terça-feira, 28 de setembro de 2010

Tribunal Regional Eleitoral absolve prefeito acusado de compra de votos no Piauí. VEJA

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), julgou nesta terça-feira (28), o prefeito José Erasmo Silva (PSB), da cidade de Cocal de Telha, que fica a 116 quilômetros de Teresina. Zé Salu, como é conhecido, era acusado de capitação ilícita de sufrágio (compra de votos), abuso de poder econômico e conduta vedada agente público nas eleições de 2008. Por unanimidade, o prefeito foi absolvido e permanece no cargo. O relator do processo foi o juiz Kassio Nunes Marques.

O prefeito foi eleito com 1.812 votos e a segunda colocada, Ana Célia da Costa e Silva (PT), que pediu a cassação do prefeito, ficou com 1.141 votos. O vereador Rodrigo Antonio Bona Ibiapina (PPS), que também foi julgado pelos mesmos crimes eleitorais do prefeito, foi eleito com 262 votos.

A acusação alegou que o candidato distribui exames médicos para eleitores da cidade em troca de votos e também teria usado um carro alugado para transportar eleitores nos três meses que antecederam o pleito. Tais procedências configurariam compra de voto e conduta vedada a agente público respectivamente.

O Ministério Público deu parecer pelo improvimento do recurso pela falta de provas que configurasse o ilícito eleitoral. A corte acompanhou o relator e o parecer do MP-PI, mantendo o prefeito na adminsitração da cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário