terça-feira, 22 de julho de 2008

Cresce o número de imigrantes que chegam à Teresina

Os números não são exatos, mas é cada vez mais o número de imigrantes que chegam à Teresina. Eles vêm de cidades do interior do Piauí a procura de melhores condições de vida. A zona leste da cidade é a que mais concentra estes imigrantes.

A maioria vem das cidades de Barras, José de Freitas, União, além de outros municípios do sul do Estado e até mesmo de Estados vizinhos.

A busca por trabalho, educação e saúde são os principais fatores que contribuem para êxodo rural das famílias. Moradia e estabilidade também permeiam os sonhos destes aventureiros.

Segundo Irmã Dacila Antoniolli, Coordenadora da Arquidiocese da pastoral do Migrante de Teresina, a maiorira dessas famílias quando chegam aqui vão morar em favelas e Vilas.

"A falta de qualificação causa uma decepção nestas pessoas, pois não conseguem trabalho e passam a viver na marginalidade, fulneráveis a vários problemas sociais", explica a coordenadora.

Ela disse que em meio à desilusão, estas pessoas passam a viver no trabalho informal e exploradas, como muitas empregadas domésticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário