quarta-feira, 1 de julho de 2009

CALAMIDADE: Família é abandonada pela prefeitura de Teresina na Cerâmica Cil

De acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), mais de 10 milhões de brasileiros vivem abaixo da linha da pobreza, ou seja, vivem com menos de um real por dia. No Piauí, mais precisamente no Povoado Cerâmica Cil, zona rural de Teresina, existe um família que reforça estes números.

A família em questão sobrevive na rua Canoinha, na região do Bom Sossego e a situação é de total abandono por parte do poder público. Na casa faltam paredes, portas, piso, telhado, fogão, geladeira, cama, em suma, falta a estrutura básica para qualquer pessoa viver.

Segundo a doméstica Maria do Socorro, na casa vivem quatros pessoas, sendo uma criança de nove anos. Ela acrescenta ainda que os problemas na casa pioram porque todos, têm algum tipo de problemas psíquico.

“A situação é de calamidade mesmo. Eles passam fome, não têm onde dormir, não têm banheiro, água tratada e o mais triste, aí vive o pequeno Paulo Henrique, uma criança que é obrigada a passar por todas essas dificuldades. Se não fossem os vizinhos, não sei como ele estaria vivo ainda”, revela a moradora.

Outro problema

Para a zeladora Lucirene dos Santos, um outro fator que agrava a família de Paulo Henrique, é a falta de documentos. Ela explica que ninguém na casa tem documentos, o que impossibilita a criança, por exemplo, de estudar e a ter direito aos benefícios do Governo.

LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990

“Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”

Ainda que a referida lei, que discorre sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, garanta esses diretos, o país ainda tem criança vivendo em situação como a mostrada nas fotos abaixo.

Prefeitura de Teresina

A Prefeitura de Teresina, através da assessoria de comunicação da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas), disse que não tinham conhecimento do caso.

A assessoria informou ainda que ia entrar em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Vila Irmã Dulce, responsável por levar assistência ao povoado para saber se alguma medida já foi tomada.

Com o endereço e o nome dos membros da família em mãos, a Semtcas prometeu tomar providências.

Matéria na íntegra e fotos: www.tvcanal13.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário