quarta-feira, 12 de agosto de 2009

SESAPI realiza seminário de saúde sobre prevenção de doenças no Estado do PI

Conhecer as principais doenças que afetam os municípios do Piauí, este é o objetivo do Seminário Estadual de Vigilância das Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT), que acontece no Centro de Convenções do Atlantic City World, em Teresina.

O evento, coordenado pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), reúne secretários de saúde e de educação das cidades piauienses, DETRAN, Sasc, UFPI, Seid, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança, Coordenação dos direitos humanos e da juventude, entre outros órgãos, todos com a missão de identificar essas doenças em cada região.

Segundo a Técnica em Vigilância da Sesapi, Dr.Edna Albuquerque Brito, este evento vai permitir que cada cidade identifique os principais problemas de saúde e trace, de forma objetiva, políticas para combatê-las.

“Este seminário é em nível de Estado, mas depois cada gestor vai identificar estes problemas em sua cidade e posteriormente vamos nos reunir em um encontro macrorregional para analisarmos os resultados e a partir daí, traçarmos um plano para a atuação das secretarias e garantir a prevenção dessas doenças”, assegura a técnica.

Cerca de 600 pessoas devem participar do seminário que enfoca a saúde pública como um todo, com enfoque especial aos agravos não transmissíveis. “Os agravos são causa externas de doenças, como acidentes e representam muitos casos no estado, mas só após o levantamento feito nas cidades é que vamos ter uma noção de como eles prejudicam o desenvolvimento do Piauí”, explica Edna Albuquerque.

Ela aponta que pesquisas recentes revelam que as doenças não transmissíveis já matam mais pessoas que as transmissíveis. “Em primeiro lugar está as doenças cardiovasculares, em segundo o câncer e em terceiro as causas externas”, diz.

O seminário começou ontem (11) e encerra nesta quarta-feira (12) e conta com palestras e mesas redondas.

Acesse: www.tvcanal13.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário