Segundo o padre, o Natal é tempo de preparação para a chegada do Cristo Salvador e tem o sentido de Espiritualidade.
“Se na sociedade as pessoas são chamadas a consumirem produtos, enfeitar suas casas, usufruir de outros prazeres, na Igreja somos chamados a nos deixarmos sermos consumidos pela graça de Cristo. O nosso enfeite é pela graça de Deus”, explica o pároco.
Para o padre Evandro, o sentimento da partilha também é presente nesta data e deve ser cultivado entre todos os membros da igreja.
Não ao consumismo
O Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina, padre Tony Batista também falou sobre o significado do Natal. Para ele, a cada ano o processo de modernização e o desejo do consumismo vêm mudando o real valor da data.
“Hoje as pessoas esquecem que o aniversariante é Jesus e não o Papai Noel. Hoje temos a campanha do compre mais, consuma mais e se esquecem do Natal, no sentido verdadeiro. Natal é festa da alegria e não pode haver tristeza quando nasce vida”, esclarece o padre.
Ele acrescenta dizendo que um ditado popular é muito bem aplicado nesta data. “O ditado diz que buscamos Jesus ou na dor ou no amor e isso é o que acontece em muitos casos hoje. Nós precisamos ir na alegria para que este festa do nascimento de Cristo seja completa”, diz.
Advento
Padre Evandro Barros acrescenta que advento é o período que antecede o Natal. É também o início do ano litúrgico na igreja católica.
“É momento de espera, penitência e de preparação para a chegada do Cristo Salvador”, acrescenta o pároco.
O padre finalizou dizendo que o advento inicia no último domingo de novembro ou primeiro domingo de dezembro e tem como cor marcante o roxo.
Visão evangélica
De acordo com o Pastor Marcos Paulo, da Assembléia de Deus – Ministério do Jordão, a Igreja Evangélica também celebra o nascimento de Cristo, através da fraternidade e reunião com a família.
Para Pr. Marcos Paulo o Papai Noel, que é símbolo do natal, é utilizado como marketing do Comércio, onde pessoas compram presentes e enfeitam suas casas e esquecem o verdadeiro significado do natal original, enquanto que na igreja evangélica o vê como o nascimento de Cristo.
A celebração do Natal é feita com muita festa pela Igreja Evangélica. “Os cultos são celebrados com orações, corais, peças teatrais e a ministração da palavra, que mostram o nascimento de Cristo”, mas para os evangélicos o natal é comemorado todos os dias, porque Cristo nasce em nossos corações a cada dia, explicou o pastor Marcos Paulo.
Acesse: www.tvcanal13.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário