segunda-feira, 7 de setembro de 2009

THE: Diretor cobra apoio do Governo e aponta falta de estrutura no metrô. VEJA

Inaugurado em agosto de 1989, no governo de Alberto Silva, o metrô de Teresina foi criado com o objetivo de implantar um transporte de alta capacidade para o aglomerado urbano de Teresina. No entanto, esse objetivo não vem sendo cumprido ao longo dos anos e hoje, sua estrutura é bem precária.

De acordo com o Diretor Administrativo da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP), Antonio Sobral, falta mais atenção do governo para com o sistema. Ele afirma que está na hora dos governantes despertarem para a qualidade do transporte férreo, que apresenta muitas vantagens com relação ao transporte de veículos automotores.

“A cidade tem um bom potencial para usar o meio, mas ao longo dos anos faltam incentivos e recursos para melhorar a qualidade do serviço prestado. No trém, podem viajar até 800 pessoas de uma só vez e isso se refletiria em muitos ganhos para a sociedade e para o poder público, por exemplo”, fala Antonio Sobral.

Para Antonio Sobral, os principais pontos da estrutura do metrô de Teresina que precisam de reforma e de melhoras são: bancos e assentos, no sistema de refrigeração, na tração do motor, na cabine do maquinista, na própria faixada, nos pára-brisas, na limpeza na linha férrea e também na sinalização.

Sobral informou ainda que os trechos mais perigosos serão isolados com uma proteção para evitar acidentes.

Reforma

Para qualificar mais o sistema, o diretor afirmou que há cerca de 40 dias o metrô de Teresina vem passando por reformas em boa parte de sua estrutura. “Praticamente em todas as áreas do sistema estão sendo feitas reformas e melhorias”, garante.

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