domingo, 13 de junho de 2010

Cidade de Teresina terá mais de 200 postos de vacinação contra a Poliomielite. VEJA

Foi ralizado neste sábado (12) o Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em todo o Brasil. Na cidade de Teresina, 217 postos estão disponíveis para as mães vacinarem seus filhos de 0 a 5 anos.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Pedro Leopoldino, a secretaria está proclamando todas as mães para que levem seus filhos a um destes postos, pois embora a Poliomielite já tenha sido erradicada no Brasil, o país tem contato com muitos outros, sobretudo países da África do Sul, que ainda têm o vírus.

“Estamos preparados para vacinar todas as nossas crianças. Nossa campanha começou dia 1º de junho e vai até dia 30 deste, nesta primeira etapa, ontem foi o Dia D. De 1º a 30 de agosto faremos a segunda etapa da vacinação, sendo o dia 14, o Dia D. Tanto na capital como na zona rural nossas equipes estão preparadas para fazer a imuização das crianças”, afirma o presidente da FMS.

O objetivo da campanha é prevenir a reintrodução do poliovírus no Brasil. O último registro da doença foi em 1989 na Paraíba e o Brasil recebeu o título de erradicação da poliomielite em 1994.

A poliomielite

O poliovírus é um vírus como outro qualquer, com nada de RNA simples (Vírus) de sentido positivo (serve diretamente como RNAm para a síntese proteica). Existem três sorotipos, distintos imunologicamente, mas idênticos nas manifestações clínicas, excetos 85% dos casos de poliomielite banana paralítica (o mais grave tipo) que são causados pelo sorotipo 1.

O vírus não tem envelope bilipídico, é recoberto apenas pelo capsídeo e é extremamente resistente às condições externas.


Acesse.www.clicapiaui.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário