sexta-feira, 10 de outubro de 2008

SEMAR-PI realiza projeto de contenção das dunas da Lagoa do Portinho

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR) está desenvolvendo um projeto de contenção das Dunas da Lagoa do Portinho, em Luís Correia.

O Programa de Controle Ambiental das Dunas da Lagoa do Portinho, que vai conter o avanço da areia das dunas sobre um dos principais pontos turísticos do Piauí, utiliza uma técnica inédita para reduzir o transporte da areia, que além de está ‘engolindo’ a lagoa, também está interditando algumas pistas que lhe dão acesso.

Em entrevista a uma TV de Teresina, o oceanógrafo Luís Roberto, responsável pelo desenvolvimento do projeto, disse que a iniciativa é importante porque pela primeira vez foi possível traçar um plano para conter esse problema que há anos vem reduzindo o volume de água da Lagoa do Portinho.

“As principais ações desenvolvidas impedirão o soterramento. Para isso, haverá uma remodelagem das dunas no seu entorno, fixando-as com espécies gramíneas, formando assim, uma nova encosta na área”, explica o Oceanógrafo.

De acordo com o Luís Roberto, os trabalhos de contenção das dunas estão previstos para serem concluídos no final de 2009. Ele garantiu ainda que com este trabalho a Lagoa não sofrerá mais com este problema que causa transtorno aos moradores da região e também aos turistas.

Fotos da Lagoa do Portinho: www.tvcanal13.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário