quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Senadores eleitos do Piauí temem impacto econômico sem a aprovação do Pré-sal

Em entrevista, os senadores eleitos do Piauí Wellington Dias (PT) e Ciro Nogueira (PP) reagiram ao anúncio de veto do presidente Lula ao projeto aprovado na Câmara dos Deputados que estabelece novas regras para a distribuição dos royalties do petróleo. Os novos parlamentares se posicionaram contra a postura do presidente sob o argumento de que os estados nordestinos, sobretudo o Piauí, sofrerão impactos econômicos caso a lei não seja aprovada.

Ciro Nogueira acredita em uma grande mobilização da bancada federal para a derrubada do veto de Lula. Para ele, o momento é de pressionar a presidência do Congresso para tenha a votação. “O veto será derrubado com facilidade. Mas, ainda há dificuldades em se votar os vetos do presidente na Casa. É preciso compromisso das novas lideranças e cobrar as reuniões, discussões em torno dessa votação”, avalia o deputado federal do PP.

Segundo o parlamentar, as prefeituras do Estado serão as mais prejudicadas se a lei não for aprovada. “O Piauí perde em recursos, principalmente os municípios, que vivem com escassez de verbas. Iremos trabalhar para derrubar o veto. Sou radicalmente contra essa decisão”, declara Ciro.

VETO: W.DIAS TEME IMPACTO ECONÔMICO NOS ESTADOS
O senador eleito Wellington Dias acredita que, se este veto ocorrer mesmo, a bancada piauiense e as dos demais Estados em situação semelhante, precisam se posicionar para que não percam este benefício, que é direito de todos.

Segundo o parlamentar, que participa de reuniões em Brasília, o momento agora é de conversa e negociação para que o Piauí, e demais estados do Nordeste, não tenham seus anseios vencidos. O parlamentar amenizou as declarações de Lula e não declarou ser contra, disse apenas que espera que o melhor seja decidido para o Piauí e para isso conta com a força da bancada piauiense em Brasília.

Ele falou ainda sobre o pensamento de Lula, que espera, com seus veto, destinar a parte que vai ficar na União para ajudar os estados ditos ‘prejudicados’.

“É um desejo do presidente, que a exemplo dos recursos que vão para os estados, os recursos que vão ficar na União sejam usados para a educação, saúde, segurança, infraestrutura, cultura e outros setores destes estados. Na verdade, não acredito que alguém que é tão admirado pela região Nordeste, seja contra seu povo”, afirma o senador eleito.

Em síntese, o piauiense disse que se houver veto do presidente Lula, que este veto seja substituído por uma Medida Provisória para que o assunto seja discutido novamente, até que o melhor seja definido. “O importante é que estes recursos não sejam retirados assim bruscamente dos Estados, pois o impacto econômico poderá ser muito grande”, acrescenta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário