segunda-feira, 31 de março de 2008

Fim de semana com assassinatos em Teresina

Pelo menos dois crimes cometidos no fim de semana em Teresina ainda não têm seus acusados presos.

Acusado de assassinar na manhã de sábado o eletricista Marcos Rogério Oliveira, 30 anos, na Vila São Francisco, zona norte da cidade, o homem conhecido como Vagner ainda continua foragido.

De acordo com informações de agentes do 9º Distrito Policial, localizado no bairro Mocambinho, a polícia está desde a manhã de sábado nas investigações, mas ainda não conseguiu prender o acusado.

Segundo a família, Marcos Rogério não era de brigas, mas tinha umas desavenças com Vagner. O eletricista já tinha sofrido outras tentativas de morte, e por volta das 10 horas da manhã de sábado, foi assassinado.

Um outro crime ocorreu na madrugada desta segunda-feira. O estudante Fábio de Alcântara foi assassinado com várias facadas na Vila Meio Norte, zona Leste de Teresina.

O corpo do jovem foi encontrado em um lixão nas proximidades da vila por volta das 4h da manhã.

Investigação

O dono da lan house assaltada no bairro Monte Castelo na sexta-feira (28), João Francisco Chantal, divulgou hoje (31) as imagens das ações dos bandidos durante o assalto. O proprietário quer que com as imagens a polícia tenha mais pistas para prender os dois acusados de levarem de seu estabelecimento, a quantia aproximada de R$ 1.700,00.

Segundo ele, os trabalhadores nesta área de internet já não agüentam mais os assaltos. Para ele, é muito difícil combater porque os ladrões chegam como funcionários e não dá para identificar. O dono do estabelecimento pede que a polícia capture esses ladrões o mais rápido possível para evitar novos crimes na cidade.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Delegada denuncia falta de viaturas na Polícia Civil do PI

A Delegacia do Silêncio de Teresina vem recebendo muitas denúncias a cada mês. No entanto, a delegacia especializada no combate à poluição sonora da cidade já começou a ter as primeiras dificuldades para funcionar.

De acordo com a delegada titular Eliene Clark, são mais de 200 denúncias por mês e mais de 20 audiências por semana. Mesmo contando com uma equipe bem qualificada, a delegada garante que não dá para atender todas as denúncias por falta de viaturas, problema que acaba atrapalhando o trabalho da Delegacia.

"Estou com uma equipe muito boa, mas faltam mais viaturas. Se estamos na zona sudeste e recebemos uma denúncia na zona norte, não temos como chegar ao local a tempo de fazer o flagrante", explica a delegada Eliene Clark.

Para ela, mais viaturas espalhadas em pontos estratégicos de Teresina facilitaria o seu trabalho. Segundo Eliene Clarc, cada denúncia deve ser checada, o que exige muita cautela, porque existem também muitas denúncias falsas.

A delegada Eliene Clark aponta os bairros do Dirceu, Saci, Promorar, Acarape e São Joaquim, como os que mais têm casos de denúncias. Nos estabelecimentos destes bairros, mais de 90% não têm uma documentação para trabalho.

O valor das multas por poluição sonora pode chegar a R$ 40 mil reais e é repassado à Secretaria do Meio Ambiente.

O volume máximo permitido pelo Meio Ambiente para o som em locais e outros aparelhos sonoros é de 40 decibéis. Acima disso já é considerado poluição sonora e as pessoas já podem ligar e fazer a denúncia.

Para denunciar basta ligar para os telefones da Delegacia do Silêncio que são 8823-6768 e 3216-5230, além do 197 da Central da Policia Militar.

O GP1 procurou a Delegacia Geral da Polícia Civil para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria os telefones do órgão não atenderam.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Família fica arrasada com derrota de Gyselle no BBB

Chegou ao fim o sonho da piauiense Gyselle Soares de si tornar milionária. A representante do Piauí na oitava edição do Big Brother Brasil ficou em segundo lugar, em uma disputa acirradíssima com o paulista Rafael de Carvalho.

Em Timon, no clube "Cacique de Ramos", a família de Gyselle reuniu mais de 2.000 pessoas e preparou uma grande festa para comemorar a vitória da BBB. Mas para a tristeza e decepção de todos os reunidos no clube, isso não aconteceu.

Ao término do anúncio feito pelo apresentador Pedro Bial, indicando a derrota da piauiense, o que se viu foram olhares desolados e perplexos com a perda de algo, que para a família, já era certa.

"Como pode acontecer isso, em todos os paredões ela vinha ganhando com vantagens e agora perde. Estamos muito tristes, mas somos conscientes de que era um jogo e que só um pode vencer", desabafa Josinéia Soares, tia de Gy.

Mas segundo Josinéia Soares, o principal objetivo de Gyselle foi alcançado. "Ela consegui mostrar o Piauí, era o que ela mais queria, também está famosa e com muitos simpatizantes, ela nos alegrou muito", fala.

Para dona Maria da Cruz, também da família, Gyselle deve agradecer muito ao povo que a manteve até a grande final.

"A Gyselle é uma vencedora, ela consegui seu destaque, desejo boa sorte para ela. E tudo isso foi graças ao povo do Piauí, de Timon e de todo o Brasil. Mas é inegável a nossa tristeza, tínhamos certeza de sua vitória", diz dona Maria da Cruz.

A "cajuína" não venceu, mas para a família, a grande vencedora do BBB8 é a piauiense Gyselle Soares.

sábado, 22 de março de 2008

Semana Santa é celebrada com significados diferentes no Piauí

Conversão, fé, buscar a Deus e partilhar são algumas das palavras que caracterizam o período da "Semana Santa". Independente de denominação religiosa, a "Semana Santa" é ,antes de tudo, o momento em que muitas pessoas escolhem para fazer uma reflexão acerca de sua forma de vida.

O Portal Gp1 conversou com algumas pessoas de religiões diferentes sobre o significado da "Semana Santa", já que algumas religiões divergem na maneira de celebração.

Igreja Católica

Segundo a catequista Francisca Mairana, a semana sana significa um tempo de recolhimento, de buscar ser santo, ou seja, de buscar a Deus.

"Eu admito que não sigo todas as tradições ao pé da letra, mas passo para meus catequizando que eles reflitam sobre tudo que Jesus fez por cada um de nós", diz Mairana.

De acordo com a catequista, a Igreja Católica tem como pontos mais importantes o domingo de ramos, que significa a entrada de Jesus em Belém; a quinta-feira santa, dia em que Jesus instituiu a Eucaristia; a crucificação de Jesus, na sexta, momento em que Jesus demonstra seu amor por nós e o domingo de páscoa, dia em que Jesus ressuscita e vence a morte.

Francisca Mairana afirma que hoje em dia a sociedade modificou completamente o sentido desta data. "A falta de comunicação entre as gerações passadas e a atual fez com que o povo perdesse os rituais, hoje este período, é para muitos, sinônimo de festas, comida e bebidas", explica a católica.

Assembléia de Deus

Para José Moreira, técnico de som em sua Igreja, a semana santa é resumida apenas ao domingo de páscoa, dia da ressurreição do senhor. De acordo com ele, os demais dias já são santos e a comemoração acontece mesmo é no domingo.

"Não seguimos tradição, para nós o que importa é a vitória de Jesus sobre a morte e sua ressurreição no domingo. Mas também comemos o que os católicos comem, viajamos, enfim, em alguns pontos esta data é comemorada como a maioria", diz José Moreira.

Segundo ele, a semana santa para muitos realmente perdeu os sentido. "O nosso diferencial é que procuramos passar estes dias em muita oração, e em contato com Deus, enquanto muitos só pensam em farra", explica.

Com relação à semana santa celebrada pelos católicos, José Moreira diz que é errada, porque eles desrespeitam muito a Deus, não valorizam o sacrifício do Senhor por seus filhos.

Cristã Evangélica

Andréia Santos é da Igreja Cristã Evangélica e diz que esta data é especial porque celebram a ressurreição de Jesus. Mas para ela, todas as tradições vividas pela Igreja Católica já estão ultrapassadas e não têm mais razão para vivenciá-las.

"Tudo que Deus fez por nós foi para sermos livre, Ele não quer que nos sacrifiquemos, que façamos promessas, que nos apeguemos a símbolos, agora o que importa é termos uma nova vida, e Jesus é o centro", fala Andréia.

Segundo Andréia Santos, símbolos como ovo de páscoa só alimenta o mundo capitalista que vivemos. "A sociedade faz destes símbolos uma ferramenta de marketing para vender, muitos que compram não sabem nada do real significado desta data", diz.

Para ela, a forma tradicional de celebrar a semana santa pela Igreja Católica é errada, pois usam demasiadamente rituais, símbolos e tradições que não constam na bíblia.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Cadáveres são disputados no IML do Hospital Getúlio Vargas

Um funcionário de uma funerária da capital revelou, através de denúncias, a grande disputa que existe no Instituto Médico Legal (IML) do Hospital Getúlio Vargas por corpos de defuntos. Segundo o funcionário que não quis se identificar, no IML está havendo a figura do "papa-defunto".

De acordo com a denúncia, alguém que trabalha no órgão está querendo levar todos os corpos do local para uma mesma funerária, deixando os familiares sem outras opções. Ainda de acordo com a denúncia do funcionário, as famílias são abordadas por essas pessoas no próprio IML, não deixando elas decidirem sobre qual empresa prestará o serviço.

O funcionário confirmou que já houve até brigas por causa deste motivo e que as famílias presenciavam tudo.Para o funcionário denunciante, a função do IML é apenas realizar os procedimentos médicos e liberar o corpo para as famílias e não querer segurar o defunto no necrotério.

Comparação

Na cidade do Rio de Janeiro já houve denúncias parecidas de um funcionário que trabalhava em um hospital e que matava pessoas pobres para levar os corpos para uma determinada funerária.

Terrenos e casas abandonados causam transtornos em Teresina

Uma casa abandonada localizada no bairro Risoleta Neves, zona norte de Teresina, vem causando dor de cabeça aos moradores. O motivo é que os bandidos passaram a usar a casa para se esconderem depois que cometem seus crimes.

Quem passa em frente à casa tarde da noite corre risco enorme de ser assaltado.Segundo os moradores, a casa pertence à paróquia do bairro e antes era ocupada pelas freiras, mas agora só está servindo para os vândalos.

De acordo com a vizinhança, a casa já está desocupada há oito meses e nunca mais veio ninguém saber como ela estar. Os ladrões já destruíram várias partes da casa como banheiro e telhado.A população indignada pede aos proprietários que solucionem o problema.

Terrenos abandonados

Já no bairro Macaúba, zona sul da cidade, o problema é um terreno abandonado. Segundo os moradores, antes no local tinha um sítio de laranja, agora se transformou em um verdadeiro lixão a céu aberto.

Os moradores contam que todos os dias vêm carroceiros de vários locais jogar lixo no terreno baldio. Com o acúmulo as chuvas e entulhos como sacos plásticos, garrafas pets, restos de comidas e até mesmo animais mortos, o mau cheiro tomou conta das ruas e os moradores não estão agüentando mais.

Eles estão revoltados e pedem providências imediatas por parte da prefeitura, para que notifique o dono e o faça limpar e murar ou que o dono permita alguém morar para cuidar do terreno.

Para os moradores do bairro Risoleta Neves quem mais sofre com o mau cheiro são as crianças. Além de tudo, o lixão é um local muito propício para o surgimento de mosquitos da dengue e outras doenças.

A reportagem procurou a SDU- Norte para falr sobre o assunto , através do Gerente de Serviços Urbanos Alexandre. " Nós estamos tentando resolver o problema dos terrenos abandonados na medida do possivél, estamos identificando os donos e pedidno que cerquem seus terrenos, além disso a prefeitura tem lugares especifícos para o lixo ser depositado.", explica.

domingo, 16 de março de 2008

Teresina é a cidade com maior número de casos de suicídios no Brasil

Dados divulgados pela Organização da Nações Unidas (ONU), sobre a mapa da violência em todo o mundo, apontam a cidade de Teresina como a número um em casos de suicídios. De 1999 à 2006, a capital piauiense passou da 12ª posição para a primeira.

Para identificar a origem do problema, o Governo do Estado, através da Coordenadoria de Direitos Humanos e da Juventude está formando uma equipe para investigar mais a fundo os dados da organização internacional sobre a cidade.

Segundo o coordenador Alci Marcus, será formada uma equipe com vários profissionais da UFPI, UESPI, algumas faculdades particulares e a Secretaria de Segurança que terá o objetivo de identificar os fatores determinantes para tal ato.

"O Governo sabe que são muitos fatores subjetivos, pessoais, mas não quer ficar alheio á situação e vai ajudar", diz o coordenador.

De acordo com Alci Marcus, os estudos começarão em breve e até junho querem mostrar uma avaliação para o Governo do Estado. "Quando tivermos uma noção dos fatores causadores dos suicídios, vamos mostrar para o Governador e a partir daí elaboraremos políticas públicas que se adeqüem às necessidades da população", afirma Alci Marcus.

O coordenador informou ainda que este estudo, a princípio será feito apenas na capital, onde a maioria dos casos de suicídios acontece com mulheres. Para Alci Marcus, um dos fatores determinantes para o suicídio é o sentimento de falta de valorização do indivíduo.

"Também contribuem a falta de companhia, isolamento, percepção de insignificância e fatores genéticos e hereditários", relata o coordenador.

Conforme Alci Marcus, a família tem um papel muito importante na prevenção dos suicídios, porque pode detectar comportamentos comuns a quem está prestes a cometer este ato.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Homem é preso acusado de forçar sexo anal contra a esposa

Um homem foi preso sábado (8) acusado de tentar praticar forçadamente sexo anal contra sua esposa. Ele foi preso pela equipe da Central de Flagrantes do Dirceu após ser denunciado por sua mulher.

Na cela da Central de Flagrantes o acusado disse que sua mulher foi quem o convidou para o ato sexual. Ele afirmou que ela sempre o procurava, mas ele não queria. O homem disse ainda que tinha bebido e que por isso, depois da transa, ela tinha ficado com raiva dele e o tinha denunciado à polícia.

Na confusão entre marido e esposa, a mulher teve a mão cortada com uma faca que o marido segurava. O preso falou que ela tinha o empurrado e que por isso tinha se cortado.Mas com a denúncia, a polícia agiu rapidamente e prendeu o acusado.

O agente Francisco, da Central de Flagrantes informou agora pela manhã que o homem já foi transferido para o Distrito da área que cometeu o possível crime contra sua esposa.

Vereador denuncia falta de saneamento básico em Teresina

Em entrevista ao GP1 o vereador do PV (Partido Verde) denunciou o caos que a falta de sanemaento básico na capital está causando, dentre outros assuntos. De acordo com o vereador, vários bairros da capital ainda vivem com ruas cheias de buracos e sem saneamento básico adequado.

Sem calçamentos, a água das chuvas faz verdadeiros grotões nas ruas dificultando a passagem dos moradores. "Eu posso citar o exemplo do bairro Frei Damião que tem algumas ruas sem calçamento e eu recebo reclamações dos moradores sempre".

Segundo o vereador é um absurdo o descaso com a polulação de Teresina nessa área. "O sanemento é muito importante para a qualidade de vida das pessoas e da população de Teresina, infelizmente o prefeito Sílvio Mendes tem deixado a desejar nessa área", diz o vereador.

Eleições 2008

Sobre a candidatura de Sílvio Mendes à reeleição ele disse que é neutro e que tem uma opinião própria quanto a esta forma de eleição do país. "Eu acho que não deveria ter reeleição no país. Acredito que fosse bem mais interessante um mandato de cinco anos, sem reeleição", declara Ananias Carvalho.

Outro lado

O GP1 procurou a SDU Norte para falar sobre a denúncia do vereador através do telefone, mas até o fechamento da matéria, não obtivemos resposta porque os telefones não atendiam.

sábado, 8 de março de 2008

Casa da Cultura homenageia as mulheres com exposição

Está sendo realizada na galeria Lucílio Albuquerque, na Casa da Cultura, uma exposição em homenagem a todas as mulheres de Teresina. A exposição denominada 'Elas por eles' terá cerca de 40 obras de artistas plásticos piauienses que retrataram através de suas telas a sensibilidade, a força, a beleza e o dia-a-dia dessas mulheres que tanto inspiram os artistas.

Segundo a curadora da exposição, Stael da Nóbrega, a exposição 'Elas por eles' é uma forma diferente de homenagem à mulher, porque é pintada por homens, daí o nome ser esse.

"São as mulheres pintadas, homenageadas pelos homens. Para isso não foi difícil organizar a exposição porque os artistas já tinham essas telas em casa, só tive o trabalho de convidá-los e eles aceitaram", fala Stael.

A abertura da exposição aconteceu às 10h deste sábado e contou com a presença do Presidente da Fundação Municipal Monsenhor Chaves, José Reis e também dos artistas plásticos que contribuíram para a exposição.

A curadora da exposição disse que ficou muito feliz por reunir tantas telas bonitas em homenagem às mulheres.

Os artistas plásticos que contribuíram para a exposição foram: Amaral, Evaldo Oliveira, Inácio Portela e Rogério Albino, Nonato Oliveira, Evaldo Oliveira, Jacson Cristiano, Inácio Portela, Rogério Albino, Avelar Amorim, Haroldo, William Júnior, Stênio, Anderson Braga, GabrielArcanjo,Jonas Sales, Vítor Sampaio, Péricles Aguiar.

A Casa da Cultura de Teresina fica na Rua Rui Barbosa em frente à Praça Saraiva, Centro/Sul.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Cresce o número de acidentes em rodovias federais no Piauí

Dados da Polícia Rodoviária Federal do Piauí (PRF-PI) revelam um crescimento no número de acidentes nas Rodovias Federais que cortam o Estado. Esse aumento foi causado principalmente por algumas irresponsabilidades dos condutores de veículos.

De acordo com o inspetor Paulo Fernandes, chefe do setor de acidentes da PRF-PI, a maioria dos acidentes em 2007 foi provocada pela falta de atenção dos motoristas. "Foram 873 acidentes onde o culpado diretamente era o motorista. Outra causa bem freqüente dos acidentes no Piauí em 2007, foi a ingestão de bebidas alcoólicas", afirmou o inspetor.

Segundo ele, a PRF registrou 52 acidentes ocasionados por excesso de bebida ao volante.Para o inspetor Paulo Fernandes, imprudência, alta velocidade e ultrapassagens indevidas também contribuíram para que no ano passado fossem contabilizados 1.883 acidentes. Deste número, houveram 159 mortes, quatro a mais que em 2006 e 1.297 feridos. Em 2006 foram contabilizados 1.619 acidentes com 155 mortos e 1.120 feridos.

Avaliando estes números o inspetor Paulo Fernandes disse que a PRF irá trabalhar muito mais em campanhas educativas e na conscientização dos motoristas para a redução dos acidentes. "Após vermos estes números percebemos que só uma boa educação no trânsito será capaz de diminuir estes acidentes que todos os anos tiram a vida de muitas pessoas", explica o inspetor Paulo Fernandes.

Semana Santa

O inspetor Paulo Fernandes também divulgou os números da "Operação Semana Santa" no ano de 2007. Segundo ele, foram 25 acidentes com 17 feridos e uma morte. "Para este ano a expectativa é que não tenhamos nenhuma morte na semana santa, para isso já começamos o trabalho para prevenir nossos motoristas de acidentes", diz.

De acordo com ele, dos 250 agentes da Polícia Rodoviária Federal que estão escalados para a operação, aproximadamente 180 estarão trabalhando durante cada plantão. Serão 180 agentes nas estradas e mais 30 nas sedes da PRF servindo de suporte para eventuais necessidades.

O inspetor Paulo Fernandes espera que a Lei Seca, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nas estradas continue previnindo acidentes. Ele informou que desde sua implantação, já houve uma redução de pelo menos 50% no número de acidentes causados pelo álcool.

terça-feira, 4 de março de 2008

Polícia Militar do PI trabalha em más condições segundo a ABECS

O presidente da Associação Beneficente dos Cabos e Soldados (ABECS) Jarbas Cavalcanti, em entrevista ao GP1 denunciou vários problemas que a categoria vem enfrentando como a falta de fardamentos, estrutura nos quartéis e outras questões que tem dificultado o trabalho dos policiais, além do descumprimento do estatuto.

De acordo com o presidente, a categoria reclama de baixos salários, falta de moradia digna como casas populares, má estrutura nos quartéis, falta de efetivo, armas ultrapassadas, entre outros.

"Nós temos um grave problema de falta de fardamentos, antes eram duas fardas, mas agora cada policial só tem uma e é com ela que tem que trabalhar, não importa se está molhada ou suja, o que ocorre na realidade é que a Policia militar do Piauí trabalha com fardamento bate-enxuga" denuncia Jarbas Cavalcanti.

Segundo ele, o Governo não está cumprindo o estatuto dos policiais militares há pelo menos dez anos. Pelo estatuto, a cada seis meses o fardamento dos policiais deve ser trocado, o que não vem acontecendo.

"Nós até sugerimos que no final de cada semestre esse dinheiro poderia cair em nossas contas, assim nós mesmos compraríamos nosso fardamento, mas não é isso que ocorre", diz o presidente Jarbas.

Jarbas revelou também que o policial têm um salário de R$ 914,00 e que de acordo com ele é pouco, e muitas vezes são obrigados a comprarem seus fardamentos. "Uma farda completa sai por R$ 250,00, tirando do nosso salário já compromete muito o orçamento das nossas famílias", desabafa o policial militar.

O presidente apontou problemas como a indefinição nas escalas de trabalho, os horários não são determinados; risco de vida, ele disse que é a única do mundo que não tem; a falta do adicional noturno; o plano de saúde até funciona, mas tem suas limitações, porque não tem ambulância para pegar o doente em casa.

Outra reivindicação antiga da categoria é a falta de casas populares para os policiais militares. Para ele, o ideal seria que os policiais tivessem moradias dignas e pudessem sair para o trabalho deixando suas famílias em segurança.

"Grande parte dos nossos policiais vivem em favelas junto com os bandidos, é complicado trabalhar, quando prendemos um bandido logo olhamos para ver se não mora perto de nós, porque se morar pode nos marcar", ressalta o presidente Jarbas Cavalcanti.

A questão das denúncias que são feitas contra os policiais também foi levantada por Jarbas Cavalcanti. "Qualquer pessoa que se diz vítima de um policial chega aos Distritos e faz a denúncia, mesmo sem prova, aí nós somos obrigados a provar nossa inocência. Quando é provado, não acontece nada a quem denunciou, fato que é um crime e desmoraliza os policiais", diz.

Sobre o Comandante Geral da PM

De acordo com Jarbas Cavalcanti, o Comandante da Polícia Militar no Piauí, Coronel Francisco Prado até que vem se esforçando em relação ao aparelhamento da Polícia Militar. Mas segundo ele, não vê muita diferença em relação aos outros comandantes passados."É sempre a mesma coisa, cobram muito e oferecem pouco", denuncia Jarbas.

Interior do Estado

O policial Militar de Corrente, José Carlos, que representa a ABECS na região sul do Piauí revelou também a situação que estão trabalhando os policiais do interior. "No interior do Piauí já existem policiais trabalhando sem fardas, porque não têm condições de comprar e estão há muito tempo sem receber", afirma o PM.

Segundo ele, o fardamento até pode vir, mas só para a capital, quando vai chegar ao interior os outros já estão muito velhos. Ele diz que em Corrente, por exemplo, os policias estão há um ano e sete meses sem trocar o fardamento. "Além disso, o quartel de Corrente está para cair em cima dos policiais, precisa de uma reforma urgente" reclama o policial José Carlos.

Segundo ele, cidades como Corrente, Lagoinha, Avelino Lopes, Paulistana, Moro Cabeça do Tempo, Giubués, são algumas que os policiais mais passam por dificuldade. "Nestas cidades, alguns policiais são obrigados a irem trabalhar a uma distância de 80 km pagando passagens de R$ 15,00 do próprio bolso", denuncia o policial, acrescentando que eles ainda têm de ficar expostos nas paradas esperando ônibus, o que é um risco para eles caso encontrem algum marginal.

Depoimentos

"Trabalho na Casa de Custódia, quando é dia de revistar os detentos formamos um grupo com seis policiais, o que é muito pouco para revistar 20 presos. Já ouvi comentários de alguns deles que convidavam os outros para atacarem os policias nem que morresse algum, mas que ao final conseguiriam tomar a arma de algum, falta efetivo", diz um policial que não quis se identificar.

"Nos presídios à noite, somos poucos, mas os presos não sabem, aí temos que passar a impressão que somos vários, senão eles poderiam tentar uma rebelião", afirma outro PM.

"Sobre a falta de fardamento é tudo verdade, está um verdadeiro "bate enxuga", o governo está falhando neste ponto", diz o policial de iniciais S.C.

Comando Geral da Policia Militar sobre o caso

O Portal GP1 procurou o Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, Francisco Prado para falar sobre as denúncias feitas pelo presidente da Associação Beneficente dos Cabos e Soldados, Jarbas Cavalcanti.

"Sinceramente acho que ele está desinformado de tudo. No fim de 2007 eu paguei fardas para eles, e neste ano também já paguei fardas para quase todos os batalhões, não entendo o que ele fala", declarou.

Sobre a questão dos baixos salários, o comandante disse que o governo já encaminhou à Assembléia Legislativa o projeto que regularizará o aumento para os policias. Ele deverá ser votado em breve e a expectativa é que apartir de maio, a PM já tenha um novo salário.

O comandante não quis revelar o valor, mas afirmou que todos os presidentes de associações concordaram com a quantia.

Para o Comandante da PM no Piauí, o presidente Jarbas está fazendo politicagem para garantir a reeleição. As eleições da ABECS serão dia 28 de março.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Arrombadores aterrorizam zona Leste de Teresina

Os moradores da Vila Samaritano, zona Leste de Teresina, estão vivendo um verdadeiro caos com a grande "onda" de assaltos que aterroriza a população. Casas, lanchonetes e bares estão sendo arrombadas tanto à noite quanto de dia. A população clama por uma intervenção da Polícia.

Segundo o morador de iniciais J.C. que não quis se identificar com medo de represálias dos bandidos, só no mês de fevereiro foram mais de dez arrombamentos.

"A minha lanchonete mesmo foi alvo desses ladrões, eles levaram um fogão, uma estufa de colocar os salgados, ao todo, o prejuízo foi de mais de R$ 400,00, não agüentamos mais", fala o morador indignado.

Segundo J.C., o maior arrombador é foragido da Polícia e é conhecido como Neném que mora no Bairro Morada do Sol, também na zona Leste.

Outro morador, N.C, também com medo de se identificar, disse que teve sua casa arrombada. Ele confirmou que o arrombamento ocorreu durante o dia enquanto ele estava para o trabalho.

"Esses vândalos são audaciosos, até mesmo de dia eles cometem seus crimes, aqui na Vila Samaritano está horrível", diz N.C.

No roubo à casa de N.C. os ladrões levaram um DVD, um som, um celular, um carregador e até um perfume (Sintonia).

Segundo os moradores, os arrombamentos não param por aí. De acordo com eles, mais de 30 carros já foram arrombados em um condomínio que fica próximo ao bairro.

A indignação é maior entre a população porque no bairro tem um Posto de Policiamento Ostensivo (PPO) que seria para garantir tranqüilidade ao povo, mas de acordo com os moradores, isso não ocorre.

"Temos um PPO aqui, mas não têm policiais, eles só vêm aqui de mês em mês e quando vêm, assim fica difícil", afirma J.C.

O Delegado Carlos André, do 11º Distrito Policial que fica no bairro Piçarreira - DP responsável pela área -, disse que ainda não receberam nenhuma denúncia dos arrombamentos, mas que sabem exatamente quem é o arrombador citado pelos moradores.

"Estamos trabalhando para capturar o Neném porque ele é fugitivo do 11º DP, queremos que a população nos ajude, denunciando e informando possíveis pistas dele", relata o delegado.

sábado, 1 de março de 2008

Começa hoje em Picos o Campeonato Piauiense de Futebol

Começa hoje à noite (01/03), na cidade de Picos, mais uma edição do Campeonato Piauiense de Futebol. Em campo, Picos e Parnahyba se enfrentaram no estádio Elvídio Nunes, em jogo isolado válido pela primeira rodada da competição.

Mesmo com uma semana de atraso da data prevista inicialmente pela Federação de Futebol do Piauí (FFP), para o início do campeonato, os jogos da fase final não sofreram mudanças. Os jogos decisivos da competição ocorreram nos dias 25 de maio e 1° de junho, sendo a decisão disputada nos dias oito e 15 de junho, que pela previsão deverão acontecer no estádio Albertão.

Agora, com os estádios da capital sem poderem receber os jogos, as partidas dos clubes de Teresina serão no interior do Estado. Este ano o campeonato piauiense terá uma atração especial, será a grande presença de atletas de outros Estados. Um exemplo desse intercâmbio do futebol é o time do Comercial de Campo Maior que tem vários jogadores de Pernambuco.

Para os críticos de futebol essa grande presença de jogadores de fora não é muito positiva. Segundo eles, essa prática não valoriza a prata da casa e quando a competição acabam eles vão embora e os clubes ficam sem uma base.Outra boa notícia é que a campanha que garante ao torcedor trocar suas notas fiscais no valor de R$30,00 por ingressos vai continuar.

Confira a tabela do campeonato