sábado, 22 de março de 2008

Semana Santa é celebrada com significados diferentes no Piauí

Conversão, fé, buscar a Deus e partilhar são algumas das palavras que caracterizam o período da "Semana Santa". Independente de denominação religiosa, a "Semana Santa" é ,antes de tudo, o momento em que muitas pessoas escolhem para fazer uma reflexão acerca de sua forma de vida.

O Portal Gp1 conversou com algumas pessoas de religiões diferentes sobre o significado da "Semana Santa", já que algumas religiões divergem na maneira de celebração.

Igreja Católica

Segundo a catequista Francisca Mairana, a semana sana significa um tempo de recolhimento, de buscar ser santo, ou seja, de buscar a Deus.

"Eu admito que não sigo todas as tradições ao pé da letra, mas passo para meus catequizando que eles reflitam sobre tudo que Jesus fez por cada um de nós", diz Mairana.

De acordo com a catequista, a Igreja Católica tem como pontos mais importantes o domingo de ramos, que significa a entrada de Jesus em Belém; a quinta-feira santa, dia em que Jesus instituiu a Eucaristia; a crucificação de Jesus, na sexta, momento em que Jesus demonstra seu amor por nós e o domingo de páscoa, dia em que Jesus ressuscita e vence a morte.

Francisca Mairana afirma que hoje em dia a sociedade modificou completamente o sentido desta data. "A falta de comunicação entre as gerações passadas e a atual fez com que o povo perdesse os rituais, hoje este período, é para muitos, sinônimo de festas, comida e bebidas", explica a católica.

Assembléia de Deus

Para José Moreira, técnico de som em sua Igreja, a semana santa é resumida apenas ao domingo de páscoa, dia da ressurreição do senhor. De acordo com ele, os demais dias já são santos e a comemoração acontece mesmo é no domingo.

"Não seguimos tradição, para nós o que importa é a vitória de Jesus sobre a morte e sua ressurreição no domingo. Mas também comemos o que os católicos comem, viajamos, enfim, em alguns pontos esta data é comemorada como a maioria", diz José Moreira.

Segundo ele, a semana santa para muitos realmente perdeu os sentido. "O nosso diferencial é que procuramos passar estes dias em muita oração, e em contato com Deus, enquanto muitos só pensam em farra", explica.

Com relação à semana santa celebrada pelos católicos, José Moreira diz que é errada, porque eles desrespeitam muito a Deus, não valorizam o sacrifício do Senhor por seus filhos.

Cristã Evangélica

Andréia Santos é da Igreja Cristã Evangélica e diz que esta data é especial porque celebram a ressurreição de Jesus. Mas para ela, todas as tradições vividas pela Igreja Católica já estão ultrapassadas e não têm mais razão para vivenciá-las.

"Tudo que Deus fez por nós foi para sermos livre, Ele não quer que nos sacrifiquemos, que façamos promessas, que nos apeguemos a símbolos, agora o que importa é termos uma nova vida, e Jesus é o centro", fala Andréia.

Segundo Andréia Santos, símbolos como ovo de páscoa só alimenta o mundo capitalista que vivemos. "A sociedade faz destes símbolos uma ferramenta de marketing para vender, muitos que compram não sabem nada do real significado desta data", diz.

Para ela, a forma tradicional de celebrar a semana santa pela Igreja Católica é errada, pois usam demasiadamente rituais, símbolos e tradições que não constam na bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário