terça-feira, 28 de setembro de 2010

Chega a 49 as cidades do Estado do Piauí que terão tropas federais nas eleições

 =============================================

Jornal Diário do Povo lança novo layout
A edição online do jornal Diário do Povo está com novo layout. De cara nova, o novo site traz as manchetes das principais editorias e também há fotos na parte superior esquerda, que giram conforme clic do internauta.

TRE-PI nega direito de resposta de 1 minuto a Wilson Martins
O TRE-PI manteve decisão monocrática e negou pedido de direito de resposta de um minuto para o candidato Wilson Martins, por meio da coligação “Para o Piauí Seguir Mudando”. No recurso, a coligação representante alegou que a coligação “A Força do Povo”, de Silvio Mendes, teria divulgado informações sabidamente inverídicas com relação a alguns dados de analfabetismo no Piauí. Os advogados William Guimarães (Wilsão) e Yury Campelo (Silvio) fizeram breves sustentações orais.

Haroldo Rehem: "Governos não se interessam em acabar com o analfabetismo"
Na sessão desta terça-feira (28) o desembargador fez um comentário que beirou à crítica aos governantes brasileiros nas três esferas. El disse: “Não há interesse nos governos federais, estaduais ou municipais em acabar com o analfabetismo, porque o analfabeto é conduzido. m povo educado é um povo sadio, que luta por seus direitos”. Tal comentário foi proferido enquanto analisava um recurso interposto no TRE que falava de alguns dados de analfabetismo no Brasil. Palavra de Corregedor.

JVC é multado em R$ 5 mil por propaganda irregular
 O Tribunal Regional Eleitoral acatou recurso e condenou a coligação “Por um Piauí Novo”, de João Vicente Claudino, pela prática de propaganda irregular. A coligação “Para o Piauí Seguir Mudando”, de Wilson Martins, alegou que a Casa 14 de JVC, localizada na Avenida João XXIII, estaria com peças publicitárias fora do tamanho determinado pela lei, que é de até 4 m². A corte decidiu pela aplicação imediata de multa de R$ 5.320,50 e a retirada imediata das placas que causam efeito de outdoor.

TRE-PI julga 16 processos extrapautas nesta terça-feira
Na sessão desta terça-feira (28) o TRE julga 16 processos extrapautas. São quatro contra a coligação “Para o Piauí seguir Mudando”, três contra a coligação “A Força do Povo”, cinco contra a coligação “Para Um Piauí Novo”, dois pedidos de direito de resposta e dois pedidos para a suspensão de divulgação de pesquisa eleitoral. Na sessão de hoje também será julgada AIME que pede a casacão do prefeito de Cocal de Telha.

TRE mantém decisão que tirou 1 segundo da propaganda de Wilsão
O TRE-PI negou provimento a recurso que pedia retorno do tempo de 01 segundo no horário eleitoral do candidato Wilson Martins (PSB). A coligação de Silvio Mendes alegou que Wilson Martins teria invadido o tempo do candidato a deputado federal Assis Carvalho. A corte aceitou a alegação por unanimidade.

Wilsão perde mais 2 min e 38 seg no tempo e sua propaganda
Por maioria de votos, a corte do TRE-PI decidiu penalizar a coligação “Para o Piauí Seguir Mudando”, de Wilson Martins (PSB), com a perda de dois minutos e 38 segundos no tempo de sua propaganda. Os membros entenderam que Wilson Martins invadiu o horário eleitoral destinado aos candidatos a deputado federal.
Silvio Mendes perde mais 46 seg no tempo de sua propaganda
De relatoria do juiz eleitoral Sandro Helano, o TRE manteve decisão monocrática que tirou 14 segundos do tempo da propaganda de Silvio Mendes, candidato ao governo do Piauí pelo PSDB. Também foi julgado recurso que manteve a perda de 32 segundos no tempo da propaganda de Silvio Mendes. A condenação foi por propaganda irregular (invasão do tempo dos candidatos proporcionais com propaganda dos majoritários).

TRE nega direito de resposta ao candidato Assis Carvalho
O TRE julgou improcedente Representação que pedia direito de resposta ao candidato a deputado federal Assis Carvalho (PT). Na ação, o candidato alegou que o jornalista Paulo Brito teria proferido palavras de calúnia e ofensas durante programa na rádio Teresina FM, com relação à saúde pública. O TRE entendeu que tais alegações não passaram de críticas administrativas e que não cita o nome do recorrente nem o período em que as críticas foram feitas.

TRE mantém reprovadas as contas de Lourdes Melo
Na sessão desta terça-feira (28), o TRE negou pedido de reforma de decisão que desaprovou as contas de Lourdes Melo, quando foi candidata a prefeita de Teresina nas eleições de 2008. O TRE entendeu que a militante do PCO arrecadou recursos sem emitir recibos eleitorais, divergiu na emissão de informações entre a prestação de contas final e parcial e abriu conta bancária fora do prazo. O relator do processo foi o juiz Kassio Nunes Marques.

Chega a 49 as cidades do PI que terão tropas federais nas eleições
Já chega a 49 o numero de cidades que terão reforço de tropas federais nas eleições 2010. Na sessão desta terça-feira (28), o TRE-PI autorizou o envio de tropas federais para mais uma cidade. Hoje, a cidade beneficiada foi Luzilândia. O juiz da 27ª zona eleitoral, que antes havia informado que não precisava de reforço, reviu sua posição e solicitou o ajuda das tropas federais. Ele alegou que nos últimos dias os eleitores estão mais exaltados e para isso, será necessário reforço militar. Veja a lista completa.

1.    Cristalândia
2.    Uruçuí
3.    Novo Oriente
4.    Lagoa do Sítio
5.    Piracuruca
6.    Anísio de Abreu
7.    Dirceu Arcoverde
8.    Pio IX
9.    Curimatá
10.    Júlio Borges
11.    Parnaíba
12.    Ilha Grande
13.    Corrente
14.    Sebastião Barros
15.    Angical do Piauí
16.    Jardim do Mulato
17.    Campo Maior
18.    Nossa Senhora de Nazaré
19.    São João
20.    Campo Alegre do Fidalgo
21.    Capitão Gervásio Oliveira
22.    João Costa
23.    Lagoa do Barro
24.    Nova Santa Rita
25.    Pedro Laurentino
26.    Oeiras
27.    Colônia do Piauí
28.    Fronteiras
29.    Alegrete do Piauí
30.    São Julião
31.    Caldeirão Grande
32.    Barras
33.    Joaquim Pires
34.    Murici dos Portelas
35.    Demerval Lobão
36.    Lagoa do Piauí
37.    São Pedro do Piauí
38.    Agricolândia
39.    Cocal
40.    Cocal dos Alves
41.    Picos
42.    Santo Antonio de Lisboa
43.    Geminiano
44.    Dom Expedito Lopes
45.    Aroeira do Itaim
46.    Paquetá
47.    Santa Filomena
48.    Luzilândia
49.    Aroazes

TRE-PI mantém contas desaprovadas de mais dois políticos no Piauí
Nos últimos dois processos julgados na tarde desta terça-feira (28) no TRE-PI, foram negados provimentos a ações que pediam a aprovação de contas  de Estevam Nunes Santiago, candidato a vereador em 2008 na cidade de José de Freitas e Nizomar Rocha Barros, candidato a prefeito de Corrente nas eleições de 2008. Nos dois casos, a Corte manteve decisão de primeira instãncia. Ambos haviam apresentado irregularidades na prestação de suas contas. Jorge da Costa Veloso e Manoel de Sousa Dourado foram os relatores dos processos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário