terça-feira, 26 de outubro de 2010

JULGAMENTO: TRE do PI refaz decisão prefeito de Miguel Alves volta ao cargo

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) reformou a decisão de primeira instância que havia cassado o prefeito de Miguel Alves, Miguel Borges de Oliveira Júnior (PTB) e reconduziu o gestor ao cargo.

Ele era acusado de abuso de poder político e econômico e compra de votos.

Ele havia sido cassado pelo juiz da 17ª Zona Eleitoral da cidade, após ação impetrada por Maria Salete Rego, que ficou na segunda colocação no pleito com 4.878 votos. Oliveira Júnior foi eleito em 2008 com 6.651 votos.

O TRE entendeu que as ações realizadas na cidade não se configuraram como abuso de poder político e econômico, objeto pedido na Ação de Impugnação de Mandato Eletivo julgada na sessão desta terça-feira (26) no TRE-PI.

O advogado Alexandre Nogueira (defesa) e a advogada Andréia Araújo (acusação) fizeram sustentações orais no plenário.

O caso foi o primeiro julgado pelo TRE-PI em que os dois (recorrentes e recorridos) alegavam ter o apoio do governo estadual. Os juízes também ressaltaram que não existe precedente do Tribunal Superior Eleitoral.

Miguel Alves fica a 108 quilômetros de Teresina, tem 33.410 habitantes e 23.150 eleitores.


segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Cassado, B. Sá está inelegível e oito anos sem poder, diz o Tribunal Regional Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) cassou na sessão desta segunda-feria (25), em em AIME (Ação de Investigação de Mandato Eletivo), o ex-deputado federal e ex-prefeito da cidade de Oeiras B.Sá.  Ele foi acusado de compra de votos nas eleições de 2008. Ele já havia sido cassado em Representação também por capitação ilícita de sufrágio (compra de votos).

O PROCESSO
No voto do relator do processo, o juiz Jorge da Costa Veloso, foi determinado que o ex-deputado federal fosse enquadrado na Lei Complementar 135/2010, a conhecida Lei Ficha Limpa, tornando-se inelegível por oito anos a contar das eleições de 2008. Também foi determinado a realização de novas eleições e aplicação de multa no valor de 30 mil Ufir.

SITUAÇÃO DE OEIRAS
Por conta da primeira cassação do prefeito, ocorrida em julho deste ano, o TRE-PI já marcou Eleição Suplementar para a cidade. A eleição ocorre no dia 14 de novembro. Disputam o pleito Lukano Sá (PSB), filho de B.Sá e Aleksandra Tapety (PMDB).

BAIXA A WILSÃO
B.Sá é da base de apoio do candidato à reeleição no Estado do Piauí, o atual governador Wilson Martins (PSB). Além de Oeiras, B.Sá comanda o apoio político a Wilsão nas demais regiões próximas à primeira capital.

REPRESENTAÇÃO E AIME

Uma Representação pede a cassação de um político baseado na capitação ilícita de sufrágio, ou seja, na compra de votos, pura e simplesmente. Já a cassação em AIME acontece quando o gestor é acusado de abuso de poder político entrelaçado com abuso de poder econômico e ainda quando os julgadores entendem que a compra de votos apreciada na Representação, foi feita por meio do abuso de poder.


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

IMPREVISTO: Ave entra na turbina e Aécio Neves atrasa vinda ao Piauí: Silvio Explica

Uma ave entrou na turbina do avião que deveria trazer o senador eleito por Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) para o Piauí e seu voo que estava previsto para chegar às 11h atrasou e ele agora só chega às 15h.

Ele vinha fazer um ato pro-Silvio Mendes (PSDB), candidato a governador pela oposição neste 2º turno no Piauí, quando teve esse problema na cidade de Montes Claros-MG. O próprio Silvio concede entrevista tratando do problema.

Do aeroporto de Teresina, onde vários militantes já estavam a espera de Aécio Neves e Sérgio Guerra, todos foram ao Jóquei Clube, onde Silvio Mendes fala sobre o assunto.

SILVIO CHEGA AO JÓQUEI
Por volta das 11h20 o candidato ao governo do Piauí chegou ao Jóquei Clube. Nos braços do povo, Silvio entrou clube adentro até o palco montado para receber o ex-prefeito de Teresina. Vários partidários acompanham Silvio neste momento.

"Agradeço pela presença de todos vocês que vieram de suas casas para demonstrar esse apoio. É a prova de que vocês querem mudar o nosso Estado. Houve um imprevisto que atrasou o voo do senador Aécio Neves e do presidente do nosso partido Sérgio Guera, mas else vêm. Eu agora quro fazer um convite a vocês, se vocês aceitarem: convido a todos para às 14h30 recebermos os dois na Praça Rio Branco, no centro de Teresina", explicou o candidato.

Silvio esteve no Jóquei Clube acompanhado do senador Mão Santa, do vereador Renato Berger, dos deputados Marden Meneses e Júlio César, do candidato a vice R.Sá, da vereadora Teresa Britto, do deputado Antônio Félix, entre  outros políticos e lideranças.


ELEIÇÕES 2010: Silvio Mendes entra com ação para retirar programação da MN do ar

A Coligação A Força do Povo, de Silvio Mendes (PSDB), está entrando com duas Representações contra a TV Meio Norte pedindo a retirada da programação da emissora do ar.

Segundo o advogado Carlos Yury, a ação foi motivada por conta do tratamento parcial que a TV vem dando ao candidato Wilsão, seja dando espaço a ele, seja dando espaço a candidatos de seu grupo político.

“As ações foram distribuídas aos juízes eleitorais da Comissão de Fiscalização da Propaganda do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí e está tramitando na Corte. Esse tratamento desigual vem sendo dado a nosso representado ao longo do pleito e nos temos reiterado essas denúncias. Está demais, todo mundo fala e esperamos que a Justiça seja feita neste sentido, afinal, uma eleição deve ser disputada com igualdade”, afirma o advogado.


Carlos Yury explica que já existe um precedente no TRE, em que a TV Meio Norte foi condenada por este tipo de atitude. A relatora deste processo foi a juíza Haydeé de Lima Castelo Branco. “Nosso embasamento é no Artigo 28 da Resolução 23.191, que determina que nenhum meio de comunicação adote postura desigual com relação a um candidato”, reforça o magistrado.

Ele disse que também já protocolaram uma AIME (Ação de Investigação de mandato Eleitoral) por conta do uso abusivo do referido meio de comunicação.

TV MEIO NORTE
O advogado que representa a emissora, Astrogildo Assunção, disse que a informação que tem sobre ações contra a TV é um questionamento referente a uma matéria feita em um helicóptero na cidade. No entanto, ele diz que não entende a ação, pois não há nada juridicamente incorreto.

“Estamos até surpreso com este de posicionamento, pois foi apenas uma matéria jornalística, em que não foi citado o nome de governo, de governador, de ninguém, o que eles querem é criar um factóide político para aparecer na mídia”, rebateu o advogado Astrogildo Assunção.

COLIGAÇÃO ‘PARA O PIAUI SEGUIR MUDANDO’

A advogada Andréia Araújo, que representa a coligação de Wilson Martins (PSB), disse que ainda não recebeu qualquer notificação sobre este tipo de representação.

“Não fomos notificados de nada ainda e creio que o William Guimarães [outro advogado da coligação] também não tenha recebido, pois não comentou nada comigo. O próprio governador, que é quem recebe primeiro estas notificações, também não nos informou nada”, informou Andréia Araújo.


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

EM 1ª MÃO: Avião tenta pouso forçado e bate em ribanceira na zona norte de THE

Um hidroavião, levando duas pessoas, fez um pouso forçado nas águas do Rio Parnaíba, zona Norte de Teresina, no início da noite desta quinta-feira (21) e terminou sofrendo um acidente na região que fica em frente ao 'Iate Clube'. Os dois ocupantes da aeronave, Lázaro Camargo e Marcelo João, não saíram feridos.

Segundo o piloto Lázaro Camargo, o hidroavião decolou no Aeroporto de São Luís, capital do Maranhão e na hora da decolagem apresentou problemas no trem de pouso. Ele disse que o pneu sacou e, sem ter como pousar, teve de fazer esse pouso forçado.

“Primeiro tentei pousar no aeroporto de Teresina, mas senti que não dava, aí arremeti e procurei o rio, já que é um hidroavião, ‘anfíbio de pequeno porte’. Mesmo assim, tive dificuldades”, afirmou o piloto.

Na hora do pouso o avião bateu em uma ribanceira. “Foi um procedimento normal e nada de grave ocorreu. Eu inclusive já liguei para minha família e informei que estou bem”, completou, dizendo que é casado e tem três filhos.

Lázaro Camargo, disse que veio da capital maranhense para Teresina apenas a passeio.


DENÚNCIA: Estagiários do Detran-PI denunciam atrasos de salários a meses

O Dnoticias recebeu denúncia de que os estagiários que trabalham no DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito do Piauí) estão há alguns meses com os salários atrasados. Segundo o denunciante, que não quis se identificar com medo de represálias, os estagiários estão se sentindo como voluntários, pois estão trabalhando sem receber.

“Todo mês a história se repete, ninguém sabe ao certo o dia de receber a chamada bolsa auxílio de R$ 300,00. Isso sem falar nos vales que também demoram uma tempão para serem recebidos. Hoje é dia 20/10/2010 e nada. Agora eu pergunto: a quem devemos recorrer para receber em dias nosso salário??? Assim como todo mundo que trabalha queremos apenas o que é do nosso direito. Temos nossos compromissos, as nossas contas a pagar. Então, o que faremos??? quem pode fazer alguma por nós??? Mando essa pergunta diretamente para o governador Wilson Martins... será que o governador pode me dizer porque essa "bolsa auxílio" sempre atrasa???”, desabafa o denunciante. De acordo ainda com o a denúncia, o DETRAN-PI alega que a SEFAZ (Secretaria de Fazenda) não libera o dinheiro para pagar os estagiários.

DETRAN RECONHECE ATRASO NO PAGAMENTO

O 180graus procurou o Detran-PI, na manhã desta quinta-feira, dia 21, para esclarecer a questão. O diretor geral, Wellington Camarço, confirma o atraso na remuneração dos estagiários, mas disse desconhecer o real motivo da pendência. Porém, segundo ele, pode ter sido ocasionado por problemas operacionais.

Camarço explicou ainda que soube do caso ontem (20) e que pediu resolução imediatamente.  Ele garantiu que a Secretaria de Fazenda fará o repasse do dinheiro, no valor de R$ 30 mil, ainda hoje e que estará na conta dos estagiários até amanhã. O diretor geral do Detran garantiu que também não há fornecedores em atraso e falou ao 180graus de ações importantes realizadas pelo órgão, como o processo de moralização dos centros de formação de condutores.


TRE-PI treina técnicos que vão apreciar as contas dos candidatos das eleições 2010

Mesmo sendo apontado por muitos como o ‘vencedor’ do debate da TV Cidade Verde, realizado ontem (20), o tucano Silvio Mendes ignorou seus militantes que estavam na porta do auditório esperando sua passavam ao término do debate. Ele saiu já dentro de seu carro e seus eleitores não puderam ter um contato mais próximo. Por outro lado, Wilsão fez questão de sair nos braços do povo, mostrando uma proximidade e respeito com o eleitorado que o aguardava do lado de fora. Se Silvio ganhou o debate, Wilsão ganhou na estratégia frente aos militantes.

Militantes de Wilsão são maioria no debate da TV Cidade Verde
No primeiro debate realizado pelas televisões para a disputa no segundo turno, a militância do PSDB compareceu em menor número. Ontem no debate da TV Cidade Verde, mesmo cada candidato tendo direito a convidar 30 pessoas, era visível que a tucanada era menor. E hoje no debate da TV Meio Norte, quem vai estar em maior número?

TRE-PI adia julgamento de recurso do prefeito cassado B.Sá
A corte do TRE-PI adiou para a sessão da próxima segunda-feira (25) o julgamento de mais um recurso do prefeito cassado da cidade de Oeiras, B.Sá. O gestor foi cassado no TRE por compra de votos, abuso do poder econômico e abuso do poder político. A ação de cassação foi impetrada por Aleksandra Tapety, que foi candidata a prefeita da cidade em 2008. O relator do processo é o juiz Jorge da Costa Veloso.

Silvio é punido pela Justiça Eleitoral e obrigado a conceder direito de resposta
O ex-prefeito de Teresina e candidato a governador pela oposição Silvio Mendes (PSDB) foi punido após decisão da corte do Tribunal Regional Eleitoral. O processo diz respeito a um pedido de direito de resposta do adversário, governador e candidato a reeleição Wilson Martins (PSB). O direito de resposta foi concedido e será de 1 minuto. Wilsão vai se defender de Silvio por ter usado imagens em que ele apareceu abraçado ao empresário João Claudino Fernandes. As imagens foram publicadas com exclusividade aqui no 180graus.
 
Silvio Mendes é multado em mais de R$ 5 mil por propaganda irregular
O governador e candidato a reeleição Wilson Martins (PSB) foi multado em R$ 5.320,00 após decisão da corte do Tribunal Regional Eleitoral, após ação que o condenava por propaganda eleitoral irregular, onde ele colocou um cartaz em formato de outdoor fazendo campanha. Na foto aparecia o próprio Wilson Martins, ao lado do presidente Luís Inácio Lula da Silva e da candidata a presidenta Dilma Roussef (ambos PT), além de Wellington Dias e Antônio José Medeiros. Esta não é a primeira vez que Wilsão é multado sob acusação de propaganda eleitoral irregular. Cabe recurso junto à Justiça Eleitoral.

Advogado diz que 'propaganda eleitoral' é financiada pelos cofres públicos
Durante sustentação oral na sessão desta quinta-feira (21), o advogado levantou uma questão sobre a qual não se comenta muito, ao menos publicamente. Enquanto res públiesfazia a defesa de seu constituinte (Wilsão PSB), em ação que obteve o direito de resposta de um minuto para seu cliente contra Silvio Mendes (PSDB), ele comentou sobre a propaganda eleitoral gratuita. “Propaganda eleitoral gratuita, que de gratuita não tem nada, é financiada pelos cofres públicos”. O tema é relevante e merece maiores debates.
 
TRE-PI faz inseminação de urnas para o segundo turno
O TRE-PI segue até amanhã a inseminação da zona eleitoral, as urnas que vão ser usadas no segundo turno das eleições no Estado do Piauí. Durante o processo, que é acompanhado de perto pelo chefe da zona eleitoral, são inseridas novas mídias que vão colher as informações no dia das eleições. Nesta quinta acontece a inseminação das urnas da 98ª Zona Eleitoral. O TRE também está fazendo a geração das mídias das urnas das referidas sessões de Teresina, a 1ª, 2ª, 63ª, 97ª e 98ª Zonas Eleitorais.

TRE-PI treina técnicos que vão apreciar contas dos candidatos em 2010
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí realiza nos dias 21, 22, 25 e 26  deste mês treinamento com os técnicos que vão apreciar as contas de todos os candidatos que concorreram a cargos eletivos no ano de 2010.  O treinamento acontece no auditório do TRE e conta com servidores do próprio tribunal, do Tribunal de Contas da União, do Tribunal de Contas do Estado e da Controladora Geral do Estado.  “O objetivo é capacitá-los para fazerem este processo tão importante dentro de uma eleição, que é julgar as contas dos candidatos. Eles vão passar por treinamentos técnicos para ficarem aptos a exercerem tal atividade”, diz Raquel Ferro, Coordenadora de Controle Interno e Auditoria do TRE-PI, que estava ministrando a treinamento.

TRE indefere candidatura de Lukano Sá em Oeiras
Por 4 votos a 2 o TRE-PI manteve decisão de primeira instância e deferiu o registro da candidatura de Lukano Sá, candidato a prefeito nas eleições suplementares em Oeiras. O ex-prefeito, B.Sá, pai de Lukano, foi cassado por compra de votos e abuso de poder em julho deste ano. No momento, o presidente da Câmara Municipal é quem comanda a cidade. O recurso foi impetrado pela coligação adversária e pelo Ministério Público por entenderem que ele tinha se desincompatibilizado fora do prazo estabelecido pela Legislação Eleitoral.
 
 
ACESSE: www.180graus.com

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ex-petista, Deputado Bassuma ataca o PT e Dilma Rousseff por serem a favor do aborto

O deputado federal Luiz Carlos Bassuma (PV-BA), esteve na manhã desta quarta-feira em Teresina. Ele falou sobre sua punição no PT, apoio a Serra, incoerência de Dilma sobre o aborto, da decisão de Marina Silva e do evento pró-vida que acontece no domingo (24) em Fortaleza. Bassuma foi expulso do PT em 2009 por ser contra o aborto, indo de encontro ao posicionamento do partido.

CRÍTICAS AO PT E DILMA: 'SÃO PRÓ-ABORTO'
O deputado federal, que está em seu quarto mandato, criticou o posicionamento de Dilma Rousseff e do PT por defenderam o aborto. Ele disse que conhece bem os dois [PT e Dilma] e que esta posição contra é apenas casuísmo eleitoral, pois ambos têm posicionamento fechado sobre isso e são a favor.

"Entre 2005 e 2007 o PT foi autor de ações pró-aborto e tudo passou pela Casa Civil e Dilma era a ministra, tendo aprovado tudo. Agora vêm com este discurso só para garantir votos. Enquanto isso eu não mudei, continuo defendendo a vida", afirma o parlamentar paranaense, que disputou o governo da Bahia este ano ficando na terceira colocação.

'É PRECISO EVITAR O PIOR'

Sobre o apoio ao presidenciável José Serra (PSDB), o deputado disse que se não foi possível ter o melhor [Marina], é preciso evitar o pior [Dilma]. “Não tenho dúvidas de que Dilma é o pior para o país. Se ela vencer, o Brasil está voltando para a Ditadura Militar. Não que o Serra seja o melhor, mas Dilma é o pior”, afirma o parlamentar, natural do Paraná.

Deputado disse que até agradece o PT por sua punição, pois foi por algo grandioso

MARINA TEVE MEDO DE SAIR DO MURO?
Sobre a decisão de Marina Silva, em não tomar um lado na disputa entre Dilma e Serra, Carlos Bassuma comentou que até entende, pois seus 20 milhões de votos foram dados por pessoas de várias classes e pensamentos e que certamente não pensam nem como Dilma nem Serra, portanto, uma posição dela não seria acompanhada por seus eleitores.

“Os votos que ela recebeu são de diferentes estilos e entendo”, diz o deputado do PV.

SURPRESA COM NAZARENO FONTELES
Quando foi informado de que o deputado federal Nazareno Fonteles (PT), tinha criticado sua vinda a Teresina, dizendo que se tratava apenas de um ato pró-Serra, Bassuma respondeu.

“Ele disse isso, não acredito, disse onde? Bem, minha vinda ao Piauí é por uma ação muito maior, esta questão está acima de tudo e ele também pensava assim, é ou era um dos que defendiam a vida. Acho que ele está começando a mudar e é por isso que o Piauí não o elegeu”, rebateu o deputado, explicando que a maioria do congresso eleito em outubro é a favor do aberto e os que eram contra, a maioria não foi eleito. “Nazareno é um exemplo”, reforçou.

ATO PRÓ-VIDA
Em Teresina, Carlos Bassuma está divulgando uma caminhada em favor da vida e pela paz que acontece no domingo, dia 24, às 16h na orla de Fortaleza. Bassuma disse que este ato já foi divulgado em vários estados do Nordeste.

“É uma caminhada para conscientizar as pessoas sobre este assunto, chamando cada eleitor para analisar seus candidatos, pois as consequências podem ser graves. Mas ressalto que é um ato inter-religioso e suprapartidário, sem bandeira de partido. É um ato simbólico que conta com o apoio de toda a imprensa local”, acrescenta o deputado.



Acordo deve definir novo presidente da Câmara Municipal de cidade de Teresina

=============================================

Acordo deve definir novo presidente da Câmara de Teresina
O vereador de Teresina Inácio Carvalho informou na manhã desta quarta-feira (20), que o novo presidente da Câmara de Teresina deve ser escolhido através de um acordo entre os vereadores e o prefeito. Ele adiantou que em uma eleição de Câmara Municipal, o ideal é que não haja disputa. “O processo todo só começa depois das eleições e no momento ainda não foi falado nada, mas entendo que esta escolha possa passar por esse entendimento”, completa o parlamentar.

TRE-PI julga dois recursos contra o PP de Francinópolis amanhã
O TRE-PI julga na sessão de amanhã, dia 21, dois recursos eleitorais contra o Partido Progressista (PP), da cidade de Francinópolis. O primeiro recorrente é Marcus Vinícius Beserra dos Santos e o segundo é Heldon Jaques Norberto Soares. O relator dos recursos é o juiz Luiz Gonzaga Viana Filho.


OUSADIA NA CAPITAL: Ladrão invade casa e quase é linchado na zona leste de THE

A dona de casa Maria Neta teve sua casa invadida por um ladrão na manhã desta terça-feira (19), na Vila Uruguai, zona leste de Teresina.

Ela disse que estava no quintal de sua residência lavando roupas quando de repente percebeu alguém dentro de seu quarto.

“Eu me surpreendi com aquela pessoa revirando meu guarda-roupa. Perguntei o que ele fazia lá dentro, foi aí que ele saiu em disparada pela rua levando meu celular, mas não sabia se tinha levado mais coisas”, conta a doméstica.

Maria Neta comenta que saiu correndo atrás do ladrão pela rua e imediatamente várias pessoas também começaram a perseguir o ladrão. Ela acrescenta que todos estavam com os ânimos exaltados querendo linchar o elemento.

“No momento em que corria não sabia ao certo o que ele tinha roubado, só depois, quando cheguei em casa é que percebi que, por sorte, ele havia levado mesmo só um celular”, fala a dona de casa revoltada com tamanha ousadia.

Mesmo com a perseguição da população o ladrão conseguiu fugir e entrou em um matagal. Próximo aos matos, ele ainda chamou Neta. “Vem vem agora, vem me pegar” completa.

No momento da perseguição a polícia militar foi chamada, mas não compareceu ao bairro.


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Presidente do PTB do PI confirma que JVC não participa de comício com Lula e Dilma

O vice-presidente do PTB no Estado do Piauí, deputado Hélio Isaías, confirmou que todas as lideranças do partido, que declararam apoio a Wilson Martins (PSB) neste segundo turno, estarão presente no comício de logo mais a noite em Teresina, que terá a presença dos petistas Luís Inácio Lula da Silva, Presidente da República e da presidenciável Dilma Rousseff.

Segundo o deputado, todos os prefeitos das cidades do interior e demais lideranças foram convidadas para prestigiarem o comício, que deve reunir cerca de 15 mil pessoas. O evento acontece a partir das 18h30, na avenida Marechal Castelo Branco, em frente à Assembleia Legislativa do Piauí.

“Todos foram convidados e devem comparecer para reforçarem a campanha de Dilma e também de Wilson Martins. É um momento importante neste segundo turno e nosso apoio fortalece o grupo”, afirma o parlamentar, acrescentando que muitos prefeitos já estão em Teresina para uma reunião de prefeitos na Associação Piauiense de Municipios (APPM).

Já o senador João Vicente Claudino, que sempre se mostrou do lado de Dilma Rousseff, não deve participar do ato público. Tanto a assessoria do senador quanto a vice-presidência do partido no Estado confirmaram que JVC está viajando com a família para São Paulo.



Bandidos fazem arrastão no 'Comercial Carvalho' na zona sul de Teresina. VEJA

Dois elementos armados assaltaram ontem (12/10) a joalheria Diamantina, que fica no Comercial Carvalho, localizado na avenida Barão de Gurguéia, zona sul de Teresina. Os assaltantes chegaram em duas motos, renderam os seguranças e fizeram um verdadeiro arrastão na loja de joias 'Diamantina'. Tudo dentro da loja foi quebrado e o prejuízo ainda não foi calculado. Toda a ação foi filmada pelas câmeras de segurança.

Segundo o soldado Adriano Sousa, do RONE (Ronda Ostensiva de Naturezas Especiais), a dupla estava de capacete com viseiras fumê e agiram muito rápido.

"Após o assalto, eles fugiram em duas motos, uma YBR prata e uma CB 300 amarela. A polícia já está analisando as filmagens e já temos alguns suspeitos. Muito provavelmente são elementos que  foram soltos há dois dias da Casa de Custódia, mas são apenas suspeitas que serão investigadas", disse o soldado.

O oficial do RONE descartou que assalto tenha sido feito pelos mesmos que assaltaram no final de 2009 a Diamantina do Carvalho da Homero Castelo Branco, na zona leste da cidade, levando mais de R$ 1 milhão em joias.

Pouco depois do assalto a polícia informou que após analisar as filmagens, já havia identificado os elementos.

Na ação, os ladrões renderam o segurança Adriano da silva e levaram sua arma. "Foi tudo muito rápido. Eles chegaram e pararam ja quase dentro da loja. Me renderam com um 38 e uma pistola e começaram a quebrar tudo. Para agilizar a ação eles deram um tiro na vidraças da loja e começaram a pegar as joias. Os outros seguranças ficaram deitados no chão sem reação", conta.

VEJA TAMBÉM
LADRÕES LEVAM R$ 1 MILHÃO DO CARVALHO DA HOMERO EM TERESINA


CONFIRA COBERTURA DO ASSALTO EM 2009

POLÍCIA PRENDEU MAIS ACUSADOS DO ASSALTO AO CARVALHO DA HOMERO
PRESOS OS PRIMEIROS ACUSADOS DE ASSALTAR NO COMERCIAL CARVALHO
CLIQUE AQUI E CONFIRA COMO FOI O ASSALTO AO CARVALHO DA AV. HOMERO
 


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

TERESINA: Crianças carentes assistem espetáculo especial no Monte Carlo Circus

Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor!...A frase do mundo circense imortalizada pelo palhaço Carequinha fez soar mais forte no ouvido de várias crianças carentes de Teresina nesta segunda-feira (11). É que a TV Meio Norte ofereceu uma apresentação especial para estas crianças em parceria com o Monte Carlo Circus. O local do encontro entre a realidade das crianças e o mundo encantado do circo aconteceu no balão da Tabuleta, na zona sul da capital.

O espetáculo especial, que também contou com o apoio da Prefeitura de Teresina, foi comandado pelos apresentadores Beto Regô e Vanusa Coêlho e contou com a ajuda e Sérgio Obattine, diretor de Marketing do Monte Carlo Circus. Os três falaram sobre a importância dessa iniciativa.

Para Beto Rego, é uma experiência nova na TV e que o deixa muito feliz, pois é a oportunidade de levar algo tão encantador para as crianças, sobretudo para muitas que nunca tinham visitado um circo. “Sinto-me muito feliz em poder levar este espetáculo para estas crianças. Eu já tinha apresentado em circo e agradeço à Meio Norte por esta iniciativa, que também é inclusiva”, ressalta o apresentador do popular programa ‘Ronda’.

Já Vanusa Coelho disse que é a primeira vez que apresenta um programa dentro de um circo. “Sempre gostei de crianças e hoje aqui com meu filho de 11 anos é mais especial. Crianças de escolas da rede municipal puderam viver algumas horas de total encanto. Este é nosso presente para elas”, reforça Vanusa, que volta a apresentar o Revista Meio Norte no dia 1º de novembro.

O Diretor de Marketing Sérgio Obattine, disse que esta ação é importante, pois toda criança gosta de circo, de palhaços e este é um bom presente para a garotada. “A TV nos procurou com esta proposta e nós prontamente atendemos. O Monte Carlo tem 25 anos, 130 pessoas trabalhando e mais de 100 veículos percorrendo o país durante todo o ano. Dentre suas filosofias, esta as parcerias com entidades que levam atendimento a pessoas carentes. Sempre que estamos em Teresina, fazemos apresentação no Hospital São Marcos e estamos abertos para novos convites. É a nossa maneira de ajudar a quem precisa”, afirma.


SEGUNDO TURNO: Debate da TV Clube entre Wilsão e Silvio acontece dia 28/10

A jornalista Claudia Brandão postou agora a pouco em seu twitter a informação de que o debate da TV Clube ao governo do Piauí, realizado entre Silvio Mendes (PSDB) e Wilson Martins (PSB), acontece dia 28 de outubro, uma quinta-feira.

Rejane Dias é escalada para trabalhar imagem de Dilma com evangélicos
A deputada eleita pelo PT, Rejane Dias, confirmou hoje que foi convocada apra trabalhar a imagem de Dilma Rousseff entre os evangélicos no Estado. Isso se deve devido a informações veiculadas de que Dilma seria a favor do aborto e de que, em sendo eleita, iria proibir manifestações religiosas em praças públicas. Rejane Dias disse que essa não é a verdade e que repetidas vezes a candidata do PT à presidência tem mostrado que é a favor da vida. A deputada está conversando com pastores e religiosos e explicand, além destes pontos, a importância do projeto de Dilma para o Piauí. Na quarta-feira (13), a presidenciável vem à Teresina, onde participará de comício e falará com a imprensa e com os eleitores e poderá explicar, ela mesma, essas acusações.

Em Teresina, Lula pode anunciar a construção de obras para o Estado
A assessoria do governador Wilson Martins informou hoje como vai ser a agenda do presidente Lula e da candidata à presidência Dilma Rousseff em Teresina. O dois chegam na quarta-feira (13) por volta das 18h e do aeroporto se deslocam para um comício, que será realizado na Avenida Marechal Castelo Branco, próximo à Alepi. No local, Lula e Dilma vão receber a imprensa. A assessoria informou ainda que o presidente Lula pode ficar até quinta-feira em Teresina, onde participaria de agenda administrativa com o governador Wilson Martins. Seria para assinar o início de alguns obras, como estradas. No entanto, essa agenda de quinta depende do cerimonial do Palácio do Planalto.
11/10/2010 08:58:00

Pesquisa TV Clube/IBOPE pronta para ser divulgada
O IBOPE divulga nos próximos dias mais uma pesquisa para o governo do Piauí. Agora a pesquisa vale para o seguno turno entre os candidatos Wilson Martins (PSB) e Silvio Mendes (PSDB), que disputam o governo do Piauí; e Dilma Rousseff (PT) e José Sera (PSDB) ,e disputam a presidência. A pesquisa foi contratada pela TV Clube e está registrada no TRE-PI desde o dia 08/10 sob o número 31444/2010. A pesquisa IBOPE ouviu 812 pessoas em cidades previamente sorteadas pelo instituto.


domingo, 10 de outubro de 2010

Pires de Sabóia concede entrevista e fala de sua demissão, sua carreira e preferências

Demitido recentemente da TV Meio Norte, o jornalista Pires de Sabóia concedeu entrevista exclusiva na última sexta-feira (08). Na oportunidade, o profissional falou sobre a polêmica com a emissora, de sua carreira, de política, gostos e preferências e ainda deixou uma mensagem para os calouros da profissão.

Durante a entrevista, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Piauí, onde também trabalha, o jornalista comentou sobre o Jornalismo Online, área bastante promissora conforme sua avaliação.

Pires de Sabóia tem 65 anos de idade, dos quais, 45 são dedicados ao jornalismo. Ele, que começou no Ceará, seu estado de origem, chegou ao Piauí em 1977 e desde então, presta seus serviços às empresas jornalísticas do Estado, sempre com tom crítico e de posicionamento definido. Muitas de suas demissões ao longo da carreira foram provocadas por esta característica, como a última.

Veja abaixo a íntegra da entrevista, de um dos mais bem conceituados jornalistas do Estado do Piauí.

Dnoticias: Qual o seu nome completo?
PIRES DE SABÓIA:
Francisco Pires de Sabóia.
Dnoticias: Naturalidade?
Sabóia:
Independência - Ceará.
Dnoticias: O Senhor é casado?
Sabóia:
Sim.
Dnoticias: Tem Filhos?
Sabóia:
Dois e dois netos.
Dnoticias: Onde o Senhor mora?
Sabóia:
Desembargador Cromwell de Carvalho, 398 São Cristóvão.
Dnoticias: Quantos anos o Senhor tem?
Sabóia:
65 anos.
Dnoticias: Qual sua formação?
Sabóia:
Curso de Direito Incompleto pela Universidade Federal do Ceará.
Dnoticias: Quando começou no jornalismo?
Sabóia:
Ano de l965 – como revisor de jornal impresso e rádio-escuta, em Fortaleza.
Dnoticias: Onde trabalhou?
Sabóia:
Início da carreira profissional no jornal O Nordeste, em Fortaleza e Rádio Assunção Cearense, também em Fortaleza. Depois Gazeta de Notícias, Rádios Uirapuru, Dragão do Mar e Verdes Mares. Jornais Gazeta de Notícias, Tribuna do Ceará e Correio do Ceará. TV Verdes Mares e TV Ceará, todos em Fortaleza. Cheguei ao Piauí em agosto de 1977, para trabalhar no Departamento de Comunicação da Secretaria de Governo do Estado, que mais tarde foi transformado em Secretaria de Comunicação e hoje Coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado. Logo ao chegar a terras piauienses fui contratado pelo jornal O Estado, depois Jornal da Manhã, Correio do Piauí, Novamente O Estado, TV e Rádio Clube e Sistema Meio Norte de Comunicações, na televisão, por duas vezes.
Dnoticias: E no momento, está trabalhando onde?
Sabóia:
Continuo como funcionário estadual, lotado na Secretaria de Administração, porém cedido à Coordenadoria de Imprensa e Relações Públicas da Assembleia Legislativa, prestando serviços na Assessoria de Divulgação do Legislativo e TV Assembleia.
Dnoticias: Em que áreas do Jornalismo o Senhor atuou?
Sabóia:
Trabalhei nas editorias de Polícia, Geral e Política.
Dnoticias: Como observa o Jornalismo no Estado?
Sabóia:
Acho que o jornalismo no Estado do Piauí deu um salto muito grande principalmente da década de l980 para cá, quando da criação do primeiro curso de comunicação social pela Universidade federal do Piauí. A partir daí surgiram vários cursos particulares também na área, vieram as emissora de rádio FM, várias de televisão, inclusive a Educativa e por último a da Assembleia e também os jornais impressos investiram muito em tecnologia, mas entendo que precisam investir mais no jornalismo puro, investigativo e, sobretudo, em questionamentos sociais, saindo da porta das repartições públicas.
Dnoticias? Poderia enumerar os cinco maiores nomes do Jornalismo Piauiense em sua opinião?
Sabóia
: Nós temos excelentes jornalistas no Piauí e até tenho medo de nominar, porque posso esquecer alguém e cometer injustiça, mas o certo é que o nível de nossos profissionais é muito bom.
Dnoticias: Sobre sua demissão na TV Meio Norte, o Senhor acha que foi só devido a este tom crítico que você tem?
Sabóia:
Não. Acredito piamente que foi apenas uma decisão da empresa, optanto pelo que lhe era melhor, uma coisa absolutamente natural no mercado de trabalho.
Dnoticias: Além disso, o que mais teria motivado sua demissão?
Sabóia:
Para dizer a verdade, não tenho a menor idéia, até porque nada foi dito por algum representante da empresa, a não ser o comunicado de que eu estava demitido.
Dnoticias: O Senhor considera que foi uma decisão antiética?
Sabóia:
Não, apenas uma decisão da empresa.
Dnoticias: O que acha dessa crescente do Jornalismo Online?
Sabóia:
Mesmo sendo um tradicionalismo, muito preso a coisas do passado, naquela forma que sempre fui acostumado a fazer, acho que é uma boa opção, um avanço muito grande na comunicação de um modo geral e que vai levar forçosamente a uma necessidade de aprimoramento dos órgãos convencionais, que agora precisam ser mais analíticos, mais interpretativos, até porque não podem com a velocidade da Internet. Estou falando, é claro, do jornalismo impresso, que, para compensar os seus leitores, precisa ser mais analítico que noticioso.
Dnoticias: Como vem observado este processo eleitoral algo de diferente aconteceu este ano?
Sabóia
: Acho que o processo eleitoral não evoluiu muito, especialmente o que diz respeito a propostas, para os candidatos e cargos executivos. Prometem fazer muita coisa, porém deyalhar, sem dizer, por exemplo, onde ir buscar os recursos.
Dnoticias: Quem deve vencer, Wilson Martins ou Silvio Mendes?
Sabóia:
Não gosto de fazer previsão neste sentido. Acho que os dois candidatos, tanto em nível local quanto federal, são competitivos e o nível de campanha é que vai determinar para onde o eleitorado se inclina.
Dnoticias: O Senhor acha que tem faltado oposição efetiva no Estado?
Sabóia
: Claro que oposição por aqui sempre foi numericamente inferior. Mas em termos de ação, muito eficiente.

Dnoticias: Qual o Time que o Senhor torce?
Sabóia: Flamengo, sem paixão.

Dnoticias: Tem uma música preferida?
Sabóia: Popular Brasileira, com ênfase muito grande ao regionalismo, principalmente com Luiz Gonzaga, João do Vale, Ivon Curi e tantos da nossa querida MPB, como Chico Buarque, Caetanp Veçoso, Maria Betânia, Gil, A saudosa Elis Regina e tantos outros.

Dnoticias: Qual a sua comida preferida?
Sabóia: Da culinária nordestina.

Dnoticias: Qual seu lugar preferido?
Sabóia: Minha casa

Dnoticias: Tem um ator preferido?
Sabóia: Mário Lago.
Dnoticias: Livro preferido?
Sabóia: Dona Flor e seus Dois Maridos e tudo do Jorge Amado

Dnoticias: Gostaria que deixasse um recado para os novos jornalistas?
Sabóia: É muito mais apelo que um recado. Tenham sempre em mente que jornalista não é notícia. Notícia é o que ele transmite. Portanto, não persigam o estrelato. Se você tem talento, o reconhecimento vem naturalmente.


VIOLÊNCIA NA ZONA SUDESTE: Jovem de 24 anos é morto a tiros ao sair de festa

Os policiais do 8º Distrito Policial, localizado no bairro Dirceu, confirmaram a morte de um jovem identificado por Tiago Viana da Silva, de 24 anos, na noite de ontem.

A vítima foi assassinada a tiros próximo a uma danceteria de reggae e segundo a polícia, a suspeita é que tenha sido acerto de contas, já que houve troca de tiros no local. Os agentes encontraram várias cápsulas de revolver calibre 38 e de pistola .40.

Conforme a polícia, o irmão da vítima foi flagrado portando, ilegalmente, uma arma. Um veículo também foi apreendido. O automóvel teria sido tomada de assalto em uma festa na zona leste da cidade.



sábado, 9 de outubro de 2010

AGRADECIMENTO: Marina Silva vem ao Estado do Piauí agradecer à sua votação

 A Vereadora Teresa Britto informou ontem (08) durante evento em que oficializou seu apoio ao PSDB para o segundo turno das eleições ao governo do Piauí, que a presidente Nacional do PV, Marina Silva, vem ao Piauí nos próximos meses. Segundo Teresa, que disputou o governo e ficou na terceira colocação com pouco mais de 20 mil votos, Marina vem agradecer aos 185.107 votos que teve no Estado, sendo 91.704 só em Teresina.
 
Primo de Wilsão adere à campanha de Silvio Mendes
A disputa política neste segundo turno cada dia traz novidades. A deste sábado foi a adesão do vereador Morse Martins (PTB) de Santa Cruz do Piauí ao candidato Silvio Mendes (PSDB). Segundo a assessoria de Silvio Mendes, o vereador é primo do governador Wilson Martins. Durante a caminhada com Silvio Mendes pelas ruas do centro de Teresina, Morse revelou ainda que mais lideranças políticas de sua cidade querem aderir ao PSDB. Ontem o tucano já recebeu o apoio do PV, da vereadora Teresa Britto. A caminhada de Silvio foi seu primeiro ato de campanha nas ruas neste segundo turno.
 
TRE-PI marca novas datas de eleições suplementares
O presidente do TRE-PI, Raimundo Eufrásio, disse ontem (08), que na sessão da próxima quinta-feira (14) vai propor à corte novas datas para a realização das eleições suplementares Dom Expedito Lopes e Oeiras, que estavam marcadas para o dia 17. O posicionamento do presidente deve-se ao fato de que na quinta-feira (07), o TSE determinou a não realização de eleições suplementares no mês de outubro, uma vez que coincidiria com o segundo turno das eleições para presidente e governador. “A ideia é que todas sejam realizadas agora no dia 7 de novembro, a exemplo da de Cristalândia, que já havia sido adiada do dia 31 deste mês”, informa o desembargador.


5º DISTRITO POLICIAL registra mais de 50 roubos e furtos durante o 'Piauí Fest Music'

Alerta no Piauí Fest Music 2010. Mesmo com todo o sistema de segurança montado pela organização para garantir a tranquilidade dos foliões, mais de 50 casos de roubos e furtos foram registrados no primeiro dia do evento. Os dados são do 5º Distrito Policial, localizado no bairro São João e que é responsável pela área.

Segundo o policial Francisco, o plantão registrou uma quantidade enorme de ocorrências de pessoas que foram fazer Boletim de Ocorrências devido ao roubo e furto de vários pertences.

“Foi uma quantidade muito grande dessas ocorrências. Foram celulares, carteiras, relógios, pulseiras, bolsas e vários outros assessórios roubados ou furtados pelos ladrões. Apesar do policiamento, são muitas pessoas e não tem como prevenir essas ocorrências”, afirma o agente.

A estudante Jéssica Viana teve seu abadá roubado dentro da arena. "Eu estava no meio da multidão e de repente fui surpreendida com uma pessoa que pegou meu abadá da minha mão e saiu correndo", relata a estudante dizendo que ficou muito assustada.

Também foram registradas algumas brigas no local. "Dentro do Front Stage, área VIP, foi asperjado um spray, que atingiu as narinas de algumas pessoas, Foi uma correria só", conta a estudante de Direito da Uespi, Jaira Nádia.

Sobre ocorrências de naturezas mais graves, o policial disse que não foram registradas na primeira noite do evento. O Piauí Fest Music segue até amanhã e hoje a promessa é de mais pessoas na arena montada ao lado do Teresina Shopping, pois o show desta noite traz a cantora baiana Ivete Sangalo e a revelação Parangolé, atrações muito esperadas.

O Dnoticias tentou falar com a organização e com a assessoria do evento por telefone, mas até o fechamento da matéria não foi possível. O portal está a disposição para qualquer esclarecimento.


'Mulheres de Rosa' invadem Frei Serafim para caminhada contra o Câncer de Mama

"Toda mulher gosta de rosas E rosas e rosas Muitas vezes são vermelhas Mas sempre são rosas...". Foi ao som da música Rosas, da cantora Ana Carolina, que aconteceu na manhã deste sábado (09), em Teresina, a caminhada de conscientização contra o câncer de mama. O evento surgiu na Califórnia, Estados Unidos e no Piauí acontece todos os anos em um evento denominado "Outubro Rosa', em que várias ações são realizadas na capital. A caminhada foi coordenada por pela cantora Jô Ribeiro.

Durante a caminhada, que iniciou às 8h no adro da Igreja de São Benedito, várias mulheres de todas as idades ouviam as dicas de combate à doença, que já fez muitas vítimas. Para homenagear essas mulheres que morreram com a doença, houve uma chuva de rosas durante a caminhada.

Segundo Jô Ribeiro, este evento é uma forma de conscientizar as mulheres de Teresina e de todo o Piauí sobre a importância da avaliação médica e da prevenção contra esta doença que acomete tantas pessoas todos os anos.

“A cada ano do Piauí são detectados aproximadamente 350 novos casos da doença, incluindo mulheres que vêm do Pará, Maranhão e Tocantins. São dados do Instituto Nacional de Combate ao Câncer – INCA e que mostram que toda atenção é necessária nesta luta”, reforça a cantora.

De acordo com Jô Ribeiro, em 2009 foram registrados 499 casos de câncer de mama, incluindo os atendimentos realizados com mulheres vindas de Estados vizinhos, como Pará, maranhão e Tocantins. "Destes, 205 casos (41%) foram notificados somente em Teresina, 185 casos em outros municípios do Piauí e 199 casos (22%) com mulheres provenientes de outros Estados", reforça.



SEGUNDO TURNO NO PIAUÍ: Teresa Britto oficializa e o PV-PI adere a Silvio Mendes

A vereadora Teresa Brito (PV) confirmou e oficializou em entrevista coletiva na sede da Associação Industrial Piauiense (AIP), no início de ontem (08/10) que toda a sua coligação, que disputou o 1º turno das Eleições 2010 para govenador do Piauí e ficou em 4º lugar, aderiu à candidatura de oposição do ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes (PSDB).

A decisão da vereadora, que obteve quase 25 mil votos no 1º turno, era aguardada principalmente depois que o terceiro colocado, senador João Vicente Claudino (PTB), não declarou voto para ninguém (ele disse que votará nulo), mas seu partido oficializou com o candidato a reeleição, governador Wilson Martins (PSB), que ficou em primeiro lugar nas Eleições 2010.

Teresa Brito justificou a adesão afirmando que conversou com Silvio Mendes e o tucano garantiu a ela que o projeto de governo do PV será respeitado por ele, caso seja eleito neste 2º turno. Ela disse que juntos, PV e PSDB, vão buscar um Piauí melhor, que fará mais pela saúde e educação integrada. “ A bandeira do meio ambiente também será respeitada. Por isso peço a quem votou em mim e a quem votou na Marina Silva (candidata a presidente) vote no Silvio", frisou.

Silvio Mendes agradeceu emocionado o apoio de Teresa Brito. Ele disse que realmente o projeto do Partido Verde será respeitado no seu Governo. Fez questão de lembrar que está conseguindo um apoio sem se utilizar de "barganha", alfinetando o adversário Wilson Martins. "É um projeto que preza pela sustentação de Piauí, não só no meio ambiente. É um projeto que respeita todas pessoas. Estou muito feliz, honrado e orgulhoso. Tudo será cumprido. Na política se conhece o melhor e pior das pessoas. Aqui eu tenho certeza que é o melhor", pontuou.



ACESSE: www.180graus.com

Reeleito no Estado da Bahia chega ao Piauí: 'Presidente Lula elege só com a imagem'

Considerado uma das maiores lideranças nacionais do PT no Nordeste, o governador recém reeleito Jacques Wagner, desembarcou na tarde desta sexta-feira (08/10) em Teresina e faz campanha ao lado do governador e candidato a reeleição Wilson Martins (PSB) a favor deste e da candidata a presidente Dilma Roussef (PT) no segundo turno.

Na oportunidade, Jacques e Wilsão fazem caminhada em campanha com vários militantes pela praça da Liberdade, Centro de Teresina. Antes gravam propaganda eleitoral na agência de publicidade SA Propaganda. Depois disso concedem entrevista coletiva. Também está previsto na agenda dos visitantes um encontro com evangélicos, à noite, no Rio Poty Hotel, como parte da agenda de campanha pró-Dilma e pró-Wilson no Piauí.

Este encontro objetiva desmistificar as inverdades divulgadas sobre o posicionamento da candidata a presidenta Dilma Rouseff, em relação às questões religiosas e sobre o tema aborto. Em entrevista ao 180graus, Jacques Wagner comentou sobre os candidatos que foram eleitos ou reeleitos ajudados, de uma certa forma, com as imagens do presidente Lula, como ele próprio, a candidata Dilma e o Wilsão. "Acho que sim. A imagem do Lula é forte. Além do mais, essas vitórias mostram que o nosso projeto é o melhor e que tem muita aprovação popular", afirma o governador.

Em sua avaliação, Dilma só não venceu no primeito turno porque este pleito foi muito disputado e era natural que isso acontecesse, mas afirma que no segundo turno, com o apoio de Marina Silva, essa vitória deve ser consolidade. "Incomporamos as propostas do PV ao nosso, que também já tinha propostas para o meio ambiente, apenas reforçamos. Estamos confiantes e nosso projeto será continuado sim", reforça.



Com relação à polêmica de que Dilma Rouseff iria fechar igrejas, proibir manifestações religiosas em público e que era a favor do aborto, ele disse que tudo isso é polêmica criada pela oposição e que não condiz com a verdadeira posição da presidenciável.

"Ninguém em sã consciênica é contra a vida e procura interferir em questões religiosas, que para mim não devem nem estar em discussão em campanha política", finaliza o petista.


 ACESSE: www.180graus.com

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010: Wilsão diz: 'Engraçado a oposição se envergonhar dessa aliança'

O governador e candidato a reeleição Wilson Martins (PSB) 'enganou' todo mundo. A imprensa, assessores e militantes estavam no bairro Dirceu, zona Sudeste de Teresina, desde as 16h desta quinta-feira (07/10), à espera dele para iniciar os trabalhos de campanha neste 2º turno. Mas ele não foi. A sua assessoria disse que ele se atrasou no voo de Brasília à capital piauiense.

A reportagem do 180graus então teve que mudar de percurso. No Aeoroporto, Wilsão concedeu entrevista e fez por lá mesmo, zona Norte, uma espécie de carreata que seria na zona Sudeste. Ele rebateu o candidato da oposição, ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes (PSDB), que disse ter vergonha da aliança que Wilsão fez com o grupo que era do terceiro colocado nas urnas no 1º turno João Vicente Claudino (PTB).

"Engraçado a oposição se envergonhar dessa aliança. Eles viviam correndo atrás deles e agora criticam esta posição. Pois digo a todos que estou de braços abertos esperando por todos que querem trabalhar pelo desenvolvimento do Piauí", disse.

Sobre as estratégias de campanha Wilson Martins reforçou que vai continuar buscando mostrar suas propostas, que vão garantir a contiuidade do projeto que vem mudando o Piauí. Para o segundo turno, ele frisou que sua maior aliança é com o povo piauiense.




TRE-PI cassa mais um prefeito eleito em 2008 acusado de compra de votos. VEJA

============================================

TRE-PI cassa mais um prefeito eleito em 2008 por compra de votos
O TRE-PI cassou mais um prefeito eleito em 2008 acusado de compra de votos, ao distribuir cerca de 280 litros de gasolina para eleitores participarem de uma carreata. Heitor Gomes Ferreira (PTB) foi eleito com 1. 594 votos. Os recursos na ação de Impugnação de Mandato Eletivo foram impetrados por Laerson Lourival de Andrade Alencar (PMDB), segundo colocado nas eleições com 1.505 votos. O relator do processo foi o juiz Marcelo Carvalho Cavalcante.  A cidade de São Francisco do Piauí tem 3.800 eleitores.
PV anuncia amanhã seu apoio polítco no segundo turno no PI
A assessoria da vereadora Teresa Britto informou que o PV anuncia hoje às 13h quem vai apoiar neste segundo turno nas eleições do Piauí. Teresa Britto, que também é presidente da partido no Estado, fará o anúncio em entrevista coletiva na sede do partido, que é o INSTITUTO DESERT. A vereadora obteve 24,820 (1,59%), ficando na terceira colocação. A expectativa é saber se o PV vai apoiar Wilson Martins (PSB), candidato à reeleição ou Silvio Mendes (PSDB). A tendência é que o Partido Verde se alie aos tucanos, no entanto, a presidente Nacional do partido já sinalizou apoio à Dilma Rousseff, posição que poderia ser extendida ao Piauí, contrariado um possível desejo do PV no âmbito estadual.

TRE-PI definiu horários da propaganda eleitoral que começa hoje
A Comissão de Propaganda do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) definiu como serão as inserções e programas eleitorais na TV e no rádio. O horário eleitoral gratuito volta nesta hoje (08/10). Só que agora totalmente voltado para o 2º turno, entre os candidatos a governador Wilson Martins (PSB) e Silvio Mendes (PSDB) e os candidatos a presidente Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB). Serão 10 minutos para cada candidato, tanto para governador como para presidente. Além disso, os candidatos terão 7 minutos e 30 segundos por dia para as inserções, ou seja, os candidatos poderão fazer 15 inserções de 30 segundos cada. Detalhe: a propaganda só vai valer para as TVs Antena 10, Cidade Verde e Clube. A Meio Norte foi excluída. A Justiça Eleitoral entendeu que ela é do Maranhão.


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

“Perdi a eleição, não minha dignidade”, diz Mão Santa após derrota ao senado federal

============================================

“Perdi a eleição, não minha dignidade”, diz Mão Santa após derrota ao senado
O Senador Mão Santa (PSC), mais derrotado nas urnas nas últimas eleições, já se encontra em Brasília. Ele deixou o Estado sem falar sobre sua derrota para o senador Ciro Nogueira (PP), que a partir de 2011, representará o Estado junto com o outro senador eleito Wellington Dias (PT). Através de sua assessoria, o senador deixou apenas uma declaração, que resume bem o sentimento do político parnaibano, que nas eleições deste ano ficou na terceira colocação na disputa ao senado com 433.690 votos, o que corresponde a 14,14%. “Já ganhei e perdi muitas eleições, o que não perco é a dignidade e a vergonha”, disse o senador, referindo-se às inúmeras denúncias de compra de votos no Estado.

Coligações entraram com mais de 280 processos durante a propaganda
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), divulgou ontem (05), mas um balanço com o número de ações referentes à propaganda eleitoral no Piauí. São recursos impetrados pelas coligações pedindo direito de resposta, questionando invasão de tempo em horário eleitoral, cancelamento de divulgação de pesquisas dentre outros assuntos. Ao todo, 289 processos foram distribuídos aos três Juízes Auxiliares, Sandro Helano Soares Santiago, José Acélio Correia e Haydee Lima de Castelo Branco. Com a propaganda começando para o segundo turno, mais processos deverão ser impetrados, mas agora apenas duas coligações estão na disputa. Veja abaixo a lista com todos os processos em tramitação no Juizado Eleitoral.
disputa.

Pastor Macêdo diz STF ameaça a democracia do país ao ‘barrar’ candidaturas
O presidente do PMN no Piauí, Pastor Macêdo, que foi candidato ao governo, esteve no TRE-PI procurando mais informações sobre sua candidatura, que está sob judice no TSE. Em entrevista, o candidato falou que o Supremo Tribunal Federal (STF) está tomando a frente da Constituição Federal, ao barrar as candidaturas. “A Constituição diz que todos têm o direito de ser votado e o STF não pode tomar a frente da Constituição porque não tem o poder de legislar no Brasil. Isso coloca em risco a democracia do país. Com a derrota nas urnas, Pastor Macêdo disse que o partido ainda não definiu se apóia Wilson ou Silvio.

NOTA 5: TRE-PI já recebeu mais de 7 mil ligações no Disk Eleições
O TRE-PI divulgou o balanço parcial com todas as ligações recebidas no Disk Eleições. Foram 7.561 atendimentos, sendo os candidatos quem mais ligaram para o serviço, com 1.518 chamadas. As duas são as mais variadas, indo desde a prestação de contas, passando por denúncias até dúvidas sobre pesquisas eleitorais. Abaixo a lista com o número de atendimentos e suas respectivas dúvidas.
 

PV anuncia apoio no segundo turno até sexta
A vereadora Teresa Britto (PV), que disputou o Palácio de Karnak nestas eleições, informou que até sexta-feira (08), o partido anuncia seu apoio com relação ao segundo turno no Piauí. “Estou me reunindo com os candidatos e com as lideranças do partido, estou ligando para as bases no interior e até sexta-feira estamos anunciando nosso apoio. A vereadora, que teve 24.820 votos (1,59%), nega qualquer posição, mas não é difícil prevê seu apoio, já que fez parte da gestão de Silvio Mendes na prefeitura como secretária do Meio Ambiente. No entanto, a situação é um pouco complicada haja vista que a presidente do partido Marina Silva, deve declarar apoio à candidata Dilma Rousseff (PT), apoio este que pode ser cobrado no âmbito estadual. Depois de JVC, Teresa é a mais cobiçada para aliança.


terça-feira, 5 de outubro de 2010

SEGUNDO TURNO: Wilsão e Ciro se reúnem com João Claudino Fernandes, 'Halley'

O governador e candidato a reeleição Wilson Martins (PSB) e o deputado federal e senador eleito Ciro Nogueira (PP) se reuniram a portas fechadas com o empresário João Claudino Fernandes, pai do senador João Vicente Claudino (PTB). A reunião aconteceu na sede da gráfica 'Halley', na Avenida Gil Martins, bairro São Pedro.

Em pauta o apoio de JVC a Wilsão no segundo turno destas eleições contra o ex-prefeito Silvio Mendes (PSDB). A reportagem do 180graus descobriu através de fontes que eles estavam reunidos e foi ao local. Wilsão, Ciro e seu João foram flagrados dentro da gráfica em reunião.

Em entrevista, o governador Wilson Martins tentou desconversar, dizendo apenas que tinha ido fazer uma visita de cortesia ao empresário. Mas questionado sobre a possível aliança, Wilson Martins afirmou que as conversas já iniciaram.

"Estamos conversando sim e eu fiz um pedido ao empresário, espero agora ser atendido", resumiu o candidato.
O senador eleito Ciro Nogueira também confirmou que a reunião tratava sobre o assunto segundo turno. "Tudo já está bem encaminhado. Nossa conversa com a candidata Dilma Rousseff também está contribuindo neste processo. O senador João Vicente Claudino não esteve conosco na reunião, mas esperamos que o resultado desta conversa seja o melhor possível", afirmou Ciro Nogueira, acrescentando que ainda é cedo para qualquer definição.

O empresário João Claudino Fernandes não falou sobre o encontro com Ciro e Wilson Martins.

BRIGA ANTIGA

No início da campanha o governador Wilson Martins e o empresário João Claudino Fernandes ‘brigaram’ publicamente quando a empresa Sucesso publicou nota oficial afirmando que o governo estava com um enorme débito com ela.

Em nota publicada pela sucesso em agosto, a empresa informou que o governo devia R$ 6,2 milhões em obras realizadas e não pagas. Devia também cerca de R$ 24,7 milhões em obras em andamento. O total devido, segundo a empresa, era de R$ 30,9 milhões.

GOVERNO RESPONDE A SUCESSO

O governo do Estado alegou, em resposta a Construtora Sucesso, de que a empresa do Grupo Claudino, recebeu em 2009 e 2010 um total de R$ 114,202 milhões referentes a repasses por obras que realiza para o Governo do Estado. Somente este ano a empresa já recebeu R$ 45,584 milhões, que se somam aos R$ 68,618 milhões desembolsados pelo Estado em 2009.

A intriga entre Governo e empresas do Grupo Claudino se intensificou após o senador João Vicente Claudino romper com a base aliada, que ainda tinha Wellington Dias como governo do Estado. Ao entender que não seria o escolhido da base, ele saiu do governo e lançou sua candidatura.


Silvio Mendes diz que MP não tem como coibir compra de votos noEstado do Piauí

============================================

Morre pai do empresário Valdeci Cavalcante
Morreu na tarde de ontem (04), no Hospital Dirceu Arcoverde, na cidade de Parnaíba, Geraldo Pontes Cavalcante, 90 anos, pai do empresário Valdeci Cavalcanti, presidente da Federação do Comércio do Estado do Piauí. Geraldo Pontes morreu vítima de problemas no coração. Ele viveu na política durante 32 anos, como vereador e chegou a assumir a prefeitura interinamente quando era vice-prefeito.
TRE-PI mantém multa de R$ 5 mil a Wilsão e JVC
Na sessão desta terça-feira (4), o TRE-PI julgou dois processos ainda com relação à propaganda eleitoral gratuita. O governador Wilson Martins e o senador João Vicente Claudino foram multados em R$ 5.320,50 pela prática de propaganda eleitoral irregular, ao usarem placas que ultrapassaram os quatro metros quadrados, causando efeito de outdoor, o que é vedado pela Legislação Eleitoral. Nos dois casos, o tribunal manteve decisão d emulta já antes decidida.
Propaganda eleitoral começa dia até o fim da semana
A propaganda eleitoral gratuita dos candidatos ao governo do Piauí devem começar até o fim da semana, pois segundo o advogado Moacir Leal, que vem acompanhando o processo eleitoral, a homologação dos eleitos no Estado pelo TSE deve acontecer nas próximas horas. A propaganda começa a partir de 48 horas após a proclamação dos resultados do primeiro turno, sendo o dia 16 de outubro a data limite para o seu início. A propaganda permanece até o dia 29, sendo veiculadas em dois períodos diários de 20 minutos para cada candidato, inclusive aos domingos. No rádio, a propaganda será veiculada às 7 e às 12h. Na televisão, às 13h e às 20h30. Primeiro serão transmitidos os 20 minutos destinados aos candidatos a presidente, e em seguida para governador.
Com JVC, Silvio diz que ganha a eleição “Molim Molim”
Em entrevista ao jornal do Piauí, da TV Cidade Verde nesta terça-feira (05), o candidato ao governo Silvio Mendes (PSDB) disse que espera muito contar com o apoio do senador João Vicente Claudino (PTB) neste segundo turno. “Estou esperando por este apoio que será determinante para minhaão vou procurá-lo, sem que antes tenha se decidido”, afirma. O senador JVC obteve mais de 337.028 votos, o que corresponde a 21,54%, sendo determinante para que a disputa no Estado tenha ido para o segundo turno.
Mardem questiona institutos de pesquisas, mas não apresenta provas
O deputado reeleito pelo PSDB, Mardem Meneses fez críticas ao institutos de pesquisa do Estado do Piauí durante entrevista na TV Cidade Verde, nesta terça-feira (05). Segundo o parlamentar, é lamentável a forma como alguns institutos de pesquisa tentaram ludibriar o eleitor com pesquisas que não revelavam a verdade. Mardem Meneses disse acreditar que o objetivo dessas pesquisas era tentar fazer o eleitor votar no candidato que aparece com maior porcentagem. No entanto, o parlamentar, ao fazer a procunciamento, na apresentou nenhuma prova das denúncias que fez.
TRE-PI julga mais um recurso e mantém cassação de Robert Freitas
Mais um recurso do ex-prefeito de José de Freitas, Robert Freitas, cassado por compra de votos, foi julgado hoje (05) no TRE-PI. O recurso foi negado provimento pela Corte do tribunal e o ex-gestor continua cassado. O advogado William Guimarães fez sustentação oral na defesa de Robert Freitas. O recurso avaliou entre outros pontos, as despesas do então candidato antes da abertura de conta e a ausência de declaração de despesas em período eleitoral O relator do Processo foi o juiz Luiz Gonzaga Viana Filho.
Silvio Mendes diz que MP não tem como coibir compra de votos no Piauí
O ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes (PSDB), disse nesta terça-feira (05), que o Ministério Pùblico não tem instrumentos suficientes para coibir o uso da máquina pública por parte do governo durante o processo eleitoral no Estado do Piauí. A afirmação foi feita durante entrevista à TV Meio Norte. O candidato disse que nestas eleições, houve a ‘divisão da renda’, deixando a entender que dinheiro público teria sido usado ilicitamente na campanha de seus adversários.
Advogado fala da situação de candidatos do PTB
O advogado Moacir Leal falou da situação dos candidatos José Maria Monção e Paulo César Vilarinho, que concorreram às eleições com a candidatura sob judice no TSE. O advogado, que representou a coligação Por Um Piauí Novo, de JVC, disse que os dois aguardam o julgamento dos devidos recursos pela corte superior em Brasília. “A situação dos dois é diferente, mas ambos aguardam o resultado dos recursos impetrados no TSE com relação às suas candidaturas. No entanto, uma coisa é certa, os votos dos candidatos serão transferidos para o partido para somar ao coeficiente eleitoral do partido”, afirma o advogado.


ELEIÇÕES 2010: TSE divulga número de votos dos candidatos indeferidos no PI

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou na tarde desta segunda-feira (04) os votos dos candidatos recebidos pelos candidatos que estavam com suas candidaturas indeferidas, mas que apresentaram recurso no TSE (Sub judice).

A divulgação só ocorreu hoje, um dia após a apuração do resultado, porque a corte entendeu que os dados destes candidatos não poderiam ser divulgados simultaneamente com os votos dos candidatos que estavam regularizados.

A lista traz votos de candidatos ao governo, senado, deputado federal e estadual. Pastor Macêdo (PMN), candidato ao governo, obteve 1.376 votos. A lista traz ainda os números de votos de José Maria Moção (PRTB), Judson Barros (PV), Paulo César Vilarinho (PRTB) e Roncalli Paulo (PSDB).

Com a divulgação destes números, o quadro de deputados eleitos ainda pode mudar, devido ao coeficiente eleitoral de cada partido. O coeficiente eleitoral é obtido somando-se todos os votos válidos para o cargo e dividido pelo número de vagas disponibilizadas para o Estado. No caso do Piauí, são 10 vagas para deputado federal e 30 para deputado estadual.

Alguns candidatos eleitos agora estão ameaçados de ficarem de fora e outros, vivem a expectativa de conseguirem um mandato. Vale ressaltar que no Piauí, o coeficiente eleitoral deve ficar em torno de 45 mil votos.