sábado, 2 de outubro de 2010

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí informa o que pode e não pode na véspera do dia 3

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Desembargador Raimundo Eufrásio fez um balanço das Eleições 2010 no Piauí até o momento. Na oportunidade, ele informou também o que é permitido e proibido aos servidores da Justiça, candidatos e partidos políticos neste sábado e domingo.

PROPAGANDA
O presidente disse que segundo a Legislação Eleitoral nas seções eleitorais e juntas apuradoras, os servidores da Justiça Eleitoral, mesários e escrutinadores são proibidos de usar vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, de coligação ou de candidato. Também está proibido o uso de roupas padronizadas. É permitido apenas usar crachás com o nome e a sigla do partido político ou coligação. EM hipótese alguma é permitido qualquer tipo de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos no dia das eleições.

ALTO-FALANTES E AMPLIFICADORES
Segundo o presidente do TRE-PI, este sábado (2) é o último dia para a propaganda eleitoral por alto-falantes ou amplificadores de som, distribuição de material gráfico e a promoção de caminhadas, carreatas, passeatas ou carros de som que transitem divulgando jingles ou mensagens de candidatos. No entanto, essas atividades só são permitidas até as 22h.

MANIFESTAÇÕES

Até o fim da votação no domingo, que ocorre às 17h, os eleitores não podem fazer aglomeração usando roupas idênticas, nem bandeiras, broches, dísticos (espécie de letreiros) e adesivos que caracterizem manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos. No dia das eleições é permitida somente a manifestação "individual e silenciosa" do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos. Os santinhos (folhetos com nome e número do candidato) não podem ser distribuídos.

“LEI SECA”
O Desembargador Raimundo Eufrásio disse que a competência para proibir a venda de bebidas alcoólicas na data da votação é da Secretaria de Segurança Pública. No Estado, a lei está valendo e caso alguém seja abordado dirigindo sob efeito de bebida ao mesmo fazendo o uso de bebida em bares por sofrer as sanções da lei. Em alguns estados como São Paulo e Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná a venda de bebida será permitida. Normalmente a proibição começa durante a noite da véspera ou na madrugada do dia das eleições e vai até a noite do dia da votação.

OUTRAS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES NO PIAUÍ
O Estado do Piaui possui 2.263.834 eleitores, 98 zonas eleitorais, 7.422 seções eleitorais, 3.557 locais de votação. Terá reforço de tropas federais em 59 cidades, devido ao clima acirrado dos eleitores.

NÚMEROS DE CANDIDATOS NO PIAUÍ
O TSE divulgou que mais de 22,5 candidatos estão na disputa a cargos eletivos em 2011. No Piauí, este número é de cerca de 340 candidatos entre governador, vice, senador, deputado federal estadual, 1º e 2º suplentes. Confira a relação abaixo:

GOVEVRNADOR: 8
VICE-GOVERNADOR: 8
SENADOR: 12
1º SUPLENTE: 12
2º SUPLENTE: 12
DEPUTADO FEDERAL: 93
DEPUTADO ESTADUAL: 195
TOTAL: 340

PRIORIDADES

Amanhã, alguns grupos de pessoas terão prioridades para vota. Veja a lista abaixo.

PARTICULARIDADES DAS ELEIÇOES
Pela primeira vez nas eleições gerais o eleitor vai votar em dois senadores. Esta é uma particularidade dessas eleições. No dia 3 de outubro, outra particularidade será a exigência de dois documentos para a votação. Além do título, é necessário um documento com foto. Outra diferença será o uso de leitores biométricos para identificar os eleitores através das digitais na hora da votação. O uso dos leitores biométricos vêm agilizar o processo de votação e também reforçar a lisura do pleito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário