quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DENÚNCIA THE: Catadores estão vendendo carne que ia pro lixão do Aterro Sanitário

A professora de Saúde Ambiental da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Drª. Livramento Fortes Figueiredo está denunciando ação criminosa por parte dos catadores de lixo do Aterro Sanitário de Teresina. Ela afirma que os mesmos estão pegando carne e outros alimentos perecíveis estragados e repassando para pequenos comerciantes na capital, sobretudo, os vendedores de espetinho.

De acordo com a professora Livramento, a constatação da denúncia se deu na terça-feira (16/11), quando seus alunos foram visitar o local durante a realização de um trabalho de campo que é feito semestralmente pela disciplina. Ela conta que o grupo de universitário foi ao local para conhecer e fotografar o Aterro Sanitário e posteriormente fazer uma apresentação da visista. No entanto, argumenta a doutora, eles foram impedidos pelo gestor do aterro, que recomendou que eles não entrassem, pois as pessoas que catam os lixos no local são violentas, alcoolizadas e usam drogas.

“Eles ficaram surpreendidos com a interferência do gestor do aterro e não puderam entrar. Nem mesmo as fotos que deveriam fazer para usar na apresentação foi possível fazer. E para complicar mais, eles denunciaram ao retornar à Universidade que os catadores de lixo estão fazendo bloqueios na entrada do lixão por onde passam os caminhões com carne, laticíneos e outros alimentos perecíveis e pegando estes produtos. Estes produtos, então, estão sendo repassados para compradores de pequenos comércios e vendedores de espetinhos da cidade, que já ficam a espera dos alimentos”, explica a professora.

Segundo a professora Livramento Figueiredo, essa denúncia e grave, pois coloca em risco a vida de muitas pessoas que se alimentam, particularmente desses espetinhos, que são vendidos em vários pontos da cidade. “Um dos locais em que essa carne estragada estaria sendo vendida é a rodoviária dos pobres, na saída para a Demerval Lobão”, na zona sul de Teresina.

A professora disse que a prefeitura é responsável pelo que está acontecendo, pois todos os catadores de lixo do Aterro Sanitário são cadastrados pelo órgão e que, portanto, tem que saber como estão trabalhando estas pessoas e principalmente tomar providências com relação a estas denúncias.

PREFEITURA DE TERESINA
A Prefeitura de Teresina, através da Superintendência de Desenvolvimento Urbano/Sul, informou que a informação procede, no entanto, explicou seu teor.

Por meio de sua assessoria, a SDU/Sul disse que um supermercado da cidade estava com uma grande quantidade de carne estragada e teve que jogar no lixão. Assim que colocaram no local os catadores perceberam e começaram a pegar, mas não se pode afirmar o fim dado ao alimento estragado. A assessoria completou ainda que a prefeitura encaminhou uma recomendação à Associação dos Supermercados de Teresina exigindo que toda a carne encaminhada ao local seja triturada com outros matérias impossibilitando o seu consumo.

A SDU finalizou ressaltando que caso esta recomendação não seja cumprida pelos donos de supermercados, a prefeitura vai proibir que estes depositem seus lixos no aterro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário