quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Especialista alerta para casos de Malária no Estado do Piauí. VEJA MATÉRIA COMPLETA

O médico infectologista Carlos Henrique Nery Costa alertou a população sobre o aumento de casos de malária no Piauí. A doença, que ainda não tem vacina, vitimou o cinegrafista Dogno Içaiano, na última sexta-feira (05).

Segundo o médico, que concedeu entrevista uma TV local, o caso da morte do cinegrafista Dogno deve ser visto com bastante atenção, pois a malária é uma doença perigosa e pode ser transmitida para pessoas que vivem longe do interior também.

“A malária, também é conhecida como paludismo, é uma doença típica de países tropicais. No Brasil, é comum na região de floresta amazônica e faz muitas vítimas todos os anos. No entanto, nenhum estado está livre de ser afetado pela malária”, alertou o infectologista.

De acordo com ele, em alguns anos no Piauí chegam a ser registrados mais de 200 casos. No mundo todo, os números passam de três milhões de mortes por ano. “O mais preocupante é que ainda não existe vacina contra esta infecção, o que há é tratamento para prevenir. Antes de ir a um lugar com registros da doença, é preciso tomar uma medicação, enquanto estiver no local também e depois que voltar por pelo menos uma semana. Repelentes também ajudam na prevenção, pois afastam o mosquito transmissor”, orienta o médico Carlos Henrique Nery Costa.

Transmissão

O médico explicou que a malária é provocada por protozoários parasitas que são transmitidos para o ser humano através da picada da fêmea do mosquito anopheles. O mosquito pica uma pessoa contaminada, levando os protozoários para outra pessoa.

Sintomas

Com relação aos sintomas, o infectologista disse que após ter adquirido a doença, a pessoa começa apresentar alguns sintomas. O principal deles é a febre. O doente começa sentir muito frio, seguido de fases de extremo calor. Estas febres são constantes, porém a periodicidade é irregular. As dores de cabeça, náuseas, hemorragias e fadiga também são sintomas.

Problemas de saúde provocados

A malária também afeta o doente com outros problemas de saúde, como problemas hepáticos, respiratórios, cardiovasculares, cerebrais e gástricos. “Após apresentar os sintomas, a pessoa deve ser conduzida rapidamente a um médico ou hospital para começar o tratamento. Este é feito a base de remédios e de uma substância chamada quinina”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário