terça-feira, 4 de novembro de 2008

PI: Candidatos irregulares concorreram eleições

No último dia 5 de outubro o Piauí elegeu seus novos representantes. Prefeitos e vereadores vão assumir seus cargos em janeiro com a missão de bem administrar seus municípios.

A população, no entanto, espera que não aconteça o que ocorreu durante esta legislatura, onde vários candidatos foram julgados e cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), a maioria por infidelidade partidária.

Segundo informações do TRE foram 225 vereadores cassados. Os partidos com maior número de cassações são PTB e PSB. Boa parte desses vereadores foi reeleita agora nas últimas eleições.

Eleitos nas eleições de 2004, sete prefeitos tiveram suas candidaturas cassadas pelo TRE. Veja a relação dos prefeitos suas respectivas cidades, processos e partidos.

Dos prefeitos cassados pelo TRE, nenhum aparece na lista de divulgação de registros de candidaturas a prefeitos nas eleições 2008 disposta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já vereadores, os partidos com maior número de cassações são PTB e PSB. Boa parte foi reeleita agora nas últimas eleições.

No entanto, pelo menos 16 candidatos a prefeito em cidades do Piauí aparecem com o nome na lista com a situação inapta para concorrer ao cargo majoritário. Ou seja, de acordo com o TSE, 16 políticos no Piauí se candidataram sem poder porque tinham sua situação irregular junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

Inapto (Cancelado, Renúncia, Falecido, Inelegível, Cassado, Não conhecimento do pedido, Indeferido)

Só na cidade de Fronteiras, dois candidatos com situação irregular se inscreveram para participar das eleições como prefeito. Nenhum conseguiu se eleger.

Os principais motivos de cassação dos gestores foi abuso de poder político e econômico, fraudes, conduta vedada a agentes públicos e captação ilícita de voto.

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), no caso da irregularidade por cassação, o candidato fica inelegível por três anos. Como as eleições para prefeitos aconteceram em 2004, pode haver casos em que este tempo já tenha expirado e o candidato se inscreveu junto ao TSE para concorrer ao cargo de prefeito.

Veja a lista: www.tvcanal13.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário