quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

RETROSPECTIVA D'NOTÍCIAS: Relembre fatos que marcaram 2008

O ano de 2008 está chegando ao fim. Certamente um fato, ou vários fatos chamaram a sua atenção neste ano. Relembre alguns destes principais momentos que foram destaques.

ESPORTE

No Brasil, tivemos o São Paulo como hexacampeão brasileiro, o retorno do Corinthians à Série A do campeonato brasileiro, a queda do Vasco da Gama para a Série B, o Sport vencendo a Copa do Brasil e garantindo vaga para a Libertadores 2009, o Internacional foi o primeiro a vencer a Copa Sul-americana, além de outros fatos marcantes do mundo do futebol.

No Piauí, o Barras conquista o campeonato piauiense e representará o Estado na Copa do Brasil ao lado do Flamengo.

O campeonato mundial de Kitesurf realizado em Paraníba também foi outro ponto alto do esporte em 2008.

As Olimpíadas da China foram uma atração à parte. O ouro das meninas do vôlei corou uma geração vitoriosa.

POLÍTICA

A vinda do presidente da República Luís Inácio Lula da Silva e outras autoridades a Teresina para a inauguração do Hospital de Urgências de Teresina (HUT) e a entrega de casas no Residencial Manoel Evangelista movimentou a política do Estado.

E certamente a movimentação dos políticos durante as campanhas eleitorais, além de vários vereadores cassados foram destaques neste ano. A reeleição de Sílvio Mendes confirmou a popularidade do tucano.

ECONOMIA

Um ano equilibrado economicamente no Brasil quase foi atingido com a grande crise que atingiu muitos países da Europa e quebrou bancos nos Estados Unidos. No Piauí, especialistas afirmam que o setor imobiliário deverá ser o mais atingido.

POLÍCIA

A polícia atuou firmemente e pôs fim a várias quadrilhas que atuavam no Estado. A prisão do delegado da Polícia Civil, Wendel Reis, acusado de extorsão e o pedido do afastamento do Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí Francisco Prado, também foram fatos marcantes.

ACIDENTES

Imprudências e muitas mortes no trânsito do Piauí. A Lei Seca até diminuiu o número e acidentes, mas eles ainda vitimaram muitas pessoas.

CIDADE

As enchentes em Teresina que desabrigaram muitas famílias no início do ano mudaram as paisagens em muitos lugares. Nem mesmo a super estrutura do Balneário Curva São Paulo ficou imune.

Falhas geológicas afundaram uma rua no centro de Teresina e famílias ficaram desesperadas.

BRASIL

Caso Eloá, Isabella Nardoni e muitos outros crimes bárbaros aterrorizaram o Brasil. Em 2008, o país viveu momentos extremos, foi da alegria de se tornar alto-sustentável no petróleo até a tristeza em ter vítimas inocentes sendo execultadas.

Em Santa Catarina, uma catastrofe atingiu milhares de pessoas. Fortes chuvas que caíram sobre a cidade deixou muitos mortos e vários desabrigados.

PIAUÍ

As chuvas que atingiram Teresina também atingiram todo o Piauí e o Governo Wellington Dias foi obrigado a decretar estado de calamidade em boa parte dos municípios.

ENTRETENIMENTO

O Piauí teve em 2008 a primeira representante no Big Brother Brasil. A cajuína Gyselle Soares, até então desconhecida, não só participou do programa como foi vice-campeão. A perda do prêmio de R$ 1 milhão fez com que deputados protestassem contra o resultado em Brasília.

CULTURA

O Piauí tem três bens promovidos a patrimônio cultural brasileiro. O conjunto Arquitetônico Porto das Barcas, a Floresta Fóssil do Rio-Poty, em Teresina e a Ponte Metálica João Luís Ferreira, também em Teresina.

Seguindo a 'onda', o Governo do Piauí também tombou a cajuína como patrimônio cultural do Estado.

INTERNACIONAL

Crise econômica, maníaco que prendeu a filha durante 20 anos e teve vários filhos com ela, ataques terroristas, explosões no Iraque, guerras, conflitos, enfim, o mundo viu em 2008 um clima tenso. Tenso também ficou a natureza com a atitude da humanidade e vários fenômenos naturais aconteceram e devastaram muitas cidades mundo afora.

Reveja as fotos: www.tvcanal13.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário