segunda-feira, 21 de setembro de 2009

THE: Deficientes protestam em frente à prefeitura e Sílvio Mendes não os atende

Marcando o Dia Nacional de Lutas das Pessoas com Deficiência, uma comissão formada por deficientes, fizeram um protesto em frente à Prefeitura de Teresina na manhã desta segunda-feira, 19.

A principal reivindicação dos cadeirantes neste momento é a ampliação do sistema de transporte público adaptado para os cadeirantes. Segundo eles, uma promessa feita pelo prefeito de Teresina Sílvio Mendes e que há tempos, nunca foi cumprida.

De acordo com Amparo Sousa, da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (Adeft), a quantidade de veículos adaptados na cidade não atende nem 20% dos deficientes.

“Vivemos um dilema, sem podermos chegar a nossos destinos. Não adianta os locais públicos serem adaptados, se não temos como ir até eles. Além disso, em dezembro de 2008 o prefeito nos prometeu várias ações direcionadas a nosso segmento como, a criação de núcleos especiais para os deficientes, compra de mais veículos adaptados, adaptação de obras públicas e regularização de lei para o bom funcionamento do transporte eficiente e que nunca cumpriu. Nesse dia, estamos cobrando nossos direitos”, desabafa a cadeirante.

Em Teresina, são cerca de 800 cadeirantes cadastrados, que têm dificuldades de chegarem à escolas, centro de saúdes e prédios em geral. Para a dona de casa Maria Luíza, o número de veículos adaptados para transportar os deficientes é insuficiente. Em seu caso, esta deficiência acaba dificultando até o tratamento de seu filho.

“Pedimos que o prefeito coloque mais carros adaptados para transportar os cadeirantes. No meu caso, eu preciso levar o Tiago para o tratamento dele e se não tiver ninguém para pegá-lo, como farei isso”, cobra a dona de casa.

A expectativa dos deficientes é que o prefeito Sílvio Mendes fosse falar com eles, mas de acordo com Silvana Miranda, (Presidente da Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina/ASCANTE), após uma longa conversa entre associações de deficientes e a prefeitura, veio o resultado negativo.

“Mais uma vez saímos da prefeitura decepcionados. O prefeito não vem falar conosco. Um dos secretários é quem deve vir, mas não queremos, nossa conversa é com o prefeito. Vamos ficar aqui o tempo que for preciso”, garante Silvana Miranda.

Fotos: www.tvcanal13.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário