quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Primeiro barco brasileiro a energia solar navega na Amazônia

Uma pequena embarcação para quatro pessoas que usa a luz do sol como combustível, começou a circular neste mês nas águas do Rio Amazonas. é o barco Seisuí 1, que está sendo testado em passeios ecológicos de hóspedes de um hotel da região.

O fabricante do barco solar é o empresário mineiro Fernando Garcia. ele é sócio de uma empresa que produz estações de tratamento de esgoto, e disse que teve a idéia de fazer um protótipo do barco solar há um ano e meio. Ele acrescenta que o projeto é pioneiro no Brasil, mas que dez países já testaram a tecnologia, entre eles Inglaterra e Noruega.

O empresário explica como funciona o motor do Seisuí, palavra japonesa que significa "água limpa": "Os painéis solares captam a luz do sol, geram 150 watts cada um, com 21 amperes de corrente. Esse painéis alimentam as baterias e o gerenciador de energia dos motores".

O construtor não divulga o preço do barco, mas afirma que a economia compensa. enquanto a energia solar é gratuita e não polui, um pequeno barco convencional gasta em média r$ 500 em óleo diesel para navegar durante oito horas, o que equivale à duração da bateria do Seisuí.

Mais informações acesse: www.tvcanal13.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário