sexta-feira, 30 de outubro de 2009

DESCASO: Família sobrevive de lixão na zona leste da cidade de Teresina. FOTOS

Na tarde desta quinta-feira (29) o Tvcanal13.com encontrou uma situação de calamidade na sobrevivência humana. Trata-se da família da dona de casa Antonia Mota Rodrigues, de 32 anos. Por ironia, a casa fica na Rua Brilhante, no Loteamento FAMEPI, no bairro Cidade Leste, zona leste de Teresina.

Dona Antonia mora no local há três anos e desde então, sobrevive da coleta de materiais plásticos, que ela colhe em um lixão do bairro. Mãe de três filhas, desempregada e fora de qualquer atendimento de programas sociais, ela conta como é sua vida.

“Tenho passado por muitas dificuldades com minha família. Aqui moramos eu, minha tia, sua neta e minhas três filhas, sendo duas gêmeas. Toda a minha renda vem de meu trabalho, que é catar plásticos nos lixões. Quando vendo os plásticos para as recicladoras, arrecado cerca de R$ 7,00 reais por dia e com esse dinheiro não consigo alimentar meus filhos, pois além de ser pouco, ainda tenho que gastar comprando alimento para meu jumentinho, que é o meio que utilizo para transportar o material recolhido. É uma situação lamentável e peço ajuda a todos”, fala dona Antonia, com o rosto marcado pelas lutas do cotidiano.

Segundo ela, em sua casa falta alimentação, roupas, água tratada, conforto, local para dormir, enfim, faltam recursos materiais para que uma pessoa viva com dignidade. Na rua, falta saneamento e o risco das crianças contraírem uma doença é muito grande.

“Outro problema é com relação aos documentos de minhas filhas. Eu os perdi há um tempo atrás e ainda não consegui tirar a segunda via. Assim, nem participar dos programas sociais do Governo Federal, eles podem”, lamenta.

As gêmeas Taís e Tainara, de 8 anos, estudam em uma casa de assistência social da cidade e também esperam por uma vida melhor. “Quero que tenhamos sempre alimentos para não ficarmos com fome. Assim, vamos poder estudar melhor e ser alguém na vida”, diz Tainara.

Dona Antonia Mota disse que no bairro até tem uma Assistente Social, mas que ela nunca resolveu seu problema.

Ação Social

Para tentar amenizar os problemas de dona Antonia Mota, a Paróquia de São Cristóvão levou à família, alimentos, roupas e alguns produtos de limpeza. A entrega ocorreu na tarde de ontem (29).

Fotos: www.tvcanal13.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário