domingo, 16 de março de 2008

Teresina é a cidade com maior número de casos de suicídios no Brasil

Dados divulgados pela Organização da Nações Unidas (ONU), sobre a mapa da violência em todo o mundo, apontam a cidade de Teresina como a número um em casos de suicídios. De 1999 à 2006, a capital piauiense passou da 12ª posição para a primeira.

Para identificar a origem do problema, o Governo do Estado, através da Coordenadoria de Direitos Humanos e da Juventude está formando uma equipe para investigar mais a fundo os dados da organização internacional sobre a cidade.

Segundo o coordenador Alci Marcus, será formada uma equipe com vários profissionais da UFPI, UESPI, algumas faculdades particulares e a Secretaria de Segurança que terá o objetivo de identificar os fatores determinantes para tal ato.

"O Governo sabe que são muitos fatores subjetivos, pessoais, mas não quer ficar alheio á situação e vai ajudar", diz o coordenador.

De acordo com Alci Marcus, os estudos começarão em breve e até junho querem mostrar uma avaliação para o Governo do Estado. "Quando tivermos uma noção dos fatores causadores dos suicídios, vamos mostrar para o Governador e a partir daí elaboraremos políticas públicas que se adeqüem às necessidades da população", afirma Alci Marcus.

O coordenador informou ainda que este estudo, a princípio será feito apenas na capital, onde a maioria dos casos de suicídios acontece com mulheres. Para Alci Marcus, um dos fatores determinantes para o suicídio é o sentimento de falta de valorização do indivíduo.

"Também contribuem a falta de companhia, isolamento, percepção de insignificância e fatores genéticos e hereditários", relata o coordenador.

Conforme Alci Marcus, a família tem um papel muito importante na prevenção dos suicídios, porque pode detectar comportamentos comuns a quem está prestes a cometer este ato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário