sábado, 12 de setembro de 2009

Meta: Escolas do Piauí serão adaptadas para portadores de deficiência. CONFIRA

Durante a realização do I Seminário Nacional de Comissões dos Direitos das pessoas com Deficiência, que acontece em Teresina, a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Rejane Dias, disse que a meta do Governo do Estado é construir pelo menos uma escola adaptada para os deficientes em cada município do Piauí.

Segundo Rejane Dias, o objetivo é incluir todas as crianças com algum tipo de deficiência nas escolas, pois a educação é a porta para que a acessibilidade chegue a mais pessoas e com mais qualidade.

“Estamos trabalhando muito para que a inclusão nas escolas chegue a todas as cidades do Piauí. Não podemos aceitar que ainda existam crianças que estejam fora das salas de aulas porque não têm acesso onde moram”, afirma a secretária.

O Seminário

Para a secretária Rejane Dias, é muito importante que este evento seja realizado no Piauí. Ela aponta a possibilidade dos debates e a troca de experiências como as principais vantagens. Mas ela reconhece que ainda precisam ser feitos mais investimentos.

“Somos destaques neste segmento e isso é fruto de muito trabalho, principalmente devido às parceiras que temos como outros órgãos. Mas somos conscientes que é preciso haver mais qualificação, mais debates, mais inclusão e este seminário é um bom começo”, conta Rejane Dias.

Já para o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Joelson Dias, o Estado do Piauí tem que ser parabenizado pelas ações que vem desenvolvendo no campo da inclusão da pessoa com deficiência. Ele disse que diante dos números de deficientes no país, o Estado vem atendendo bem sua população.

“Cerca de 10% da população nacional tem algum tipo de deficiência e o trabalho feito aqui, é muito importante para a inclusão dessas pessoas. O Piauí é destaque e se continuar aprimorando esta prática, será modelo nacional mais ainda”, relata o ministro Dias.

Acesse: www.tvcanal13.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário