sexta-feira, 16 de julho de 2010

OPERAÇÃO: Polícia Federal investiga ex-prefeito por desviar recursos do FUNDEB

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (16/07), o delegado Pedro Felipe, da Polícia Federal, explicou como se deu a Operação Orthoptera II, deflagrada na madrugada de hoje em cidades do Piauí e do Maranhão e que visa o combate a desvio de recursos federais repassados aos municípios. Os valores desviados ultrapassam R$ 2,4 milhões.

Segundo o delegado, entre os investigados estão o ex-prefeito de São Francisco do Maranhão, ex-vereadores e alguns empresários. Eles estão sendo acusados de desviar recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

Delegado Pedro Felipe (à direita), fala da operação interestadual

“A superintendência da PF aqui no Piauí deu apenas um suporte com seus agentes para cumprir onze mandados. Todos foram cumpridos. Vale ressaltar que ninguém foi preso até o momento, apenas estão sendo ouvidos com base nas denúncias. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Barão de Grajaú (MA), São Francisco do Maranhão (MA), Amarante (PI) e Floriano (PI)”, explica o delegado.

O delegado Pedro Felipe disse que os crimes ocorriam em São Francisco do Maranhão. Ele conta que os recursos eram sacados da boca do caixa e desviados para conta de políticos, que usavam para a compra de votos.

Os envolvidos vão responder por desvio de recursos, capitação ilícita de sufrágio, peculato, falsificação de documentos e crimes de licitações.



Matéria completa: www.180graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário