sábado, 26 de dezembro de 2009

TERESINA: Religiosos falam sobre os verdadeiros significados do Natal. CONFIRA

Chegou dezembro e com ele a movimentação do período natalino. Compras, presentes, enfeites, consumo... enfim, o que significa esta data? O padre Evandro Barros, pároco da Paróquia de São Cristóvão, falou sobre o significado desta data.

Segundo o padre, o Natal é tempo de preparação para a chegada do Cristo Salvador e tem o sentido de Espiritualidade.

“Se na sociedade as pessoas são chamadas a consumirem produtos, enfeitar suas casas, usufruir de outros prazeres, na Igreja somos chamados a nos deixarmos sermos consumidos pela graça de Cristo. O nosso enfeite é pela graça de Deus”, explica o pároco.

Para o padre Evandro, o sentimento da partilha também é presente nesta data e deve ser cultivado entre todos os membros da igreja.

Não ao consumismo

O Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina, padre Tony Batista também falou sobre o significado do Natal. Para ele, a cada ano o processo de modernização e o desejo do consumismo vêm mudando o real valor da data.

“Hoje as pessoas esquecem que o aniversariante é Jesus e não o Papai Noel. Hoje temos a campanha do compre mais, consuma mais e se esquecem do Natal, no sentido verdadeiro. Natal é festa da alegria e não pode haver tristeza quando nasce vida”, esclarece o padre.

Ele acrescenta dizendo que um ditado popular é muito bem aplicado nesta data. “O ditado diz que buscamos Jesus ou na dor ou no amor e isso é o que acontece em muitos casos hoje. Nós precisamos ir na alegria para que este festa do nascimento de Cristo seja completa”, diz.

Advento

Padre Evandro Barros acrescenta que advento é o período que antecede o Natal. É também o início do ano litúrgico na igreja católica.

“É momento de espera, penitência e de preparação para a chegada do Cristo Salvador”, acrescenta o pároco.

O padre finalizou dizendo que o advento inicia no último domingo de novembro ou primeiro domingo de dezembro e tem como cor marcante o roxo.

Visão evangélica

De acordo com o Pastor Marcos Paulo, da Assembléia de Deus – Ministério do Jordão, a Igreja Evangélica também celebra o nascimento de Cristo, através da fraternidade e reunião com a família.

Para Pr. Marcos Paulo o Papai Noel, que é símbolo do natal, é utilizado como marketing do Comércio, onde pessoas compram presentes e enfeitam suas casas e esquecem o verdadeiro significado do natal original, enquanto que na igreja evangélica o vê como o nascimento de Cristo.

A celebração do Natal é feita com muita festa pela Igreja Evangélica. “Os cultos são celebrados com orações, corais, peças teatrais e a ministração da palavra, que mostram o nascimento de Cristo”, mas para os evangélicos o natal é comemorado todos os dias, porque Cristo nasce em nossos corações a cada dia, explicou o pastor Marcos Paulo.

Acesse: www.tvcanal13.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário