segunda-feira, 3 de agosto de 2009

EMPRÉSTIMOS: Delegado do Piauí diz que lei federal facilita crimes contra os idosos

O delegado do Idoso, Marllos Sampaio, disse na manhã dessa segunda-feira (03), em entrevista a uma TV local, que a lei federal que regulariza os empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem contribuindo para as fraudes no Estado do Piauí. No empréstimo consignado o valor das parcelas é descontado diretamente do benefício.

Segundo o delegado, a lei facilitou o acesso dos aposentados aos empréstimos, porém, a fiscalização é falha e muitos golpistas estão se aproveitando dessa facilidade para aplicar golpes nos idosos.

Para o delegado Marllos Sampaio, é preciso que também haja mais rigor por parte do judiciário para que puna realmente as pessoas envolvidas com esta prática criminosa.

“Todos os meses prendemos várias pessoas envolvidas com esses crimes e enviamos os processos para ao poder judiciário, então, é preciso que essas pessoas sejam presas e cumpram suas penas, ao contrário, os crimes contra os idosos vão continuar acontecendo”, afirma o delegado.

Marllos Sampaio diz que por mês, mais de 150 denúncias são registradas da Delegacia do Idoso. “São denúncias do interior do Estado e da capital. Vale ressaltar que as pessoas estão mais conscientes com relação às agressões contra os idosos e estão denunciando mais”, esclarece.

Aliciamento

Com relação aos crimes de aliciamento, que muitos idosos estão sendo vítimas, o delegado disse que as financeiras, onde os idosos estão sacando o dinheiro, não pedem ser punidas, a menos que estejam agindo junto com os golpistas. Ele ressaltou que na semana passada foram presas quatro senhoras em Teresina cometendo este crime.

“O que podemos fazer é comunicar ao Banco Central e a financeira pode ficar sem operar por uma semana, mas isso é provisório e se não houver uma maior fiscalização vai ser difícil conter esta prática. Assim, os idosos vão sacar dinheiro nos bancos, pois eles não vão identificar quais documentos são falsos ou não”, alerta o delegado.

Acesse: www.tvcanal13.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário