quinta-feira, 29 de maio de 2008

Comerciantes de cidade do Piauí denunciam policial civil

Uma onda de assaltos aterrorizou comerciantes da zona rural do Município de Nazária, a 38 km de Teresina.

Nos últimos meses, cinco assaltos ocorreram naquela região. Foram dois na localidade Campo do Martim, dois na Localidade Altamira e um na Fazenda Nova. Nos assaltos, os ladrões levam normalmente os veículos das vítimas.

A população insegura e apavorada com os assaltos fez uma acusação contra o policial civil e ex-delegado da Sub-delegacia de Nazária, conhecido como "Escovinha".

Segundo a denúncia feita por comerciantes ao Portal GP1, os assaltos na região de Nazária eram tratados com descaso pelo policial civil Escovinha e que o comportamento da autoridade diante dos registros estaria facilitando a ação dos bandidos.

Matéria na íntegra

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Definidas as duas semifinais do campeonato piauiense

Depois da realização da décima quarta rodada do campeonato piauiense de futebol 2008, foram definidas as semifinais da competição.

Os quatro times classificados para a fase final foram, Barras, 4 de Julho, Picos e Comercial. Na tarde de ontem (25), ocorreu a última rodada. Em Floriano, o time local perdeu para o Barras por 2 X 1. Com o resultado, o time de Barras terminou a fase de classificação em primeiro lugar, com 25 pontos. O 4 de Julho, mesmo com a derrota, garantiu vaga nas semifinais e ficou com 22 pontos, na segunda posição.

Em Parnaíba, o tubarão perdeu o jogo para o Picos por 1 X 0 e também a classificação. O time picoense terminou na terceira posição, também com 22 pontos, mas com menos saldo de gols que o 4 de Julho.

Em Campo Maior, o Comercial bateu o Ríver por 2 X 1, com um gol aos 47 minutos do segundo tempo e garantiu vaga nas semifinais, eliminando o galo. O Comercial terminou na quarta posição, com os mesmos 22 pontos de 4 de Julho e Picos, mas com menos saldo de gols.

Os já rebaixados Caiçara e Piauí jogaram para cumprir tabela. Em um jogo sem emoção, o Caiçara venceu o Piauí por 3 X 0.

As primeiras partidas das semifinais ficaram da seguinte forma:

Comercial X Barras, em Campo Maior
Picos X 4 de Julho, em Picos

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Deputado diz que greve já virou ''ciclo vicioso'' no PI

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) continua em greve. Já está com mais de um mês sem que haja um entendimento entre as partes e as reivindicações salariais feitas pelos servidores continuam.

Segundo o Deputado Leal Júnior (DEM), o problema é a receita que o governo segue que praticamente não varia de ano para ano.De acordo com o deputado, esse é o motivo que faz a cada ano surgirem várias greves em vários segmentos como a saúde, educação, Polícia Militar.

"A educação é a base para o desenvolvimento do Estado, o Governo não pode deixar a população pagar por este problema de administração. Sabemos que é complicado dá aumento para todos os segmentos, evitando os movimentos grevistas, agora quem paga seus impostos não pode ser penalizado", fala o Deputado Leal Júnior.

O Deputado Leal Júnior se referiu a esta constância de greves no Governo Wellington Dias como um "ciclo vicioso" que se repete a cada ano. E o motivo, alega o deputado do DEM, é a receita do Estado que é quase que inalterável.

"O Governo não encontra uma maneira de aumentar sua receita e a população, infelizmente sofre todos os anos", diz.

Os professores da UESPI ainda esperam a proposta de R$ 1.400,00 para o piso, anunciada pelo Governador Wellington Dias. Mas até agora não houve nenhum acerto que atendesse as reivindicações dos docentes.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Governador é acusado de gerar o caos no Corpo de Bombeiros

A Associação dos Bombeiros Militares do Estado do Piauí (ABMEPI) acusa o Governador Wellington Dias de descaso total com os problemas que a categoria vem enfrentando a longo prazo.

Segundo o Presidente da Associação, o Sargento Flaubert Rocha, a única explicação para que o Governo não solucione o problema da falta de efetivo na corporação é o desconhecimento da real situação por parte do Governador.

"É um absurdo o que vem acontecendo com os Bombeiros no Piauí. Somos apenas 281 agentes para proteger 750 mil pessoas na capital. Se somarmos este número com os habitantes dos 12 municípios que formam a região da Grande Teresina, são um milhão de pessoas que precisam dos nossos serviços, é impossível atender a todos", reclama o Sargento.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Campeonato piauiense pode terminar sem jogos em Teresina

Faltando poucos jogos para o término do Campeonato Piauiense de futebol 2008, os torcedores e os clubes da capital lamentam a situação em qeu se encontra a maior praça de esportes do Estado.

O Albertão já está há seis meses em reforma e mesmo assim, as informações são de que somente em setembro ou outubro é que vai ser reaberto. Desta forma, o certame 2008 vai chegar ao fim sem que uma partida sequer seja realizada na capital.

O Estádio Albertão conta hoje com 40% de sua área que pode ser liberado, mas como informou o Deputado João de Deus, ninguém quer assinar a liberação com medo de que algum acidente possa acontecer.

O presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP) Lula Ferreira, já admite uma mudança no regulamento do campeonato para a fase final. Pelo regulamento, os jogos finais só podem ser realizados em estádios com capacidade para 20 mil torcedores.

No Piauí, o Albertão é o único com esta capacidade. Caso não haja acordo entre os quatro clubes finalistas para a mudança do regulamento, as partidas finais do campeonato poderão ser realizadas no Ceará ou no Maranhão.

Segundo ele, a FFP está aguardando os dois finalistasl para tentar entrar em acordo com os clubes.

"Se eu reunir os dez clubes agora só irei aumentar o problema. Então vou deixar para conversar quando estiver apenas os dois da final, porque certamente será mais fácil o entendimento", explica Lula Ferreira.

O presidente disse que acha um absurdo termos uma final de campeonato piauiense em outro Estado, pois além de mais gastos para os clubes, esta final não teria torcedores.

Lula Ferreira garantiu que tão logo tenha uma solução sobre o impasse passará aos torcedores sobre o futuro do campeonato. No momento, ele disse que apenas vai esperar terminar a fase de classificação do campeonato piauiense 2008.

Mas pelo que fala o presidente, não será surpresa se a decisão for mesmo longe de Teresina, pois ele garantiu que não conta mais com o Albertão para este campeonato.

sábado, 17 de maio de 2008

Mulher é presa no Piauí com dois quilos de cocaína e crack

Uma operação comandada pelo delegado José João, da Delegacia de Entorpecentes prendeu às 9 horas deste sábado (17) uma mulher, identificada como Ana Romana da Conceição (34), com dois quilos de cocaína e crack.

A mulher e sua filha, uma menor, vinham de São Paulo, quando foram interceptadas pela equipe do delegado J.J. na rodoviária da cidade de Picos.

A droga estava dentro de duas caixas de som e segundo Ana Romana, não tinha conhecimento do material.

Segundo o delegado José João, é mais uma operação feita com sucesso na região de Picos, tirando de circulação drogas, que seriam consumidas no Estado.

"Depois de algum tempo de investigações, conseguimos obter êxito e apreendemos esta senhora com esta droga", fala o J.J.

O delegado informou que Ana Romana será encaminhada para o Penitenciária de Picos. A polícia continuará investigando para saber quem seria o receptor da droga.

Cruzada Evangélica reúne mais de 4 mil pessoas no Piauí

Eram 22 horas de ontem (16) quando terminou o primeiro dia da Cruzada Evangélica "Vida Vitoriosa para você". O evento acontece durante todo este final de semana, na avenida Raul Lopes, S/N, no bairro São João, próximo ao Teresina Shopping, zona Leste de Teresina.

A Cruzada está sendo organizado pelo ministério do pastor Silas Malafaia, sediado no Rio de Janeiro.Segundo a organização do evento, este será o maior evento de cunho religioso já realizado no Piauí.

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), cerca de 5 mil pessoas estavam no encontro.

O pastor Silas Malafaia, seu ministério e os cantores Eyshila, Jairinho, Nani Azevedo e Cassiane emocionaram os fiéis com a pregação e também com as músicas, que reforçam a fé.

Matéria na íntegra

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Cresce o registro de casos de violência contra mulher no Piauí

Uma pesquisa divulgada recentemente em todo o Brasil mostrou que o número de mulheres que procuram a Central de Atendimento à Mulher para saber como denunciar seus companheiros triplicou entre 2006 e 2007, de acordo com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

Em 2006, ano que entrou em vigor a Lei Maria da Penha, foram em média 40 ligações diárias. Já em 2007, foram cerca de 137 ligações por dia.

Piauí

De acordo com a Delegada da Mulher, Vila Alves, a procura das mulheres para denunciarem seus agressores também vem crescendo no Estado.

Para a Delegada, a Lei Maria da Penha é a principal responsável por esta mudança de atitude das vítimas.

"A Lei Maria da Penha dá a segurança que faltava às mulheres vítimas para fazerem as denuncias, só de janeiro até maio, já fizemos 52 prisões em flagrantes de delito e isso tudo se deve às denúncias feitas", explica Vilma Alves.

Machismo, agressão, abandono, espancamento, xingamento, privações, estupramentos ameaças, abusos sexuais, preconceitos, são algumas das formas de violências mais sofridas pelas mulheres no Piauí.

A delegada afirma que a maioria destas violências está relacionada diretamente com o machismo, o que acaba generalizando as classes que sofrem agressões.

"O machismo não tem classe social, portanto, mulheres de todas as classes são vítimas de um sistema cultural que adota as mulheres como submissas", fala a Delegada.

A Delegada disse ainda que todos os anos de submissão em que as mulheres viveram estão sendo reconquistado agora. "A Lei nos ampara de forma legal, além disso, os movimentos sociais em Teresina fortalecem esta luta", diz.

Segundo ela, a Lei Maria da Penha é eficiente porque tem resultado imediato. Todas as denúncias que chegam à Delegacia da Mulher são encaminhadas para a 5ª Vara Criminal, que é especial para casos de violência contra a mulher.

Acolhimento às vítimas

Em Teresina existem duas casas de proteção às vitimas de agressões, a Casa Abrigo e o Centro de Referência, além de outros locais espalhados pela cidade. Todos ajudam na recuperação e auto-estima de mulheres vítimas de abuso sexual e outras formas de violências.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Ladrões fazem arrastão na zona sudeste de Teresina

Dois homens armados de revólver calibre 38 fizeram um verdadeiro arrastão a uma metalúrgica, no Bairro Dirceu I, zona sudeste da cidade, no último sábado (10).

O assalto aconteceu à Metalúrgica "São Leopoldo", por volta do meio dia. Os homens entraram no estabelecimento e renderam as seis pessoas que se encontravam na loja, inclusive um cliente.

Segundo o funcionário Gildo C. Costa, que ficou sob a mira dos ladrões, o assalto foi rápido e rendeu aos ladrões uma quantia de quase R$ 2.000,00.

"Enquanto eles pegavam o dinheiro do caixa, eles gritavam o tempo todo para não olharmos para o rosto deles, se não eles atiravam", relata o metalúrgico.

Na fuga, os assaltantes ainda tentaram levar a moto do dono da metalúrgica, mas não conseguiram.

Os donos de pontos comerciais da região do Grande Dirceu reclamam muito a falta de segurança na área e afirmam que os assaltos relâmpagos são comuns.

Já é a segunda vez que a metalúrgica "São Leopoldo" é assaltada da mesma forma.

Concurso no Piauí terá mais de 200 vagas para o Ensino Médio

A Comissão Organizadora de Concurso, da Universidade Federal do Piauí, realizará concurso público para a Fundação Municipal de Saúde, da Prefeitura Municipal de Teresina. A lotação dos candidatos será no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

O concurso terá 515 vagas, sendo 264 só para candidatos com o Ensino Médio e 251 para candidatos com Nível Superior.

Para o Ensino Médio, o destaque são para Técnico em Enfermagem com 100 vagas; Auxiliar em Enfermagem com 70 vagas: e Auxiliar Administrativo com 30 vagas.

O valor da taxa para o Ensino Médio é de R$ 30,00 e para o Ensino Superior varia de R$ 30,00 a R$ 60,00 de acordo com o cargo. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito até o dia 19 de maio de 2008.

As inscrições só poderão ser feitas pela Internet através do endereço eletrônico www.ufpi.br/concurso a partir desta segunda (12) de maio de 2008, observado o horário oficial de Brasília-DF.


Matéria na íntegra

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Novas práticas de crimes aterrorizam idosos no Piauí

Os idosos do Piauí sofrem a cada dia novas práticas de crimes. Agora já não são mais os tradicionais golpes do empréstimo consignado.

A venda de Kit terapêutico para obtenção de documentos, a abordagem em portas de bancos e filhos drogados que se apossam das senhas dos pais, são algumas das novas formas de como os idosos são lesados.

No Estado, cidades como Palmeiras, Demerval Lobão, Amarante, Água Branca e Barras são as campeãs em denúncias de crimes contra os idosos.

Segundo o Delegado Marllos Sampaio, da Delegacia de Proteção ao Idoso, nestas cidades, o crime mais comum no momento é a venda de um kit terapêutico, que contém vários produtos que seria para aliviar as dores dos idosos.

Mas de acordo com ele, os produtos eram sem nenhuma garantia de saúde e sem nota fiscal.


Matéria na íntegra

Governo do PI vai gastar 500 mil com Sistema Penitenciário

O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Justiça está com três projetos que visam qualificar os agentes penitenciários do estado do Piauí.

O primeiro projeto é para a Aquisição de Viaturas para o Sistema Penitenciário do Estado, no valor de R$ 264.300,00 (duzentos e sessenta e quatro mil e trezentos reais).

O segundo, que já concluído, foi para a Capacitação em Direitos Humanos e serviços penais no sistema prisional do Piauí, no valor de R$ 55.000,00 (cinqüenta e cinco mil reais).

O terceiro é para a Profissionalização e Gestão do Sistema Prisional do Piauí. Este teve o valor de R$ 260.329,80 (duzentos e sessenta mil trezentos e vinte e nove reais e oitenta centavos).

São projetos que têm como foco principal a questão dos Direitos Humanos no Estado do Piauí.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Cresce o número de abortos no Estado do Piauí

Uma pesquisa realizada pelas Universidades de Brasília e do Rio de Janeiro (UNB/UERJ) traçou o perfil das mulheres que mais cometem aborto no Brasil.

Segundo a pesquisa, a maioria dos abortos no país é feito por mulheres de 20 a 29 anos de idade, que trabalham, têm pelo menos um filho, usam métodos contraceptivos, são da religião católica e mantêm relacionamentos estáveis.

Elas têm até oito anos de escolaridade e estão no mercado de trabalho com renda de até três salários mínimos, exercendo funções como as de doméstica, manicure e cabeleireira.

Em entrevista a um canal de TV de Teresina hoje (06) pela manhã, o médico obstetra Stanley Brandão falou sobre a situação de aborto no Piauí e também dos riscos que esta prática traz às mulheres.

"No Piauí os números de abortos também são grandes e atinge principalmente adolescentes entre 17 e 19 anos. Embora os métodos abortivos de hoje sejam mais limpos que de anos atrás, muitas mulheres acabam perdendo suas vidas ao abortarem", explica o obstetra.

Segundo ele, os riscos vão desde uma internação, passando por uma infecção pélvica, seqüelas, chegando, em alguns casos, até a morte.

O médico Stanley Brandão disse que com a modernidade das clínicas particulares esta prática tem sido cada vez mais desenvolvida pelas mulheres que decidem não ter seus filhos.

De acordo com ele, de toda a clientela atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que comete aborto, 20% acaba tendo que se internar devido às péssimas condições em que abortaram.

"Essa prática, acima de tudo, é um crime e precisa ser fiscalizado", comenta Stanley Brandão.

Outra característica das pessoas que abortam citada pelo obstetra é que os parceiros participam e ajudam no processo abortivo.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Partido do Piauí diz que Lula quer voltar à ditadura

Para o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU-PI), a sondagem feita pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva sobre seu possível terceiro mandato é uma "aberração" para com a sociedade democrática.

Segundo Geraldo Carvalho, membro do partido, isso é inaceitável em pleno século XXI. Ele conta que depois de tanto tempo de luta para conseguir esse direito à Democracia, agora o presidente Lula quer voltar à ditadura.

"O presidente Lula fica sondando o povo com pesquisas para ver se a população aceita, aí quando a gente cochilar, ele dá o bote", fala Geraldo Carvalho.

Sobre a vinda de Lula ao Piauí na próxima segunda-feira, dia 5 de maio, para a inauguração do Pronto Socorro Municipal de Teresina, ele disse que o partido está em conversa para saber se vai ou não fazer uma recepção ao Presidente do Brasil.

Caso seja confirmado o encontro com o presidente, esta será uma oportunidade para cobrar melhorias para os trabalhadores do Estado do Piauí.

Eleições municipais

Com relação ao nome do partido que irá disputar as eleições para prefeito de Teresina, Geraldo Carvalho disse que o PSTU ainda não decidiu.

"Ainda estamos em conversa para vermos quem será o candidato, se eu ou o presidente Gervásio Santos", explica o militante.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Sindicalistas chamam a CUT de traidora dos trabalhadores

A manifestação realizada ontem à tarde (30) na Praça Pedro II, por várias centrais sindicais, marcou as comemorações do Dia do Trabalho para esse segmento da sociedade que não vê, nesta data, motivo para festa.

O ponto principal do ato público era deixar bem claro que este 1° de maio deve significar uma retomada às origens dos trabalhadores. É resgatar o desejo de luta de cada trabalhador.

Entidades como Cáritas, Conlutas, Intersindical, Resistência Camponesa, PSOL, PSTU, PCB, Pastoral do migrante e Andes estiveram presentes à manifestação.

Em seus discursos, os líderes destas entidades manifestaram todo o seu repúdio ao modelo administrativo dos governos Federal, Estadual e Municipal.


Matéria na íntegra