sábado, 1 de novembro de 2008

Promotor do PI fala de suas conquistas e dificuldades como deficiente visual

O Radialista Paulo Brito, que comanda o programa “Gente Eficiente” - que discute e relata os interesses da pessoa com deficiência - recebeu hoje (01) o Promotor de Justiça do Piauí, Saraiva Filho. Nos estúdios da Rádio Verdes Campos Sat, o promotor, que é cego e atua na Comarca do Juizado Especial Criminal de Parnaíba, falou sobre sua atuação como promotor.

Segundo ele o começo foi difícil, pois em 1992, quando ficou cego, a sociedade era muito mais avessa a este tipo de realidade. O cego era motivo de galhofa e brincadeiras, mas o tempo passou e hoje é respeitado.

“A missão de todo ser humano é trabalhar, por isso, mesmo depois de duas cirurgias para colagem da retina sem sucesso continuei exercendo minha profissão. No início com algumas limitações, mas o tempo passou e me aperfeiçoei. Não é excepcional, mas também não é medíocre, é normal”, explica promotor.

O promotor Saraiva Filho disse que a maior dificuldade encontrada para exercer seu trabalho foi a impossibilidade de ler. Segundo ele, antes passava cerca de 19h do dia lendo. Agora paga uma pessoa para ler para ele.

Saraiva Filho já atuou nas Comarcas de Teresina (7ª Vara Criminal), Altos, Santa Filomena, Eliseu Martins, Demerval Lobão, Campo Maior, entre outras.

Matéria na íntegra: www.tvcanal13.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário