terça-feira, 26 de agosto de 2008

Estudo liga ronco a convivência com bicho de estimação na infância

Um estudo de pesquisadores suecos sugeriu que o hábito de roncar pode estar relacionado à convivência com bichos de estimação na tenra infância.

A pesquisa, do hospital universitário de Umeå, na Suécia, em colaboração com outras instituições nórdicas, procurou evidências de que a predisposição para o ronco pode ser estabelecida nos primeiros anos da vida de uma pessoa.

Entre os fatores ligados ao ronco, os cientistas citaram infecções graves das vias respiratórias e incidência freqüente de otite (inflamação do ouvido) antes dos dois anos de idade, exposição à convivência com um cão logo quando recém-nascido e ter sido criado em uma família grande.

Segundo o estudo, cerca de 16% dos homens e 7% das mulheres de meia idade roncam habitualmente, o que pode gerar sonolência durante o dia e elevar os riscos de doenças cardiovasculares.

Mais que conclusivas, disseram os pesquisadores, as descobertas sugerem que novas pesquisas sejam realizadas seguindo esta linha - até agora pouco explorada - para prevenir o ronco ainda na infância.

Mais informações acesse: www.tvcanal13.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário