domingo, 28 de junho de 2009

VEJA DESCASO: Moradores da Cerâmica Cil cobram solução de problemas no povoado

A analisar e discutir a qualidade de vida da população. Com este objetivo, os moradores do Povoado Cerâmica Cil realizaram na manhã de sábado (27) uma reunião com representantes da Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde e da Câmara de Vereadores da cidade e entidades locais.

Na pauta de reivindicações, problemas antigos no povoado como a falta de água, falta de saneamento, lixo, além da constante presença de animais pelas ruas e na praça.

De acordo com a estudante Maria de Melo Costa, estes problemas afetam a comunidade há muito tempo, as reivindicações são feitas, mas o poder público não atende.

"Aqui o saneamento é zero, as ruas não são calçadas e ficam cheias de lama. A água acumulada acaba provocando inúmeras doenças, principalmente na crianças. O lixo nas ruas também é muito, o contribui para as doenças que atingem a todos", denuncia a moradora.

Para a garçonete Maria da Conceição, fazer as simples tarefas do cotidiano em casa como tomar banho, lavar roupas, louças, por exemplo, ficam prejudicadas com a falta de água.

"A água chega por volta das 22h e vai embora às 5h, durante todo o dia ficamos sem água. Até tomar banho fica complicado", afirma a moradora.

Ela afirma que a Agespisa já tem conhecimento do problema e alega o alto consumo dos moradores como a causa dessa falta de água. Ela contesta. "Isso não é verdade, se a água mal chega aqui como é que vamos gastar muita água", questiona a moradora, abrindo a torneira e constatando que já não tem mais água na torneira.

Maria da Conceição disse que espera a solução imediata deste problema, pois já não aguentam mais viver sem um bem básico para a sobrevivência e higiene, a água.

Meningite

Dentre as providências pedidas pelos moradores está a assistência e o combate à meningite. Nos últimos meses, o povoado registrou cerca de 40 casos da doença, sendo que uma criança morreu.

A coordenadora de ações assistenciais da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, disse que todas as ações preventivas contra a doença foram tomadas e que agora, a população precisa se educar para também fazer parte deste processo de erradicação da meningite no povoado.

"Fizemos limpeza nas ruas, levamos cartilhas com dicas e demos apoio médico à pessoas afetadas. Em nenhum momento a FMS deixou essas pessoas sem atendimento. E hoje estamos aqui para mais esclarecimentos. Mas tem a questão da educação e o desejo dos moradores de contribuírem com esta causa", esclarece a agente.

Fotos: www.tvcanal13.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário