segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ACESSIBILIDADE: Estados copiam do Piauí modelo em políticas de inclusão. CONFIRA

Durante o 3º Fórum Regional pela Inclusão para a Pessoa com Deficiência, realizado no último sábado (07) em Esperantina, a Secretaria da pasta Rejane Dias prestou contas sobre as atividades realizadas pela Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), neste ano de 2009.

Entre os pontos apresentados, ela destacou o modelo que o Estado é na área e disse que alguns estados do Nordeste já estão buscando parcerias com o Piauí para copiarem as idéias.

Segundo ela, quando anda por outros estados é que tem a noção exata do trabalho realizado aqui, pois o Piauí é visto como referência e já começa a ser seguido.

“Sabemos da importância de nosso trabalho, mas é fora daqui que percebemos essa grandiosidade. Tanto é verdade que o estado da Bahia, por exemplo, já está em conversa com a Seid para copiar e implantar o modelo do passe livre para os deficientes que está em vigor no Piauí. Além disso, os modelos de inclusão desenvolvido em todo o Piauí também devem servir de referência para o estado baiano”, afirma a secretária e primeira dama Rejane Dias.

Rejane destacou ainda que hoje em dia os deficientes estão cada vez mais sabendo de seus direitos e estão buscando melhorar de vida. Ela finalizou dizendo uma frase que adotou para a sua gestão frente à Seid.

“Deficiente é quem não consegue mudar sua vida, é aquele que não consegue mudar seu destino. Vocês são eficientes e estão mostrando seus valores a cada dia”, diz a secretária.

O Fórum

Ao todo, 16 municípios da região Território dos Cocais (Barras, Batalha, Campo Largo do Piauí, Joaquim Pires, Joca Marques, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Morro do Chapéu, Nossa Senhora dos Remédios, Porto, São João do Arraial, Boa Hora, Cabeceiras do Piauí, São José do Divino, além de Esperantina), serão beneficiados com o evento, que tem como objetivo disseminar informações e interiorizar serviços voltados para a inclusão e defesa dos direitos das PCD.

Aproximadamente 2.000 pessoas prestigiaram o evento que começou ontem.

Foram parceiros do evento, as secretarias estaduais da Educação, Saúde, Trabalho e do Empreendedorismo, Assistência Social e Cidadania, Transportes, Detran, Agência de Desenvolvimento Habitacional, Fundação Cultural do Piauí, Fundação dos Esportes do Piauí, Coordenadoria Estadual de Comunicação, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Centro Integrado de Reabilitação e Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Piauí. Cada um levou informações para os deficientes e técnicos dos municípios presentes.

Fotos: www.tvcanal13.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário