quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Construção da Transnordestina deverá diminuir acidentes das estradas do Piauí

A construção da Ferrovia Transnordestina, que tem início hoje no Piauí, deve diminuir o número de acidentes nas estradas que cortam o Estado. É o que garantiu o Secretário Estadual de Transportes, Luciano Paes Landim, em entrevista a uma TV local na manhã desta quarta-feira (05).

Segundo o secretário, a obra, que vai receber praticamente metade dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo do Federal, vai desafogar satisfatoriamente as rodovias estaduais que são usadas para escoar toda a produção agrícola do Estado. Ele aponta ainda outros benefícios.

“Com a Transnordestina, o fluxo de veículos pesados nas estradas vai diminuir e isso contribuirá para que haja menos acidentes. Além disso, o asfalto vai aumentar sua vida útil. A geração de 4 mil empregos, a interligação do Piauí com os portos de Pecém (CE) e Suape (PE) e a cobrança de impostos para os municípios vizinhos à ferrovia são outros pontos positivos desta obra”, garante o secretário.

De acordo com Luciano Paes Landim, a obra vai percorrer 377,5 km no Piauí, indo desde a cidade de Eliseu Martins, no sul do Estado, até Curral Novo. E ele cita ainda um diferencial que vai garantir a rapidez no transporte das cargas. “A ferrovia vai ficar a cerca de 10 km de cada município, o que garante um trajeto em linha reta, possibilitando uma maior velocidade das ma´quinas na escoação da produção até os portos de os locais de destino”, aponta.

A Ferrovia Transnordestina é a maior obra do PAC no Piauí. Serão destinados cerca de R$ 1.500.000.000,00 (um bilhão e meio de reais). A previsão para a conclusão da obra é em dezembro de 2010.

Acesse: www.tvcanal13.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário