terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Mardem Meneses fala: 'Presente de Natal do presidente Lula para o PI é vetar pré-sal'

O deputado Estadual reeleito Mardem Meneses (PSDB) fez duras críticas ao pronunciamento do presidente Lula, que anunciou que vai vetar o projeto que prevê a distribuição de forma igualitária dos recursos do pré-sala aos estados dos brasileiros.

A aprovação do projeto ocorreu dia primeiro de dezembro no Congresso Nacional. Se o veto ocorrer mesmo, o presidente Lula reduz de R$ 1,3 bilhões para R$ 260 milhões os repasses da União para o Piauí.

De acordo com o deputado, os recursos vêm ajudar muito os Estados mais pobres, sobretudo os da região Nordeste.

“Este é o presente de Natal do presidente Lula, para o Nordeste, um veto na distribuição do Pré-sal. Ele teve total apoio e em troca faz isso com o povo. Passada a eleição ele veta um projeto que manda diretamente recursos para o Nordeste, como se as reservas de pré-sal ficasse no território desses Estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo”, fala o deputado afirmando que está indignado com este posicionamento do presidente, tão aclamado no Piauí.

SAIBA MAIS
Camada pré-sal refere-se a um conjunto de reservatórios mais antigos que a camada de sal, principalmente halita e anidrita. Esses reservatórios podem ser encontrados do Nordeste ao Sul do Brasil (onshore e offshore) e de uma forma similar no Golfo do México e na costa Oeste africana. A área que tem recebido destaque é o trecho que se estende do Norte da Bacia de Campos ao Sul da Bacia de Santos desde o Alto Vitória até o Alto de Florianópolis respectivamente.

A espessura da camada de sal na porção centro-sul da Bacia de Santos chega a 2.000 metros, enquanto na porção norte da bacia de Campo está em torno de 200 metros. Este sal foi depositado durante o processo de abertura do oceano Atlântico, após a quebra do Gondwana (Antigo Supercontinente formado pelas Américas e África, que foi seguido do afastamento da América do Sul e da África, iniciado a cerca de 120 milhões de anos). As camadas mais recentes de sal foram depositadas durante a última fase de mar raso e de clima semi-árido/árido(1 a 7 M.a.).


ACESSE: www.180graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário