quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Secretário diz que servidores do DER-PI nunca quiseram negociar com o governo

Os servidores do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PI) ficaram revoltados quando souberam na manhã desta quinta-feira (16/12) que terão seus salários reduzidos.

A categoria, que tem 542 servidores recebendo um vencimento médio de R$ 2.100,00, por conta dos Cargos e Salários alinhados ao salário mínimo e que foi estabelecido ainda antes da Constituição de 88, não se conformam com o anúncio do governo de que vai diminuir seus salários. Os servidores ameaçam fazer greve no departamento, caso não haja uma conversa com o Governo Estadual e o estabelecimento de um acordo.

O secretário de Administração Evaldo Ciríaco disse que esta questão é antiga e que na verdade o presidente da categoria é quem nunca quis negociar. Ele explicou o caso e disse que estranha a categoria dizer que foi pega de surpresa.

“Veja bem, os servidores tinham cargos e salários alinhado com o salário mínimo por conta de um Decreto. A partir de 88, os gestores sucessores o governo não quiseram mais cumprir o que não era legal. Em 98, a categoria interpôs Mandado de Segurança via Tribunal de Justiça determinando que o salário dos servidores devia ser alinhado ao salário mínimo. O governo então recorreu ao STJ que acatou a ação e recomendou que o TJ julgasse novamente o caso. Por unanimidade, o TJ-PI reconheceu que os servidores não poderiam ter salários com base no salário mínimo. Agora só será cumprida, já que a decisão vem se arrastando por muito tempo”, dia o secretário.

Evaldo Ciríaco disse que houve irresponsabilidade por parte da diretoria do sindicato que não quis negociar. “Nós inúmeras vezes esperamos por uma proposta da categoria e nunca nos foi apresentada, agora eles dizem que é surpresa, mas na verdade eles sempre vêm participando das reuniões”, completa Ciríaco, afirmando que o governador não está feliz com a situação.


Um comentário:

  1. Eu sou uma das vitimas dessa tremenda injustica com o corte de 50% dos nossos salarios!! Como aposentada, protesto essa 'leviandade' que nos pegou de surpresa. Se o Sindicato foi o culpado, nos nao temos que pagar o 'pato' pois estamos sempre contribuindo para o SINDER-PI entao o mesmo deve assumir toda a resposabilidade desses atos e tomar as devidas providencias cabiveis.

    ResponderExcluir