quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Encontro de saúde discute em Teresina integração entre profissionais da área

Acontece durante toda esta quinta-feira (12) em Teresina, mais uma etapa do programa de estudos do Sistema Único da Saúde (SUS), vinculado ao Ministério da Saúde. O evento reúne profissionais da área de Teresina e do Estado e visa discutir os problemas do sistema.

Neste encontro, o tema abordado é a Produção em Rede na saúde pública e tem como palestrante a professora da Universidade Federal de Santa Maria (RS), Liane Righi. Segundo ela, este conceito não é novo e objetiva conscientizar e capacitar os profissionais da saúde, que não basta ter os melhores equipamentos, é preciso que todos os setores da rede de saúde pública estejam integrados para que os problemas sejam solucionados.

“Aquele modelo velho de atendimento de saúde, onde as pessoas se curavam de determinadas doenças já está ultrapassado. Os atuais problemas na saúde hoje não são para serem tratados, mas para serem convividos, como a hepatite, a hipertensão e outros problemas”, explica a Doutora em Saúde Coletiva.

A Gerente de Ações Pragmáticas da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) Maria Vieira, é quem está coordenando o evento, que reúne médicos, enfermeiros, assistentes sociais, agentes de saúde, dentistas, psicólogos, nutricionistas na FMS e também do Estado.

“A cada dois meses nós nos reunimos para avaliar um setor da saúde. Na verdade é uma análise de como o SUS está funcionando em Teresina e no Piauí. Hoje, estamos trabalhando como é possível produzir em rede, ou seja, como podemos integrar nossos profissionais para levarmos um atendimento de saúde com mais qualidade para os usuários”, aponta a coordenadora.

Segundo ela, cerca de 150 profissionais participam da palestra com a professora Liane Righi, do Rio Grande do Sul. “Nós buscamos identificar os problemas e apontar possíveis soluções”, acrescenta.

Acesse: www,tvcanal13.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário