sexta-feira, 10 de abril de 2009

D'NOTÍCIAS apresenta outras visões da Semana Santa em diversas religiões

Há 2009 (dois mil e nove) anos atrás esteve na terra o salvador Jesus Cristo. Vivendo sempre semeando o bem, ele mudou o rumo de toda a nação. Ele realizou milagres, curou enfermos, deu exemplo de simplicidade e humildade e em troca, este povo que ele ajudou a libertar do pecado, o crucificou.

Durante o calendário litúrgico, a Semana Santa é o período mais importante e marcante dessa história, ao lado do período natalino. Na Semana Santa se reforçam os sentimentos de amor, penitência, humildade e simplicidade tão pregados por Jesus Cristo.

Ao longo dos anos o significado desta data vem mudando, novas religiões surgiram e hoje, ela não é vista da mesma forma por todas essas igrejas. Para tentar esclarecer melhor como cada igreja observa a Semana Santa, o TVcanal13.com mostra algumas dessas visões.

Igreja Católica

Na Igreja Católica Apostólica Romana a Semana Santa é celebrada desde o Domingo de Ramos se completando com o Tridou Pascal (Ceia, cruz e ressurreição).

Segundo o Padre Luís Eduardo, o grande objetivo da Igreja Católica nesta data é apresentar o Tríduo Pascal. Para ele, é um momento de muita reflexão a cerca dos pecados cometidos durante todo o ano. É um chamado à conversão através de muitas orações, também é tempo de buscar uma maior proximidade com Deus.

O padre conta que infelizmente muitas pessoas não têm uma preparação para esta data tão importante e fazem deste período uma época para viajar, fazer festas, comer e beber muito. No entanto, ressalta o padre, não é esse o verdadeiro significado da Semana santa na Igreja Católica, mas sim de confraternização.

“O melhor local para você passar a semana santa é na sua própria comunidade em oração, celebrando com a família o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus”, afirma o padre Juís Eduardo.

Igreja Deus é amor

“Para nós, não existe semana santa, pois na Bíblia não tem especificado o dia, hora e mês em que Jesus Morreu. Portanto, não vemos motivo para celebrar esta data”. Assim, o colaborador da Igreja Deus é Amor, Antonio Fonseca definiu o significado desta data para eles.

Segundo ele, este período é normal e que toda essa simbologia foi imposta pelos católicos ao longo dos anos. Ele explica que Jesus morreu sim e que ressuscitou entre os mortos para nos trazer uma nova vida, no entanto, a data é um mistério.

“É uma pena que somos obrigados a aceitar essa simbologia. Se por exemplo precisarmos resolver algo na sexta-feira, nada funciona. E para evitar um escândalo a cerda da palavra de Deus nos calamos e seguimos nossas convicções”, fala Antonio Fonseca.

Ele finaliza dizendo que somente quem conhece a palavra pode entender sua colocação de que não existe semana santa

“Isso só ocorre depois que você nasce de novo. Aliás, a humanidade está precisando nascer de novo no Senhor para que tenha a sua salvação”, conclui.

Igreja Cristã Evangélica

Para os fiéis da Igreja Cristã Evangélica o maior significado da Semana Santa é celebrar a ressurreição de Jesus Cristo, ou seja, a VIDA.

Para Dayana Santos, ao contrário do que muitas outras igrejas pregam, a tristeza e o sofrimento pela morte de Jesus nesta data, na Cristã Evangélica o importante é adorar ao Deus vivo, que renasce no Domingo de Páscoa.

“Nós festejamos a vida, esse é o grande objetivo. Ficar sem comer, sem banhar e outros tipos de penitências não tem significado para nós. E essa vida nós buscamos celebrar não só nesta data, mas todos os dias”, explica.

Segundo ela, o que ocorre com os católicos, por exemplo, é que na sexta-feira agem com humildade, simplicidade, mas no sábado já volta tudo ao normal e começam as bebedeiras durante o resto do ano. Deus não quer atenção só por uma data, pois ele é constante.

Acesse: www.tvcanal13.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário