaíba, em frente a uma lan house e coloca em risco quem frequenta o local e quem passa pela avenida. Moradora do bairro há mais de setenta anos, a dona de casa Maria de Jesus passa todos os dias embaixo do poste e teme pelo pior.

“É muito perigoso este poste aqui, seus ferros estão todos à mostra e o risco dele cair é iminente. Agora que estamos no período das chuvas fica ainda pior, pois as chuvas vêm com o vento e são muito fortes”, afirma a dona de casa.

Outros moradores afirmam que a Cepisa normalmente vem consertar a energia no bairro, mas nunca atentou para o perigo do poste cair.

Fotos: www.tvcanal13.com

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

DESCASO: Médicos de Teresina estão há 4 meses sem receber pela produtividade

Os médicos da rede municipal de Teresina estão há mais de quatro meses sem receber pagamento pelos trabalho de produtividade. A informação foi repassada na manhã desta terça-feira (03) pelo Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi)

Segundo a assessora de comunicação do órgão, Cristal Sá, a categoria vai realizar uma assembléia geral hoje às 19h no sindicato para discutir esse problema que há meses atinge os médicos, além de outros problemas.

“Além da falta de pagamento da produtividade dos médicos, também vai está em pauta o plano de carreira médica, condições de trabalho e a elaboração de pautas para reivindicações no ano corrente”, afirma a assessora.

D acordo com Cristal Sá, outra reivindicação forte que será debatida é pela categoria é o reajuste salarial. Os baixos salários recebidos pelos profissionais que trabalham para a Fundação Municipal de Saúde (FMS) seria a principal causa da falta de médicos para atender à população teresinense.

“Nenhum médico quer trabalhar para a FMS, pois os salários não compensam, é muito pouco. Dessa forma o trabalho fica sobrecarregado, para termos uma idéia, existe médico que chega a atender até 120 pacientes por plantão, é um absurdo”, fala a assessora de comunicação do Simepi, Cristal Sá.

Devem participar da assembléia médicos da Fundação Municipal de Saúde nos cargos: PSF, plantonistas, ambulatório, SMAU e Caps.