quinta-feira, 21 de outubro de 2010

TRE-PI treina técnicos que vão apreciar as contas dos candidatos das eleições 2010

Mesmo sendo apontado por muitos como o ‘vencedor’ do debate da TV Cidade Verde, realizado ontem (20), o tucano Silvio Mendes ignorou seus militantes que estavam na porta do auditório esperando sua passavam ao término do debate. Ele saiu já dentro de seu carro e seus eleitores não puderam ter um contato mais próximo. Por outro lado, Wilsão fez questão de sair nos braços do povo, mostrando uma proximidade e respeito com o eleitorado que o aguardava do lado de fora. Se Silvio ganhou o debate, Wilsão ganhou na estratégia frente aos militantes.

Militantes de Wilsão são maioria no debate da TV Cidade Verde
No primeiro debate realizado pelas televisões para a disputa no segundo turno, a militância do PSDB compareceu em menor número. Ontem no debate da TV Cidade Verde, mesmo cada candidato tendo direito a convidar 30 pessoas, era visível que a tucanada era menor. E hoje no debate da TV Meio Norte, quem vai estar em maior número?

TRE-PI adia julgamento de recurso do prefeito cassado B.Sá
A corte do TRE-PI adiou para a sessão da próxima segunda-feira (25) o julgamento de mais um recurso do prefeito cassado da cidade de Oeiras, B.Sá. O gestor foi cassado no TRE por compra de votos, abuso do poder econômico e abuso do poder político. A ação de cassação foi impetrada por Aleksandra Tapety, que foi candidata a prefeita da cidade em 2008. O relator do processo é o juiz Jorge da Costa Veloso.

Silvio é punido pela Justiça Eleitoral e obrigado a conceder direito de resposta
O ex-prefeito de Teresina e candidato a governador pela oposição Silvio Mendes (PSDB) foi punido após decisão da corte do Tribunal Regional Eleitoral. O processo diz respeito a um pedido de direito de resposta do adversário, governador e candidato a reeleição Wilson Martins (PSB). O direito de resposta foi concedido e será de 1 minuto. Wilsão vai se defender de Silvio por ter usado imagens em que ele apareceu abraçado ao empresário João Claudino Fernandes. As imagens foram publicadas com exclusividade aqui no 180graus.
 
Silvio Mendes é multado em mais de R$ 5 mil por propaganda irregular
O governador e candidato a reeleição Wilson Martins (PSB) foi multado em R$ 5.320,00 após decisão da corte do Tribunal Regional Eleitoral, após ação que o condenava por propaganda eleitoral irregular, onde ele colocou um cartaz em formato de outdoor fazendo campanha. Na foto aparecia o próprio Wilson Martins, ao lado do presidente Luís Inácio Lula da Silva e da candidata a presidenta Dilma Roussef (ambos PT), além de Wellington Dias e Antônio José Medeiros. Esta não é a primeira vez que Wilsão é multado sob acusação de propaganda eleitoral irregular. Cabe recurso junto à Justiça Eleitoral.

Advogado diz que 'propaganda eleitoral' é financiada pelos cofres públicos
Durante sustentação oral na sessão desta quinta-feira (21), o advogado levantou uma questão sobre a qual não se comenta muito, ao menos publicamente. Enquanto res públiesfazia a defesa de seu constituinte (Wilsão PSB), em ação que obteve o direito de resposta de um minuto para seu cliente contra Silvio Mendes (PSDB), ele comentou sobre a propaganda eleitoral gratuita. “Propaganda eleitoral gratuita, que de gratuita não tem nada, é financiada pelos cofres públicos”. O tema é relevante e merece maiores debates.
 
TRE-PI faz inseminação de urnas para o segundo turno
O TRE-PI segue até amanhã a inseminação da zona eleitoral, as urnas que vão ser usadas no segundo turno das eleições no Estado do Piauí. Durante o processo, que é acompanhado de perto pelo chefe da zona eleitoral, são inseridas novas mídias que vão colher as informações no dia das eleições. Nesta quinta acontece a inseminação das urnas da 98ª Zona Eleitoral. O TRE também está fazendo a geração das mídias das urnas das referidas sessões de Teresina, a 1ª, 2ª, 63ª, 97ª e 98ª Zonas Eleitorais.

TRE-PI treina técnicos que vão apreciar contas dos candidatos em 2010
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí realiza nos dias 21, 22, 25 e 26  deste mês treinamento com os técnicos que vão apreciar as contas de todos os candidatos que concorreram a cargos eletivos no ano de 2010.  O treinamento acontece no auditório do TRE e conta com servidores do próprio tribunal, do Tribunal de Contas da União, do Tribunal de Contas do Estado e da Controladora Geral do Estado.  “O objetivo é capacitá-los para fazerem este processo tão importante dentro de uma eleição, que é julgar as contas dos candidatos. Eles vão passar por treinamentos técnicos para ficarem aptos a exercerem tal atividade”, diz Raquel Ferro, Coordenadora de Controle Interno e Auditoria do TRE-PI, que estava ministrando a treinamento.

TRE indefere candidatura de Lukano Sá em Oeiras
Por 4 votos a 2 o TRE-PI manteve decisão de primeira instância e deferiu o registro da candidatura de Lukano Sá, candidato a prefeito nas eleições suplementares em Oeiras. O ex-prefeito, B.Sá, pai de Lukano, foi cassado por compra de votos e abuso de poder em julho deste ano. No momento, o presidente da Câmara Municipal é quem comanda a cidade. O recurso foi impetrado pela coligação adversária e pelo Ministério Público por entenderem que ele tinha se desincompatibilizado fora do prazo estabelecido pela Legislação Eleitoral.
 
 
ACESSE: www.180graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário