domingo, 9 de agosto de 2009

Treinamento pretende diminuir mortes de recém-nascidos na cidade de Teresina

Dados do Ministério da Saúde (MS) indicam que cerca de 10% dos recén-nascidos no Brasil precisam de de auxílio ao nascer. Esses números fizeram com que a Prefeitura de Teresina iniciasse um treinamento com os médicos e enfermeiros do Serviço de Atendiemnto Móvel de Urgência (SAMU), para que saibam agir quando encontrarem pacientes em situação de parto.

O treinamento a nível nacional foi realizado no sábado (08) no Instituto de Perinatologia da Maternidade Evangelina Rosa.

Segundo a coordenadora do treinamento Mariza Pereira, médica Pediatra Neonatologista, esse treinamento é fundamental para que esss profissionais tomem as decisões certas diante de determinadas situações.

"É um evento a nível de Brasil e objetiva prepará-los para o cotidiano. Nesta primeira etapa vamos capacitar 22 profisionais e futuramente vamos capacitar mais", afirma.

De acordo com Mariza Pereira, as ações da prefeitura vêm refletindo em números positivos e a cidade, praticamente não registra partos fora das maternidades. "Em Teresina temos menos de 1% de partos realizados fora das maternidades e isso é um passo importante", conta a neonatologista.

Capacitação

A médica pediatra Maria José não perdeu a oportunidade para si capacitar e fala da importância desse treinamento para os profissionais.

"Ele [treinamento] vai melhorar a nossa assistência junto aos recém-nascidos. Sabemos que muitos deles precisam de uma intevençaõ pós-parto e precisamos saber como agir", conta a pediatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário