quinta-feira, 8 de outubro de 2009

TERESINA: Firmino rebate críticas e diz que sistema médico de triagem será eficiente

Adeus à hierarquia das filas. Isso porque na manhã desta quinta-feira (08) foi lançado em Teresina um novo sistema de atendimento médico.

Trata-se do sistema que vai atender segundo uma Classificação de Risco, ou seja, será atendido primeiro nos hospitais as pessoas que apresentarem quadros clínicos mais graves. A triagem vai acontecer no Hospital de Urgências de Teresina (HUT) e o paciente atendido vai receber uma cor de acordo com a gravidade do caso.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Firmino Filho, estava na apresentação do sistema para a imprensa, médicos e a sociedade em geral. Ele falou da efetividade do HUT nos últimos meses e explicou como vai acontecer a implantação deste serviço.

“Os números mostram a efetividade do HUT nos últimos meses. Basta fazermos uma comparação com os atendimentos no HGV para percebermos como aumentou a procura e os atendimentos. Isso é fato. No entanto, quando um sistema está funcionado bem é natural que receba mais procuras e é o que está acontecendo lá. Dessa forma, a superlotação é inevitável, principalmente porque muitas pessoas estão procurando o hospital com casos simples, que poderiam ser resolvidos nos hospitais dos bairros. Este novo sistema vai fazer a classificação do atendimento por meio de cores e de acordo com a gravidade do caso e encaminhar o paciente para o atendimento”, esclareceu Firmino Filho.

As cores

Firmino Filho disse que os pacientes serão classificados pela gravidade obedecendo quatro cores, segundo normas da PNH.


O vermelho é utilizado para os casos de emergência


Amarelo para os casos de urgência


Verde para os casos considerados menos graves


Azul para os casos que podem ser atendidos por outras unidades de saúde de menor complexidade

Esclarecimento à população

O sistema não é novo, já está implantado em várias capitais brasileiras. Mas em Teresina é novidade e a população precisa de esclarecimentos.

“Estamos desenvolvendo uma série de ações educativas e explicativas para fazer com que a população de Teresina possa entender logo como o sistema vai funcionar. É natural que o novo cause espanto, mais em pouco tempo todos vão entender o sistema e tudo vai funcionar bem”, assegura o presidente da FMS.

Críticas

Mas este novo sistema poderá não funcionar devido à precariedade de alguns hospitais de bairros, segundo alguns membros da associação piauiense de médicos do Piauí. Firmino rebateu as críticas.

“Se este sistema já existe em várias cidades do Brasil e funciona, porque não funcionaria aqui, se somos considerados referência em saúde pública. Precisamos parar com este complexo de inferioridade e achar que só os outros são bons e nós não conseguimos fazer nada”, rebate Firmino Filho.

Acesse: www.tvcanal13.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário