segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

GOVERNADOR WILSÃO ANUNCIA Lílian Martins na Secretaria de Saúde do Piauí

O Coordenador de Comunicação do Estado, Fenelon Rocha, informou no fim da manhã desta segunda-feira (06) que a deputada estadual reeleita Lílian Martins (PSB) será a nova Secretaria de Saúde, uma das pastas mais cobiçadas no escalão do governo.

Na manhã de hoje também foi anunciado o nome de Átila Lira, na secretaria de Educação e confirmado o jornalista Fenelon Rocha, na Coordenadoria de Comunicação Social.

Segundo o governador Wilson Martins (PSB), que visitou o Hospital Universitário, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), os demais secretários serão anunciados até o dia 25/12, posteriormente à aprovação da reforma administrativa que tramita na Assembleia Legislativa.

Lílian Martins assume como a deputada mais bem votada no Estado nas eleições 2010.

POSSE DO GOVERNADOR
Wilsão toma posse no dia primeiro de janeiro às 18h na Assembleia Legislativa e às 19h participa de uma solenidade no Palácio de Karnak.

ENTREVISTA
Em entrevista no programa Agora, da TV Meio Norte, a deputada Lílian Martins falou se suas prioridades em sua gestão frente à Sesapi.

Ela disse que o primeiro passo é profissionalizar os serviços de saúde e fortalecer a atuação dos hospitais regionais. Lílian Martins admite que há uma cobrança muito grande nesta pasta, pois é uma área que atinge a saúde das pessoas, será difícil, mas farei tudo para ser um exemplo, trabalhando para quer a capital seja desafogada.

“Nós temos problemas porque os leitos não têm resolutividade. O previsto pela lei é 2,5 ou 3,5 leitos por habitantes e nós temos 2 leitos por habitantes. Mas vou trabalhar para conscientizar a população sobre a importância de nos juntarmos para que haja um reforma na saúde e conto com novos adeptos”, avaliou a parlamentar.

Sobre a relação com os serviços privados, Lílian Martins disse que a prioridade é o atendimento público, mas não pode descartar uma parceria com o este setor.

Questionada se fatores políticos pesariam na hora da indicação dos diretores regionais de hospitais, a deputada disse que a escolha pode passar por acordos políticos, mas não passará obrigatoriamente por este fator. “Foi uma conversa que tive com o governador a esse respeito e estas decisões serão com base na profissionalização em cada hospital”, diz, cogitando a formalização dos consórcios de municípios vizinhos como alternativa para solucionar o problema na saúde estadual, que não dispõe de recursos suficiente para tal reforma administrativa.

E sobre a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) a nova secretária se disse contra, mas a favor da Emenda 29, que repassa mais recursos aos Estados.
O sistema de saúde do Piauí tem cerca de 11 mil funcionários, dos quais, 920 são médicos. Tem 2 mil prestadores de serviços e 9 mil efetivos


Nenhum comentário:

Postar um comentário