domingo, 10 de outubro de 2010

Pires de Sabóia concede entrevista e fala de sua demissão, sua carreira e preferências

Demitido recentemente da TV Meio Norte, o jornalista Pires de Sabóia concedeu entrevista exclusiva na última sexta-feira (08). Na oportunidade, o profissional falou sobre a polêmica com a emissora, de sua carreira, de política, gostos e preferências e ainda deixou uma mensagem para os calouros da profissão.

Durante a entrevista, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Piauí, onde também trabalha, o jornalista comentou sobre o Jornalismo Online, área bastante promissora conforme sua avaliação.

Pires de Sabóia tem 65 anos de idade, dos quais, 45 são dedicados ao jornalismo. Ele, que começou no Ceará, seu estado de origem, chegou ao Piauí em 1977 e desde então, presta seus serviços às empresas jornalísticas do Estado, sempre com tom crítico e de posicionamento definido. Muitas de suas demissões ao longo da carreira foram provocadas por esta característica, como a última.

Veja abaixo a íntegra da entrevista, de um dos mais bem conceituados jornalistas do Estado do Piauí.

Dnoticias: Qual o seu nome completo?
PIRES DE SABÓIA:
Francisco Pires de Sabóia.
Dnoticias: Naturalidade?
Sabóia:
Independência - Ceará.
Dnoticias: O Senhor é casado?
Sabóia:
Sim.
Dnoticias: Tem Filhos?
Sabóia:
Dois e dois netos.
Dnoticias: Onde o Senhor mora?
Sabóia:
Desembargador Cromwell de Carvalho, 398 São Cristóvão.
Dnoticias: Quantos anos o Senhor tem?
Sabóia:
65 anos.
Dnoticias: Qual sua formação?
Sabóia:
Curso de Direito Incompleto pela Universidade Federal do Ceará.
Dnoticias: Quando começou no jornalismo?
Sabóia:
Ano de l965 – como revisor de jornal impresso e rádio-escuta, em Fortaleza.
Dnoticias: Onde trabalhou?
Sabóia:
Início da carreira profissional no jornal O Nordeste, em Fortaleza e Rádio Assunção Cearense, também em Fortaleza. Depois Gazeta de Notícias, Rádios Uirapuru, Dragão do Mar e Verdes Mares. Jornais Gazeta de Notícias, Tribuna do Ceará e Correio do Ceará. TV Verdes Mares e TV Ceará, todos em Fortaleza. Cheguei ao Piauí em agosto de 1977, para trabalhar no Departamento de Comunicação da Secretaria de Governo do Estado, que mais tarde foi transformado em Secretaria de Comunicação e hoje Coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado. Logo ao chegar a terras piauienses fui contratado pelo jornal O Estado, depois Jornal da Manhã, Correio do Piauí, Novamente O Estado, TV e Rádio Clube e Sistema Meio Norte de Comunicações, na televisão, por duas vezes.
Dnoticias: E no momento, está trabalhando onde?
Sabóia:
Continuo como funcionário estadual, lotado na Secretaria de Administração, porém cedido à Coordenadoria de Imprensa e Relações Públicas da Assembleia Legislativa, prestando serviços na Assessoria de Divulgação do Legislativo e TV Assembleia.
Dnoticias: Em que áreas do Jornalismo o Senhor atuou?
Sabóia:
Trabalhei nas editorias de Polícia, Geral e Política.
Dnoticias: Como observa o Jornalismo no Estado?
Sabóia:
Acho que o jornalismo no Estado do Piauí deu um salto muito grande principalmente da década de l980 para cá, quando da criação do primeiro curso de comunicação social pela Universidade federal do Piauí. A partir daí surgiram vários cursos particulares também na área, vieram as emissora de rádio FM, várias de televisão, inclusive a Educativa e por último a da Assembleia e também os jornais impressos investiram muito em tecnologia, mas entendo que precisam investir mais no jornalismo puro, investigativo e, sobretudo, em questionamentos sociais, saindo da porta das repartições públicas.
Dnoticias? Poderia enumerar os cinco maiores nomes do Jornalismo Piauiense em sua opinião?
Sabóia
: Nós temos excelentes jornalistas no Piauí e até tenho medo de nominar, porque posso esquecer alguém e cometer injustiça, mas o certo é que o nível de nossos profissionais é muito bom.
Dnoticias: Sobre sua demissão na TV Meio Norte, o Senhor acha que foi só devido a este tom crítico que você tem?
Sabóia:
Não. Acredito piamente que foi apenas uma decisão da empresa, optanto pelo que lhe era melhor, uma coisa absolutamente natural no mercado de trabalho.
Dnoticias: Além disso, o que mais teria motivado sua demissão?
Sabóia:
Para dizer a verdade, não tenho a menor idéia, até porque nada foi dito por algum representante da empresa, a não ser o comunicado de que eu estava demitido.
Dnoticias: O Senhor considera que foi uma decisão antiética?
Sabóia:
Não, apenas uma decisão da empresa.
Dnoticias: O que acha dessa crescente do Jornalismo Online?
Sabóia:
Mesmo sendo um tradicionalismo, muito preso a coisas do passado, naquela forma que sempre fui acostumado a fazer, acho que é uma boa opção, um avanço muito grande na comunicação de um modo geral e que vai levar forçosamente a uma necessidade de aprimoramento dos órgãos convencionais, que agora precisam ser mais analíticos, mais interpretativos, até porque não podem com a velocidade da Internet. Estou falando, é claro, do jornalismo impresso, que, para compensar os seus leitores, precisa ser mais analítico que noticioso.
Dnoticias: Como vem observado este processo eleitoral algo de diferente aconteceu este ano?
Sabóia
: Acho que o processo eleitoral não evoluiu muito, especialmente o que diz respeito a propostas, para os candidatos e cargos executivos. Prometem fazer muita coisa, porém deyalhar, sem dizer, por exemplo, onde ir buscar os recursos.
Dnoticias: Quem deve vencer, Wilson Martins ou Silvio Mendes?
Sabóia:
Não gosto de fazer previsão neste sentido. Acho que os dois candidatos, tanto em nível local quanto federal, são competitivos e o nível de campanha é que vai determinar para onde o eleitorado se inclina.
Dnoticias: O Senhor acha que tem faltado oposição efetiva no Estado?
Sabóia
: Claro que oposição por aqui sempre foi numericamente inferior. Mas em termos de ação, muito eficiente.

Dnoticias: Qual o Time que o Senhor torce?
Sabóia: Flamengo, sem paixão.

Dnoticias: Tem uma música preferida?
Sabóia: Popular Brasileira, com ênfase muito grande ao regionalismo, principalmente com Luiz Gonzaga, João do Vale, Ivon Curi e tantos da nossa querida MPB, como Chico Buarque, Caetanp Veçoso, Maria Betânia, Gil, A saudosa Elis Regina e tantos outros.

Dnoticias: Qual a sua comida preferida?
Sabóia: Da culinária nordestina.

Dnoticias: Qual seu lugar preferido?
Sabóia: Minha casa

Dnoticias: Tem um ator preferido?
Sabóia: Mário Lago.
Dnoticias: Livro preferido?
Sabóia: Dona Flor e seus Dois Maridos e tudo do Jorge Amado

Dnoticias: Gostaria que deixasse um recado para os novos jornalistas?
Sabóia: É muito mais apelo que um recado. Tenham sempre em mente que jornalista não é notícia. Notícia é o que ele transmite. Portanto, não persigam o estrelato. Se você tem talento, o reconhecimento vem naturalmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário