sexta-feira, 10 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010: Mais institutos registram pesquisas ao Governo do Estado do Piauí

Há menos de um mês para o dia das eleições, aumenta o número de pesquisas registradas no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Do dia 09 de agosto até ontem (09), 22 pesquisas já haviam sido registradas para governador, senador e deputados federais e estaduais no Piauí.

Além do Instituto Jales, que vem divulgando pesquisas todas as semanas dentro do Projeto “Uma pesquisa por semana”, do 180graus, outros seis (IBOPE, CAPTAVOX, DATA AZ, AMOSTRAGEM, DATA CERTO, HOUAISS) também vêm sondando o eleitorado piauiense sobre suas intenções de voto.

O mais recente instituto a registrar pesquisa no TRE foi o Antonio Houaiss. Ontem, mais uma pesquisa foi registrada e deve ser divulgada nos próximos dias.

Segundo especialistas neste tipo de trabalho, as pesquisas revelam as intenções de voto do eleitor e historicamente este processo vem acertando os novos eleitos. No entanto, eles também adiantam que muitos fatores interferem nos números, como por exemplo, o número de cidades, número de eleitores, região pesquisasa e também o momento da sondagem.

Por conta da proximidade do pleito, os números vêm mudando e o eleitor vem acompanhando as alternâncias no quadro político para governador. O tucano Sílvio Mendes, que sempre apareceu em primeiro lugar nas pesquisas no Estado, caiu e agora figura em segundo, empatado com o Senador João Vicente Claudino, conforme números da quinta rodada de pesquisas 180graus/Jales, divulgada ontem (09). O então segundo colocado, Wilson Martins (PSB), parece ter ganhado fôlego e já ultrapassou o candidato do PSDB e aparece em primeiro.

A coligação “A Força do Povo”, que presenciou a queda de Silvio Mendes nas últimas pesquisas, até chegou a impugnar uma pesquisa do Instituto Jales, que foi divulgada ontem após decisão do TRE.

Hoje a TV Clube divulga dentro do Piauí TV Segunda Edição, a segunda rodada de pesquisa IBOPE, para presidente, governador e senador. Até o dia 3 de outubro o IBOPE divulga a terceira e última rodada de pesquisas no Estado. No final de semana, é o Instituto Amostragem quem divulga mais uma pesquisa.


ACESSE: www.180graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário