terça-feira, 19 de maio de 2009

SAÚDE DO PI: Seminário Regional discute modelo de atendimento em hospitais

Com o objetivo de qualificar, capacitar e educar os profissionais da saúde nos hospitais públicos, a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), em parceria com o Ministério da Saúde, realiza em Teresina o Seminário Regional de Práticas Educacionais do SUS. O evento ocorre no AL Hotel, na zona leste da capital.

O evento começou ontem (18) e vai até amanhã (20) e conta com a presença de profissionais da saúde dos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão.

De acordo a Diretora do seminário, Ana Maria Costa, o principal objetivo é preparar os agentes da saúde a também terem uma atitude de educação dentro do local de trabalho. Para ela, várias práticas educacionais podem ser criadas para melhorar este atendimento, tão precário e questionado pela população mais carente.

“A criação de grupos é a principal atividade que podemos colocar em prática dentro de um hospital, por exemplo. Enquanto uma pessoa espera 2h na fila, os grupos de espera podem passar conhecimentos para essas pessoas, grupos de adolescentes podem ensinar medidas preventivas de doenças, grupos de idosos podem auxiliar o pessoal da terceira idade a terem uma vida mais saudável, assim, todo este tempo que se fica na fila , não será mais em vão”, explica a diretora.

Ela acrescenta que estes grupos visam transformar o modelo de atendimento nos centros hospitalares de todo o Brasil.

“Estes grupos já existem em vários Estados e são referências no sistema público de muitos deles, é uma maneira outra de levar conhecimento à pessoas”, conta Ana Maria.

A expectativa é que ao fim do seminário, diz a diretora, o Secretaria de Saúde do Piauí, que inclusive já recebeu recursos do Ministério da Saúde, adote o sistema e implante no Estado, como forma de qualificar e melhorar o sistema de saúde como um todo.

Para o agente de saúde Nero da Silva, na 9ª Regional de Picos, participar de um evento como este é poder discutir a eficiência deste modelo e uma forma de poder aprender e levar qualificação para os profissionais de saúde de sua cidade.

“É, sobretudo, uma oportunidade de levar assistência para a região picoense no setor da saúde”, conta.

Palestra

O palestrante nesta terça-feira foi Tião Rocha, Presidente da ONG Centro Popular de Culturas, com sede em Minas Gerais. Ele disse que educar por meio da cultura popular é uma das formas mais eficientes que existem.

"Isso é muito proveitoso, será gratificante repassar a vocês a minha experiênica nessa área. Educar só é gratificante quando também se aprende", diz o comunicador popular.

Segundo Tião Rocha, o principal objetivo da ONG que preside é participar do desenvolvimento popular através da cultura.

Acesse: www.tvcanal13.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário