terça-feira, 8 de setembro de 2009

THE: Procura pelo metrô vai aumentar em mais de 100% com nova linha até o centro

A estrutura física da nova linha do metrô de Teresina, Ramal Bandeira, vai ser inaugurada mesmo em outubro, como havia informado o Governo do Estado. A novidade é o numero de pessoas que o metrô vai atender com a nova linha. Serão mais de 15 mil pessoas beneficiadas com o novo serviço.

Segundo o diretor administrativo da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos, Antonio Sobral, atualmente o metrô atende cerca de 6 mil pessoas diariamente, o que mostra a pouca utilização do serviço. Mas para o diretor, a interligação da linha ao centro da cidade deve aumentar a demanda em mais de 100%.

“Hoje o metrô só vai até a estação da Matinha e de lá para o centro fica um pouco longe. A nossa expectativa é que a procura aumente com a sua ida até o pólo comercial. É um aumento de cerca de 2 quilômetros na linha e essa distância fazia com que a maioria das pessoas dos bairros por onde o metrô passa, preferissem usar os ônibus coletivo ao se deslocarem apra o centro da cidade”, explica Antonio Sobral.

Ele informou que o metrô de Teresina começa a operar às 6h e encerra às 20h e percorre 12,6 quilômetros, passando pelos bairros Renascença, Itararé, Boa Esperança, Piçarra, Ilhotas, Cabral e Matinha. “Nesse trajeto o metrô passa por oito estações e leva cerca de 24 minutos para checar até à Matinha. Com a nova linha, esse número vai aumentar em cerca de três minutos, passando para 27 minutos o tempo gasto do bairro até o centro”, afirma.

Mas de acordo com o diretor Sobral, esse tempo ainda é bem menor que o gasto pelos ônibus coletivos. O diretor aponta outros pontos positivos para os passageiros de Teresina ao usarem o sistema férreo de transporte público.

“É um sistema estruturante, principalmente nas grandes cidades, ele alivia o trânsito, melhora a questão do estacionamento, é mais rápido e, durante o percurso, não tem paradas com congestionamentos e sinais, e acima de tudo diminui a poluição e atmosférica, ”, acrescenta Antonio Sobral.

O valor da passagem, R$ 0 50 centavos, que é três vezes mais barata que o valor da passagem nos coletivos R$ 1,75, é outro fator positivo apontado pelo diretor da companhia.

A inaguração

A conclusão da obra física acontece em outubro. A partir daí, o cerimonial do Governo do Estado vai escolher uma data para a inaugração efetiva do sistema.

Acesse: www.tvcanal13.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário