domingo, 12 de julho de 2009

TRANSNORDESTINA: Após atrasos, obras da Ferrovia no Piauí começam em agosto

A maior obra do programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Piauí, a construção da Ferrovia Transnordestina, já tem data certa para começar. Segundo o Secretário de Transportes do Piauí, Luciano Nunes, se os últimos detalhes forem acertados, as obras começam dia primeiro de agosto.

Em entrevista a uma TV local na manhã de desta sexta-feira (10), o secretário disse que nos 113 km da ferrovia que vão passar pelo Estado vão ser investidos cerca de R$ 1,5 bilhões, o que a torna uma das maiores já feitas no Piauí. Sobre a demora no início das obras, ele comentou.

“Os dois maiores problemas era com relação à desapropriação dos donos de terras por onde a ferrovia vai passar e a licença ambiental. Nos outros estados, essas questões estavam mais adiantadas e por isso as obras já estão em curso. Mas até o fim deste mês tudo estará pronto para o começo”, garante o secretário.

Com a desapropriação desses 113 km de terras, o Piauí se torna o Estado com maior área de terras desapropriadas do Brasil. De acordo com Luciano Nunes, este trabalho não está sendo foi feito pela Setrans, mas sim pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) e até o fim de julho deve ser concluído.

Além deste problema, o secretário apontou ainda outro problema. “Aqui também tem o problema da falta de mão-de-obra qualificada para manusear as máquinas de grande porte”, assegura.
Benefícios

Para o secretário de transportes, Luciano Nunes, a obra vai trazer muitos benefícios para os municípios por onde a ferrovia vai passar e para o Estado como um todo.

“Uma obra dessa grandiosidade beneficia muitas pessoas direta e indiretamente. Serão gerados 4 mil empregos, além de ajudar no Imposto Sobre Serviço de qualquer Natureza (ISS) das cidades cortadas pela Transnordestina”, ressalta Luciano Nunes.

A conclusão da obra da Ferrovia Transnordestina no Piauí deve acontecer em dezembro de 2010, segundo Luciano Nunes.

Acesse: www.tvcanal13.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário