quarta-feira, 31 de março de 2010

Wellington renuncia ao governo do Piauí e Wilson Martins assume hoje a tarde. VEJA

Agora é oficial. Depois de sete anos no comando, o Governador do Piauí Wellington Dias (PT) deixa o cargo nesta quarta-feira (31). O vice-governador Wilson Martins (PSB) assume em seu lugar em solenidade marcada para o início da tarde de hoje na Assembleia Legislativa do Piauí.

O governo de Wellington Dias

Avaliado positivamente por mais de 80% da população do Estado, Wellington Dias teve uma administração com alguns destaques, sendo o setor da educação, um dos mais bem avaliados. Em sua gestão, W. Dias expandiu o ensino médio para todos os municípios piauienses, expansão também atingida com o ensino profissionalizante, proporcionando maior qualificação e inserção no mercado de trabalho. O setor de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também cresceu, juntamente com a qualificação no setor pessoal, com a contratação de mais de três mil professores em dois grandes concursos.

Outro setor de destaque da administração petista foi o econômico. Apesar das dificuldades financeiras, crise econômica, Dias conseguiu equilibrar as finanças do Estado.

Na infra-estrutura, o governador construiu e reformou várias estradas no Piauí, ligando sempre um pequeno município a uma rodovia federal, com o objetivo de desenvolver a cidade, através do escoamento da produção, melhorando o comércio local entre outros pontos.

Na área agrária sua gestão também teve avanços com a regularização de assentamentos estaduais, a implantação de projetos de energia elétrica, água e projetos produtivos.

Através de parcerias federais com o também governo petista do presidente Lula, Wellington Dias conseguiu construir grandes obras no Piauí. Destaque para a construção de barragens e adutoras, como a Adutora do Garrincho, que levou água para mais de 30 mil pessoas na região do semi-árido piauiense. A implantação de projetos federais como o Bolsa Família, Luz para Todos, PAC e outros, também fizeram aumentar a aprovação de Wellington Dias.

Fracasso

Mesmo sendo um dos maiores líderes que o Estado já teve, segundo a opinião de analistas políticos, o governador do Piauí não conseguiu unir a tão falada base aliada em torno de um único nome ao governo. Primeiramente anunciou que ficaria para conduzir o processo de escolha de um nome que unisse a base, sacrificando sua candidatura ao senado e ontem, após uma reunião com os representantes dos partidos da base, surpreendeu a muitos ao anunciar que renunciaria ao cargo de governador e concorreria a uma vaga de senador.

A decisão também foi tomada após uma conversa com o presidente Lula, que não abre mão de tê-lo como candidato ao senado, fortalecendo o palanque da pré-candidata do PT à presidência da república, a ministra Dilma Rousseff.

Posse

A posse do vice-governador Wilson Martins está marcada para às 13h30 em solenidade na Assembleia Legislativa do Piauí. A solenidade contará com a presença de várias autoridades e de toda a imprensa local.



Acesse: www.portalRG.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário