terça-feira, 28 de abril de 2009

ENCHENTES: Piauí já tem 900 famílias alagadas e desabrigadas em todo o Estado

Em entrevista a uma TV local na manhã desta terça-feira (28), o Diretor da Defesa Civil Estadual, Jorge Ney, disse que o órgão já contabilizou cerca de 900 famílias alagadas ou desabrigadas/desalojadas em todo o Estado.

Segundo ele, a situação é tensa em algumas cidades como Barras, José de Freitas, Campo Maior, Floriano e a Defesa Civil está em alerta.

“Embora esse número de famílias ainda seja bem menor que o registrado ano passado, onde nesta data tínhamos cerca de 40 mil famílias desabrigadas em 38 municípios do Piauí, estamos atentos para atender as ocorrências que forem surgindo”, afirma o diretor.

Jorge Ney garantiu que nas cidades em que as famílias estão desabrigadas a Defesa Civil vai prestar total apoio, inclusive comunicando à Secretaria Estadual de Saúde para que seja destinado ao local remédios e materiais de higiene.

Teresina

As fortes chuvas que caíram ontem (27) em Teresina deixaram muitos bairros e vilas inundadas. As áreas mais afetadas foram as vilas Mocambinho, na zona norte, Santa Bárbara e Dom Avelar, na zona leste.

No bairro São Cristóvão, uma casa foi invadida pela água e vários móveis foram levados. Na capital, já choveu este ano 60% a mais do que o esperado.

Mais água

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) reabriu duas comportas da Barragem de Boa Esperança ontem à meia noite e as águas devem aumentar o nível dos rios Poty e Parnaíba, que cortam a cidade. Com a abertura, a vasão do Rio Parnaíba passa de 600m³ para 800m³ de água. Amanhã deverá ser feito uma nova avaliação para saber se mais comportas serão abertas nos próximos dias.

Campo Maior

O prefeito de Campo Maior Joãozinho Feliz (PPS) disse que a situação na cidade é de calamidade pública. Ele informou que choveu mais de 13h na cidade e deixou mais de 400 famílias alagadas e desabrigadas.

O prefeito disse que o nível das águas do Rio Surubim já subiu mais de 1,5 metros e a situação é de medo. As famílias desabrigadas estão sendo levadas para escolas e outros centros do município.

Em entrevista a uma TV local hoje pela manhã, o prefeito Joãozinho Félix disse que hoje a tarde deverá chover mais na cidade, o que deixa os moradores em alerta.

Acesse: www.tvcanal13.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário