O Arquivo Público do Piauí, em parceria com a Fundação Cultural do Piauí (Fundac) realiza de 15 a 21 de agosto o I Fórum de Arquivos Públicos do Piauí. O objetivo do evento é despertar o interesse dos administradores para a preservação de documentos importantes para a história do Estado.
O evento será realizado no "Auditório Francisca Trindade", na Escala Fazendária e contará com a presença de vários palestrantes de nível nacional.
Entre os palestrantes estão Carlos Bacellar, Coordenador do Arquivo Público de São Paulo; Jaime Antunes, Diretor do Arquivo Público Nacional e Daíse Apparecida, Presidente do Fórum de Arquivos Públicos Municipais.
Segundo a Diretora do Arquivo Público do Piauí, Síria Borges, a principal meta deste evento é criar uma situação e um sistema para a implantação de mais arquivos públicos em todo o Piauí.
"Esperamos que este fórum desperte o interesse de prefeitos e secretarias de todo o Piauí em preservar os documentos importantes de cada instituição", disse a diretora Sìria.
De acordo com ela, este sistema de arquivos que o Piauí pretende implantar já existe em São Paulo há quatro anos e é referência na preservação de documentos no Brasil.
"Não só os documentos do passado são importantes, mas os de agora também. Eles serão a história no futuro. Esperamos a participação de muitas secretarias estaduais, municipais e prefeituras", falou Síria Borges.
As inscrições para o fórum de arquivos já começaram e podem ser feitas no Arquivo Público do Piauí e na Fundac, ambos no centro de Teresina.
O evento será realizado no "Auditório Francisca Trindade", na Escala Fazendária e contará com a presença de vários palestrantes de nível nacional.
Entre os palestrantes estão Carlos Bacellar, Coordenador do Arquivo Público de São Paulo; Jaime Antunes, Diretor do Arquivo Público Nacional e Daíse Apparecida, Presidente do Fórum de Arquivos Públicos Municipais.
Segundo a Diretora do Arquivo Público do Piauí, Síria Borges, a principal meta deste evento é criar uma situação e um sistema para a implantação de mais arquivos públicos em todo o Piauí.
"Esperamos que este fórum desperte o interesse de prefeitos e secretarias de todo o Piauí em preservar os documentos importantes de cada instituição", disse a diretora Sìria.
De acordo com ela, este sistema de arquivos que o Piauí pretende implantar já existe em São Paulo há quatro anos e é referência na preservação de documentos no Brasil.
"Não só os documentos do passado são importantes, mas os de agora também. Eles serão a história no futuro. Esperamos a participação de muitas secretarias estaduais, municipais e prefeituras", falou Síria Borges.
As inscrições para o fórum de arquivos já começaram e podem ser feitas no Arquivo Público do Piauí e na Fundac, ambos no centro de Teresina.
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