quinta-feira, 1 de outubro de 2009

SUPERLOTAÇÃO: Firmino Filho anuncia intervenções no HUT na cidade de Teresina

A partir do próximo dia 15 de outubro, o Hospital de Urgências de Teresina (HUT) vai passar por um processo de humanização de todo seu quadro de funcionários. O objetivo é qualificar os atendimentos e fazer uma triagem dos pacientes, para que só sejam atendidos lá quem realmente precisar dos atendimentos lá especializados.

Em entrevista a uma TV local nesta manhã de quinta-feira (01), o Presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Firmino Filho, disse que a superlotação no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), se deve, em grande parte, à ida de pacientes ao HUT com problemas que poderiam ser resolvidos nos hospitais de bairros e nos hospitais regionais de todo o Piauí. O presidente explicou as mudanças que devem ocorrer no hospital.

“Nós vamos fazer uma qualificação de risco, ou seja, só vamos receber os pacientes que necessitem mesmo de atendimento do HUT. Os casos que puderem ser resolvidos fora de lá, serão. Dessa forma, vamos desafogar o sistema de urgência e emergência no hospital e qualificar mais ainda o atendimento”, afirma Firmino Filho.

Segundo ele, para que essa intervenção seja possível, é necessário uma qualificação também nos hospitais mais importantes da cidade, como o do bairro Buenos Aires, Satélite, Dirceu, Promorar e Mocambinho. “Dessa forma, vamos organizar a estrutura do sistema de urgência de Teresina, o que é um problema sério atualmente”, diz o presidente.

Firmino comentou ainda que esse problema de lotação no HUT é consequência da chamada seleção adversa, que atrai mais pessoas a procura de um serviço quando este é bem executado.

“Nós tivemos um grande salto na qualidade do atendimento do HUT no último ano, basta comparar com os números do HGV quando a urgência funcionava lá. O aumento no número de atendimento foi de cerca de 50% depois da inauguração”, fala Firmino.

Acesse: www.tvcanal13.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário