segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Cassado, B. Sá está inelegível e oito anos sem poder, diz o Tribunal Regional Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) cassou na sessão desta segunda-feria (25), em em AIME (Ação de Investigação de Mandato Eletivo), o ex-deputado federal e ex-prefeito da cidade de Oeiras B.Sá.  Ele foi acusado de compra de votos nas eleições de 2008. Ele já havia sido cassado em Representação também por capitação ilícita de sufrágio (compra de votos).

O PROCESSO
No voto do relator do processo, o juiz Jorge da Costa Veloso, foi determinado que o ex-deputado federal fosse enquadrado na Lei Complementar 135/2010, a conhecida Lei Ficha Limpa, tornando-se inelegível por oito anos a contar das eleições de 2008. Também foi determinado a realização de novas eleições e aplicação de multa no valor de 30 mil Ufir.

SITUAÇÃO DE OEIRAS
Por conta da primeira cassação do prefeito, ocorrida em julho deste ano, o TRE-PI já marcou Eleição Suplementar para a cidade. A eleição ocorre no dia 14 de novembro. Disputam o pleito Lukano Sá (PSB), filho de B.Sá e Aleksandra Tapety (PMDB).

BAIXA A WILSÃO
B.Sá é da base de apoio do candidato à reeleição no Estado do Piauí, o atual governador Wilson Martins (PSB). Além de Oeiras, B.Sá comanda o apoio político a Wilsão nas demais regiões próximas à primeira capital.

REPRESENTAÇÃO E AIME

Uma Representação pede a cassação de um político baseado na capitação ilícita de sufrágio, ou seja, na compra de votos, pura e simplesmente. Já a cassação em AIME acontece quando o gestor é acusado de abuso de poder político entrelaçado com abuso de poder econômico e ainda quando os julgadores entendem que a compra de votos apreciada na Representação, foi feita por meio do abuso de poder.


Nenhum comentário:

Postar um comentário